Buscar

Ética, Política e Sociedade avaliação final objetiva

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Ética, Política e Sociedade (ADG18)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - 
	
	
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Sendo um conhecimento eminentemente filosófico, a ética conseguiu, entretanto, fazer-se atuante, enquanto reflexão, em amplos campos da atividade humana. Procurando estudar e indicar a melhor conduta, a ética extrapola sua dimensão meramente teórica e se aproxima da prática. Nesse sentido, ela ganha ao senso comum três acepções, a ética descritiva, prescritiva e a reflexiva, que prejudicariam a verdadeira compreensão da ética. Quanto a essas acepções, analise as seguintes afirmativas:
I- A ética descritiva opõe ética a valor social.
II- A ética prescritiva iguala a ética à moral.
III- A ética reflexiva é somente filosófica.
IV- A ética reflexiva é filosófica e científica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	2.
	Durante a Idade Média, ética e política estavam imbricadas, se na antiguidade esperava-se do governante que esse fundamentasse suas ações no exercício ético baseado na razão, na Idade Média era a ética cristã que deveria conduzir a prática política. Na Modernidade, isso tudo se apresenta de maneira muito diferente. Entre um período e outro assistimos as contribuições originais de Maquiavel, que já antecipavam algumas das características que a política viria a assumir a Modernidade. Com relação ao pensamento maquiavélico, analise as seguintes afirmativas:
I- Maquiavel vinculava o poder político ao poder da Igreja católica.
II- Maquiavel defendia o Direito Romano como fundamento da política.
III- Para Maquiavel, a lógica da política é a lógica racional da justiça.
IV- Para Maquiavel, a lógica política desvincula-se da vida do governante.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somete a afirmativa I está correta.
	 d)
	Somete a afirmativa IV está correta.
	3.
	Para garantir o alcance da virtude, os princípios estabelecidos pelo divino devem ser seguidos. Por isso, a ideia de dever, introduzida pelo cristianismo na política, busca garantir segurança para a vontade, dividida sempre entre o bem e o mal. Neste sentido, temos uma ética coercitiva, determinada por um poder externo. Acerca das soluções para esta coercitividade, analise as sentenças a seguir:
I- Rousseau indica que o homem nasce bondoso, pois sua consciência moral e a noção de dever são a manifestação divina no indivíduo. A sociedade corrompe o homem e o dever nos auxilia a retornar à posição inicial, aceitando a imposição externa.
II- Kant teoriza que, por natureza, o homem é desprovido de bondade, e o dever é que o controla e permite que haja uma ordem social. É assim que o ser egoísta, destrutivo, e que cobiça muitos prazeres é controlado.
III- A consciência moral e o dever permitem aos humanos conter sua maldade inata e, conforme Rousseau, esta maldade acompanha-os desde o nascimento. O controle moral é exercido pela sociedade, neste caso.
IV- Para Kant, o homem é bom por natureza, ou seja, nasce bondoso. No entanto, à medida que se desenvolve, a sociedade o torna um ser destrutivo, desordenando a sociedade e corrompendo suas virtudes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	A Ética profissional é a aplicação da ética geral no campo das atividades profissionais. O profissional deve possuir certos princípios ou valores do ser humano para vivê-los nas suas atividades de trabalho. A partir desta definição de Ética profissional, analise as seguintes afirmativas:
I- O profissional necessita ter consciência e responsabilidade no exercício de sua profissão.
II- Os profissionais devem seguir princípios e valores que permitam a evolução harmônica de todos no trabalho.
III- Ética profissional é uma série de virtudes e atitudes que os profissionais devem possuir no exercício de sua profissão.
IV- A ética profissional normatiza a natureza técnica e estrutural do trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	5.
	A preocupação com a preservação ambiental está em pauta em muitos países. O Código Florestal foi criado no Brasil a partir de 1965, deste então uma série de outras legislações foram também criadas na direção de uma política de proteção ambiental. Essa preocupação ocorreu devido a uma preocupação com a qualidade de vida, como uma forma de proteger a saúde dos cidadãos.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Entre os recursos não renováveis está o petróleo, que ameaça se tornar escasso. Não somente esse recurso vem se destacando na economia mundial, mas também as florestas.
II- Tempos atrás havia poucas famílias, consumindo pouca quantidade de água e produzindo poucos detritos; hoje, no mesmo espaço moram milhões de famílias, logo toda essa relação se ampliou significadamente, com o consumo de imensos mananciais e geração de milhares de toneladas de lixo por dia.
III- A degradação ambiental e as perdas da biodiversidade não afetam à sociedade como um todo. Apenas uma parte da camada social, os menos favorecidos são prejudicados.
IV- Esse tipo de reflexão a respeito das questões ambientais não inclui pensar na forma como os recursos naturais sofrem consequências da cultura social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	6.
	Durante o Período Medieval, a prática e a reflexão política foram fortemente marcadas pela herança cultural do Ocidente em suas características judaico-cristãs e greco-romanas. Desta maneira, para os medievais, a noção de política tinha como fonte as tradições grega, judaica e do cristianismo. Os filósofos desta época, ao pensarem acerca da política, se fundamentavam nas contribuições advindas dessas matrizes culturais, o que imprimiu determinadas características específicas à prática politica no período. Quanto à influência dessas fontes no pensamento político medieval, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Entre os hebreus, por tradição, os governos eram repúblicas democráticas e de caráter legalista.
	 b)
