Buscar

AV1 BIOQUÍMICA GERAL EXERCÍCIO 1

Prévia do material em texto

1. (0,5 ponto) (IF-PA, 2015) Em uma aula sobre o metabolismo de carboidratos, a professora ressaltou que a glicólise é uma via de degradação de glicose através de diversas reações bioquímicas. Em relação a glicólise, assinale a afirmativa INCORRETA: 
a) Na glicólise, uma molécula de glicose é degradada em uma série de reações enzimáticas para produzir duas moléculas de piruvato.
b) O piruvato pode ser convertido em etanol e dióxido de carbono, em um processo denominado fermentação alcoólica em baixa tensão de oxigênio ou em condições anaeróbicas.
c) O piruvato sofre descarboxilação oxidativa sequencial até Acetil Coenzima A em condições aeróbicas.
d) O piruvato pode originar lactato em meio anaeróbio, em que há excesso de oxigênio.
e) A Acetil Coenzima A produzida a partir do piruvato é oxidada para obtenção de energia.
R: D
2. (1,0 ponto) Estudando a matéria de Bioquímica Geral, os alunos entenderam todas as etapas do Ciclo de Krebs e conheceram os intermediários desse ciclo, portanto, considere as seguintes afirmativas, em relação à temática acima:
I. Na oxidação do α cetoglutarato há a produção de NADH.
II. Na formação do citrato há a regeneração da Coenzima A. 
III. No ciclo de Krebs, não há a formação de FADH2.
IV. No ciclo do ácido cítrico, há a formação de 38 moléculas de ATP.
V. No ciclo do ácido cítrico, há a formação de 10 NADH.
Está (ão) correta (s): 
a) apenas a afirmativa I, II e III.
b) apenas as afirmativas II e IV.
c) apenas a afirmativa I e V.
d) apenas as afirmativas II e II. 
e) todas as afirmativas.
R: C
3. (0,5 ponto) De acordo com Silveira (2008), as coenzima são importantes para o metabolismo de nutrientes. Sendo assim, reflita sobre as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
a) O pantetonato ou vitamina B5, origina a coenzima tiamina fosfato.
b) A Coenzima A tem a sua origem na colabamina (Vitamina B12).
c) A coenzima NAD é originada da vitamina Riboflavina, também conhecida como vitamina B2.
d) A coenzima FAD é originada da vitamina Riboflavina, também conhecida como vitamina B2.
e) A coenzima NAD é originada da vitamina Piridoxina ou vitamina B6.
R: D
4. (0,5 ponto) (Adaptado de: Prefeitura de Cascavel /2016) Para produzir energia a partir de glicose, os micro-organismos utilizam dois processos gerais: a respiração e a fermentação. A respiração ocorre em três etapas distintas. Qual(is) ocorre(m) no interior da mitocôndria?
a) Glicólise e Ciclo de Krebs.
b) Apenas cadeia de transporte de elétrons.
c) Glicólise e cadeia de transporte de elétrons.
d) Ciclo de Krebs e cadeia de transporte de elétrons.
e) Glicólise, ciclo de Krebs e cadeia de transporte de elétrons.
R: D
5. (0,5 ponto) Em uma pesquisa realizada em uma conhecida base de dados, os pesquisadores relembraram que no ciclo de Krebs ou ciclo do ácido cítrico, há a geração de ATP e de coenzimas reduzidas. Em relação à NADH, considere as seguintes alternativas:
I. Quando ocorre a oxidação do isocitrato no ciclo de Krebs, não ocorre formação de NADH.
II. Durante a formação do citrato no Ciclo de Krebs, há a produção de NADH.
III. Na conversão do succnil CoA a succinato, ocorre a regeneração da CoA.
IV. Quando ocorre a oxidação do α cetoglutarato, não ocorre a produção de NADH.
V. Na oxidação do succinato a fumarato, ocorre a produção de piridoxal fosfato.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) É correta apenas a afirmativa 1 e 2.
b) É correta apenas a afirmativa 3.
c) São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
e) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
R: B
6. (0,5 ponto) Sabe-se que a glicólise é a sequência de reações que transforma a glicose em piruvato com a concomitante produção de uma quantidade relativamente pequena de ATP. Portanto, assinale a alternativa correta: 
a) Na glicólise, a glicose 6-fosfato isomerase catalisa a conversão de glicose 6-fosfato (aldose) em frutose (cetose). 
b) Bis em bisfosfato, indica que os dois grupos fosforila estão ligados a átomos de carbono iguais.
c) Apenas a di-hidroxicetona serve como substrato para a reação seguinte na via glicolítica.
d) Na última etapa da glicólise, a glicose é convertida, no citosol, em glicose-6 fosfato.
e) Na glicólise, não há a formação de piruvato.
R: A
7. (0,5 ponto) Durante uma aula de Bioquímica, o professor discorreu sobre o funcionamento das enzimas. Considerando as particularidades relacionadas ao funcionamento das enzimas, assinale a alternativa correta:
a) Koshland (1958) explicou que a enzima e o substrato sofrem conformação para o encaixe. O substrato é distorcido para conformação exata do estado de transição. 
b) Segundo Emil Fischer (1894), o alto grau de especificidade das enzimas originou o modelo Chave-Fechadura, que considera que a enzima possui sitio ativo não complementar ao substrato. 
