Buscar

PROVA 2 ANTROPOLOGIA SOCIAL E CULTURAL UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Para o antropólogo Franz Boas (1858-1942), a cultura humana não poderia ser observada a partir de métodos das ciências naturais. Disto, resultou uma produção antropológica marcada por uma nova concepção de cultura, ligada à corrente particularista. Com relação à cultura em Franz Boas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  F  ) Para Boas, as culturas europeias representavam o ápice da civilização, indicando para uma adesão a perspectiva evolucionista de cultura.
(  F  ) Boas caracterizou-se como o primeiro antropólogo de gabinete, realizando suas pesquisas a partir de sua sala em uma universidade americana, utilizando relatos e livros existentes.
(  V  ) Para o autor, a cultura deve ser percebida no plural, apontando para uma postura de relativismo cultural, como produto da história específica de grupos e sociedades.
( V  ) O peso das determinações sociais ou biológicas deve ser observado com cautela em razão de contextos e condicionantes específicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) V - F - V - F.
	
	d) F - V - F - V.
	 
	 
	2.
	Bronislaw Malinowski também ficou conhecido pela caracterização do ritual do KULA. Em 1922, Malinowski publicou os "Argonautas do Pacífico Ocidental" e relatou sua inserção nas Ilhas Trobriand, onde permaneceu 30 meses observando os povos nativos, realizando uma etnografia. Sobre a instituição do Kula e a importância deste para os povos estudados, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) É uma instituição de troca intertribal articulada em torno de leis específicas, movimentando presentes e objetos com sentido mais simbólico do que prática, implicando uma relação moral.
	
	b) O Kula refere-se a um grande banquete realizado anualmente nas Ilhas Trobriand, envolvendo as tribos de nativos, festejando e desejando a integração entre todos, do ponto de vista moral.
	
	c) O Kula é um tipo de religião nativa, em torno da qual são estruturados os deuses locais e da mesma forma, os rituais envolvidos na sua adoração incluem a troca de presentes.
	
	d) O Kula representa um tipo de interação simbólica entre os nativos das Ilhas Trobriand, consistindo numa dança ritualística envolvendo todas as gerações e faixas etárias da tribo.
	 
	 
	3.
	Clifford Geertz é um antropólogo americano que desenvolveu as bases da Antropologia Interpretativista. Para Geertz (2008), a disciplina deveria ter um sentido mais interpretativo, buscando as teias de significado da cultura. Um de seus estudos clássicos foi realizado em Bali, onde empregou sua teoria para desvendar, dentre outras coisas, os sentidos das brigas de galo. Segundo Geertz, sobre estas lutas em rinha, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  f  ) A briga de galo deve ser entendida como um drama social recriado, em que os conflitos sociais são harmonizados e resolvidos de maneira simbólica.
(  v  ) Os galos são entendidos enquanto ampliação da personalidade de seus proprietários, explicitando uma rivalidade entre status dos homens participantes.
( f   ) As brigas de galo em Bali são práticas culturais de cunho religioso, envolvendo diversos grupos sociais rivais que lutam na rinha de galo.
(   v ) A briga de galo em Bali explicita aspectos culturais nos quais os homens se realizam simbolicamente no que lhe é proibido, o comportamento animal. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) F - F - V - V.
	 
	 
	4.
	Ruth Benedict (1887-1948) foi uma antropóloga integrante da Escola Americana. Para esta corrente, os indivíduos e suas ações são fundamentais. Para isso, pesquisou os padrões e comportamentos culturais. Deste seu empreendimento, Benedict concebeu a Teoria da Configuração Cultural. Sobre esta teoria, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A Teoria da Configuração Cultural indica que a cultura deve ser percebida como uma "língua" a ser traduzida a partir da cultura e do trabalho do antropólogo para os membros de outras culturas.
	
	b) Cada grupo seleciona recursos humanos dentre possibilidades diversas, estabelecendo assim suas próprias feições culturais, convergindo com a ideia de que um todo cultural determina a natureza das partes e suas relações.
	
	c) Diz respeito a uma metodologia que se baseava no trabalho de campo com observação participante, em que se realizavam entrevistas em profundidade, objetivando trazer uma perspectiva sincrônica e holista.
	
	d) O conceito evidencia que os fenômenos culturais estão repletos de símbolos e de crenças de forma não estrutural, cujos sentidos estão atrelados à relação com a estrutura da sociedade.
	 