	Os filósofos do período medieval fundamentavam a teoria política exclusivamente na Bíblia.
	 c)
	A polarização do poder entre os reis e o Papa no período evitou a ocorrência de conflitos.
	 d)
	No período medieval predominaram as teorias de poder teológico-políticas, nas quais o poder é favor divino.
	7.
	O autor Robert Srour, em sua obra "Ética empresarial", buscou classificar as confusões (quase ironicamente) e acepções que a ética provoca. Conceitua a ética como um corpo de conhecimentos que passa através das ciências sociais. Definir a ética é fazer um trabalho conceitual sobre o bem, mal, valores, juízos e convenções. Para ele, existem três acepções sobre a ética que podem causar confusões. Sobre estas acepções, analise as afirmativas a seguir:
I- A ética é descritiva, pois quem tem boa conduta é uma pessoa ética, íntegra; ela assume caráter de adjetivo. 
II- A ética é prescritiva quando o conjunto de regras, normas e deveres tem um prazo pré-estabelecido para extinguir seu significado social.
III- A ética é reflexiva, pois é um estudo sistemático cujo objeto de investigação é a ética filosófica e a ética científica.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SROUR, Ética. Ética empresarial: a gestão da reputação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
	 a)
	As afirmativasI e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	8.
	Ao solicitar um passaporte da Índia, é possível que o pedido seja negado por várias razões. A principal delas é que o requerente não pode provar sua cidadania. Um passaporte é essencialmente prova de que um indivíduo é um cidadão do país que o emitiu. No entanto, mesmo se o requerente for cidadão da Índia, existem razões pelas quais seu pedido pode ser negado, como: não apresentar os documentos, suspeita de atividade criminosa ou suspeita de atividade prejudicial ao Estado (VIAJAR BARATO, 2013). O fragmento da notícia levanta a questão da cidadania, da política internacional e da regulamentação do direito de viajar entre os países. Assim, percebe-se que a cidadania vai além de aspectos políticos ou sociais. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- A prática da cidadania compreende a dimensão do direito à nacionalidade e identidade, bem como os direitos civis e religiosos.
II- Compreender cidadania é considerar apenas direitos políticos, desconsiderando aspectos de segurança e bem-estar.
III- Participação dos direitos políticos e civis são aspectos que já deixaram de fazer parte da cidadania. 
IV- No conceito de cidadania estão centrados conceitos como individualismo e consumo; logo, as conquistas e os direitos civis ficam em segundo plano.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VIAJAR BARATO. Motivos de recusa de passaporte indiano. 2013. Disponível em: <http://www.maritimewired.com/motivos-de-recusa-de-passaporte-indiano.html>. Acesso em: 20 abr. 2013.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	As relações econômicas e de produção se materializam através de uma dimensão social que exige grande esforço, planejamento e dedicação dos indivíduos e absorve a maior parte das horas diárias de cada pessoa. É por meio desta dimensão que a sociedade estrutura suas relações, organizando em seu entorno a política, economia e relações sociais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a dimensão social nessa argumentação:
	 a)
	Trabalho.
	 b)
	Política.
	 c)
	Saúde.
	 d)
	Religião.
	10.
	Com as grandes navegações do século XIV e XV, alguns países europeus experimentaram um primeiro movimento de globalização com as viagens transoceânicas e com a formação de colônias na América, África e Ásia. Entretanto, a globalização do século XX e XXI inaugurou uma globalização cultural sem precedentes na cultura e na economia global. Sobre a globalização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Produz desigualdades que ficam nas fronteiras dos países, ou seja, não superam as estruturas sociais existentes.
	 b)
	Permite que a economia mundial seja integrada e, assim, elimina totalmente a existência de modelos econômicos diferentes no mundo.
	 c)
	É uma situação na qual não há ganho em nenhum dos lados que são integrados, todos saem perdendo em virtude da homogeneização cultural.
	 d)
	É um processo que pode ser chamado de civilizatório, pois, por meio dele, se conhece uma nova cultura, ou seja, novos modos de vida.
	11.
	(ENADE, 2011) Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea.
Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.
Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I- Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão digital.
II- O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.
III- O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.
IV- O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II e IV.
	 b)
	I, II e III.
	 c)
	I e II.
	 d)
	III e IV.
	12.
	(ENADE, 2005) Se todos os homens são, como se tem dito, livres, iguais e independentes por natureza, ninguém pode ser retirado deste estado e se sujeitar ao poder político de outro sem o seu próprio consentimento. A única maneira pela qual alguém se despoja de sua liberdade natural e se coloca dentro das limitações da sociedade civil é através de acordo com outros homens para se associarem e se unirem em uma comunidade para uma vida confortável, segura e pacífica uns com os outros, desfrutando com segurança de suas propriedades e melhor protegidos contra aqueles que não são daquela comunidade. (J. Locke. Segundo tratado sobre o governo civil).
De acordo com o texto apresentado, 
I- Os homens são coagidos por sua natureza a se reunir em sociedade. 
II- Há um momento real em que os homens entram em entendimento e criam a sociedade civil. 
III- A sociedade civil tem como fim a promoção de uma vida confortável e segura. 
IV- A sociedade civil impõe a submissão do indivíduo ao poder do Estado. 
V- Em estado de natureza, os homens são considerados livres e iguais. 
Estão certos apenas os itens:
	 a)
	II e IV.
	 b)
	I e IV.
	 c)
	III e V.
	 d)
	I e II.
Parte inferior do formulário

Continue navegando