c) Como catalisadores celulares extremamente fracos, as enzimas aceleram a velocidade de uma reação, participando dela como reagente ou Produto.
d) Como catalisadores celulares extremamente poderosos, as enzimas sempre reduzem a velocidade de uma reação, participando dela como reagente ou Produto.
e) Como catalisadores celulares extremamente poderosos, as enzimas sempre reduzem a velocidade de uma reação, sem no entanto participar dela como reagente ou Produto.
R:A e B estão corretas.
QUESTÕES DISCURSIVAS (2,0 pontos, cada questão correta vale 0,5 ponto):
8. (0,5 ponto) No livro intitulado “Bioquímica” é possível ler diversos textos sobre o ciclo de Krebs ou ciclo do ácido cítrico e a sua importância no metabolismo, portanto, discorra sobre todas as etapas do ciclo do ácido cítrico:
Nas etapas 1 e 2, a enzima citrato sintetase catalisa a reação de transferência do grupo acetil, proveniente da acetil-CoA, para o ácido oxaloacético ou oxaloacetato formando o ácido cítrico ou citrato e liberando a Coenzima A. O nome do ciclo está relacionado com a formação do ácido cítrico e as diversas reações que decorrem. Nas etapas 3 e 4, ocorrem reações de oxidação e descarboxilação originando ácido cetoglutárico ou cetoglutarato. É liberado CO2 e forma-se NADH+ + H+. Nas etapas 5 e 6, o ácido cetoglutárico passa por reação de descarboxilação oxidativa, catalisada por um complexo enzimático do qual fazem parte a CoA e o NAD+. Essas reações originarão ácido succínico, NADH+ e uma molécula de GTP, que posteriormente transferem sua energia para uma molécula de ADP, produzindo assim ATP.
Na etapa 7 e 8, o ácido succínico ou succinato é oxidado a ácido fumárico ou fumarato, cuja coenzima é o FAD. Assim será formando FADH2, outra molécula carregadora de energia. Nas etapas 9 e 10, o ácido fumárico é hidratado formando o ácido málico ou malato. Por fim, o ácido málico sofrerá oxidação formando o ácido oxaloacético, reiniciando o ciclo.
9. (0,5 ponto) As proteínas, como um todo, ocupam um papel de destaque na dinâmica e estruturação dos organismos vivos. Como uma proteína a enzima apresenta blocos de construção denominados aminoácidos. Portanto, discorra sobre a função biológica das proteínas.
Existem diferentes tipos de proteínas e algumas de suas funções são a construção de novos tecidos no corpo humano, atuam no transporte de substâncias como, por exemplo, o oxigênio, atuam no sistema de defesa do organismo, neutralizando e combatendo vírus, bactérias e outros elementos estranhos, agem como catalizadoras das reações químicas que ocorrem no organismo dos seres humanos, as enzimas exercem esta importante função , estão presentes na composição de vários fluídos produzidos pelo corpo, como por exemplo, o leite materno, esperma e muco. As proteínas estão presentes nos alimentos quando ingeridas, fornecem energia para o corpo humano, e existem as proteínas estruturais que são responsáveis por dar resistência e elasticidade aos tecidos. Atuam na regulação de hormônios. Proteínas encontradas na membrana plasmática atuam como receptoras, emitindo sinais para que a célula possa desempenhar suas funções vitais.
10. (0,5 ponto) O piruvato é um composto orgânico contendo trêsátomos de carbono, originado ao fim da glicólise. Sendo assim, explique a destinação do piruvato.
Pode ser convertido em acetil-CoA, a ser utilizado em diversas vias metabólicas. Em uma delas, importante, ele é completamente oxidado em CO2 durante o ciclo do ácido cítrico.
Pode ser carboxilado, produzindo oxaloacetato, que é um dos intermediários do ciclo do ácido cítrico, mas é intermediário também na síntese da glicose.
Em algumas espécies, o piruvato pode ser reduzido a etanol, que é excretado das células. Essa reação normalmente ocorre em condições anaeróbicas.
Em todas as espécies, o piruvato pode ser convertido em alanina.
11. (0,5 ponto) Em 1937, H. A. Krebs postula o ciclo do ácido tricarboxílico, que consome grandes quantidades de Piruvato e oxigénio. Krebs, estudando este processo em músculos de pombo, conclui que este é o maior caminho, se não o único, caminho de oxidação do Piruvato nos músculos. Portanto, explique a importância da formação do succinato no Ciclo de Krebs.
O succinato é um produto com quatro carbonos. A última etapa do ciclo de Krebs é para regenerar o oxaloacetato a partir do succinato. Primeiro o succinato é oxidado a fumarato, pelo complexo succinato desidrogenase, que se encontra na membrana interna da mitocôndria. A oxidação de ligação simples a dupla tem um potencial elevado para que os elétrons possam ser aceitos pelo NAD+. A célula utiliza FAD para aceitar esses elétrons. A hidratação do fumarato produz malato, que depois é oxidado a oxaloacetato, completando assim o ciclo.

Continue navegando