Buscar

Introducao ao Dto Constitucional - PROVA

Prévia do material em texto

Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I – No fim do século XIX e início do século XX, observa-se o surgimento de um constitucionalismo social, tendo-se em vista a crise do modelo liberal clássico. Nesse momento, nascem os direitos de segunda geração, inaugurando o dirigismo constitucional, cujos diplomas expoentes da época são a Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição Alemã de 1919.
II – Após a Segunda Guerra Mundial, o modelo puramente social e dirigente entrou em crise. O constitucionalismo entrou, assim, em uma nova fase chamada “neoconstitucionalismo”. A Lei Fundamental de Bohn de 1949 ilustra bem esse novo período.
III – A superação de um paradigma de valores, no contexto da evolução do constitucionalismo, se deu, na maioria das vezes, para aperfeiçoar a forma e o conteúdo com que o ordenamento jurídico refletia as relações sociais e vice-versa.
Escolha uma:
1. A afirmativa I está correta, salvo quanto aos exemplos de diplomas expoentes.
2. Todas estão corretas. 
3. A afirmativa III está correta, mas houve mais retrocessos do que ganhos na evolução do constitucionalismo.
4. A afirmativa II está correta, mas a Lei de Bohn não ilustra o momento referido.
Feedback
A resposta correta é: Todas estão corretas..
Questão 2
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a Constituição de 1891, assinale a alternativa FALSA:
Escolha uma:
1. O Decreto n. 1, que formalizou a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, foi redigido pelo jurista Rui Barbosa.
2. A única classe que se mostrava satisfeita com a monarquia era a da Igreja, pois o culto exclusivo da religião Católica trouxe a ela poder e influência. 
3. O Manifesto do Centro Liberal e o Manifesto Republicano são documentos que reivindicavam maior legitimidade da representação no país.
4. O surgimento de nossa segunda Constituição tem a ver com o enfraquecimento da monarquia, que se observa desde a publicação da Lei n. 16 de 1834, que tentou descentralizar o poder do monarca.
Feedback
A resposta correta é: A única classe que se mostrava satisfeita com a monarquia era a da Igreja, pois o culto exclusivo da religião Católica trouxe a ela poder e influência..
Questão 3
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
O neoconstitucionalismo ou novo direito constitucional possui três marcos que identificam sua inserção em um novo contexto jurídico-social. A respeito deles, marque a alternativa FALSA:
Escolha uma:
1. O marco teórico tem como um dos desdobramentos o fato de a constituição ser dotada de força normativa, isto é, o governante passa a ser impelido pelos legisladores a concretizar direitos, independentemente da atuação do Poder do Judiciário. 
2. O marco filosófico do neoconstitucionalismo é o pós-positivismo, que congrega noções do jusnaturalismo do século XVIII e do positivismo do século XIX, indo além da legalidade estrita, sem desprezar o direito posto, bem como realizando uma leitura moral do direito, sem se socorrer de categorias metafísicas.
3. O marco histórico do novo direito constitucional é o fim da Segunda Guerra Mundial, em que o lugar da Constituição foi redefinido, assim como a influência do direito constitucional nas instituições contemporâneas.
4. Outros desdobramentos do marco teórico é a expansão da jurisdição constitucional, com o objetivo de efetivar as normas constitucionais, bem como a criação de uma nova interpretação constitucional, apoiada em princípios e conceitos abertos.
Feedback
A resposta correta é: O marco teórico tem como um dos desdobramentos o fato de a constituição ser dotada de força normativa, isto é, o governante passa a ser impelido pelos legisladores a concretizar direitos, independentemente da atuação do Poder do Judiciário..
Questão 4
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à Constituição de 1891, julgue os itens a seguir e  assinale a alternativa CORRETA:
I – É no texto da CF /1891 que surge a ideia de levar a capital do país para o planalto central.
II – A tripartição dos Poderes foi adotada no texto da nossa segunda constituição, sendo que o Poder Moderador foi extinto por completo.
III – O voto deixou de ser restrito aos homens.
Escolha uma:
1. Apenas as afirmativas I e III estão falsas.
2. Apenas as afirmativas I e II estão falsas.
3. Apenas a afirmativa II está falsa.
4. Apenas a afirmativa III está falsa. 
Feedback
A resposta correta é: Apenas a afirmativa III está falsa..
Questão 5
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Levando em consideração a Constituição de 1824, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I – Havia quatro Poderes que governavam o país: Legislativo, Judiciário, Executivo e Moderador. Este último era a chave de todo o complexo político, dando ao Imperador o controle sobre os demais poderes.
II – Segundo as normas da CF/1824, o Imperador deveria agir com responsabilidade, sob pena de sofrer sanções administrativas, cíveis e até criminais. Isso corresponde à teoria da responsabilidade total do Estado (the king can do no wrong).
III – A CF/1824 marcou a transição, no Brasil, do absolutismo para a limitação do poder do monarca, além de ter consolidado importantes direitos fundamentais de primeira dimensão. A contradição foi a manutenção da escravidão e do voto restrito aos homens, embora isso tenha cessado em meados do século XIX.
IV – O habeas corpus não teve guarida na CF/1824, porém foi previsto em leis infraconstitucionais, como o Código Criminal de 1830 e o Código de Processo Criminal de Primeira Instância de 1832.
Escolha uma:
1. As afirmativas I e IV estão corretas. 
2. As afirmativas II e III estão corretas.
3. As afirmativas I e III estão falsas.
4. As afirmativas I, II e III estão falsas.
Feedback
A resposta correta é: As afirmativas I e IV estão corretas..

Continue navegando

Outros materiais