	 
	5.
	A Antropologia foi por muito tempo uma disciplina fechada para pesquisadores homens. A situação foi mudando a partir da metade do século XX. A presença de mulheres foi ampliada. Algumas tornaram-se leituras clássicas na disciplina, como Margaret Mead e Ruth Benedict e Mary Douglas. Sobre o trabalho dessas antropólogas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Margaret Mead.
II- Ruth Benedict.
III- Mary Douglas. 
(  I  ) O padrão de comportamento masculino e feminino não é explicado pela biologia, mas por diferentes padrões de temperamento socialmente definidos.
( II  ) Pode-se compreender os padrões culturais dominantes através das diferentes formas de expressão de costumes. 
( II  ) A cultura não é transferida de maneira biológica, mas pelas formas sociais de vivência coletiva.
( III ) Analisou os conceitos de tabu, contaminação e poluição relacionados à experiencia social de grupos e indivíduos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - II - II - III.
	
	b) I - III - II - I.
	
	c) III - I - II - III.
	
	d) II - I - III - II.
	 
	 
	6.
	François LaplaNtine (2000), no livro "Aprender antropologia", discute as principais tendências do pensamento antropológico do início aos dias de hoje. Segundo este autor, podemos indicar a existência da antropologia americana, francesa e britânica. Sobre esta última corrente, analise as afirmativas a seguir:
I- A Antropologia britânica tem como característica o fato de ter sido realizada predominantemente por missionários, padres e agentes governamentais.
II- A Antropologia britânica tem como característica o trabalho de campo e a conformação de uma crítica ao evolucionismo e o difusionismo cultural. CERTA
III- A Antropologia britânica tem um viés comportamental, privilegiando o estudo dos comportamentos e padrões culturais.
IV- A Antropologia britânica tem um viés social, privilegiando o estudo da organização e dos sistemas sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2000.
	
	a) As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	 
	7.
	O conceito de Cultura é central para a Antropologia, sua parte mais elementar. Na obra "A Invenção da Cultura", o antropólogo Roy Wagner desenvolve essa reflexão, discutindo, ainda, a cultura como uma criação da mente do antropólogo. Segundo Roy, a cultura é uma invenção. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- Com isso, o antropólogo critica as perspectivas de uma cultura universal, única, voltando-se para uma pluralidade possível de observar as culturas.
II- Segundo Roy, a noção de cultura é uma construção aberta e criativa realizada na experiência do antropólogo, de suas investigações e origem social.
III- Segundo Roy, a etnografia é um trabalho insuficiente para que a Antropologia seja considerada uma Ciência, apresentando-se, então, como uma ciência inventada.
IV- A partir da etnografia, o antropólogo experiencia a relativização da sua própria cultura para acessar a cultura do outro, questionando as suas própriascategorias, resultando num esforço de invenção e reinvenção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 
	 
	8.
	O termo multiculturalismo refere-se a uma tomada de posição com relação à diversidade cultural, ou seja, refere-se a uma posição assumida sobre as relações entre as diferentes culturas. Sobre o conceito de multiculturalismo, analise as sentenças a seguir:
I- O multiculturalismo representa ao mesmo tempo uma posição política de defesa aos direitos e respeito à diversidade humana.
II- O multiculturalismo representa apenas um campo de estudos sobre a defesa da diversidade cultural.
III- O multiculturalismo assegura os direitos sociais das chamadas minorias ou grupos, através de políticas públicas de ações afirmativas.
IV- O multiculturalismo é um movimento social que luta exclusivamente pelos direitos da população negra, nos diferentes países em que houver esta demanda social. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) Somente a sentença IV está correta.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	 
	 
	9.
	O Antropólogo francês Claude Lévi-Strauss (1908-2009) teve uma experiência etnográfica no Brasil entre 1935-1940. Após retornar à França, sistematizou suas ideias, dando contornos a Antropologia Estrutural. Sobre esta corrente antropológica, analise as afirmativas a seguir:
I- Considera importante o estudo da Cultura, colocando como o elemento central da pesquisa e da investigação antropológica. 
II- A estrutura social é composta por modelos de pensamento que permitem fazer classificações sociais através da linguagem, símbolos e signos.
III- Ela considera as representações sociais dos grupos e sociedades e suas relações sociais, comparando as diferenças e semelhanças.
IV- Sua pesquisa antropológica se dá em torno das estruturas mentais conscientes e inconscientes em detrimento das representações sociais ou das relações sociais. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	c) As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	 
	10.
	O conceito de "Cultura" é central para a Antropologia, sua parte mais elementar. Na obra "A Invenção da Cultura", o antropólogo Roy Wagner desenvolve essa reflexão, discutindo a cultura como uma criação da mente do antropólogo. Segundo Roy, a cultura é uma invenção. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O antropólogo critica as perspectivas de uma cultura universal, única, voltando-se para uma pluralidade possível de observar as culturas.
II- Segundo Roy, a noção de cultura é uma construção aberta e criativa realizada na experiência do antropólogo, de suas investigações e origem social.
III- Segundo Roy, a etnografia é um trabalho insuficiente para que a Antropologia seja considerada uma Ciência, apresentando-se, então, como uma ciência inventada.
IV- A partir da etnografia, o antropólogo experiencia a relativização da sua própria cultura para acessar a cultura do outro, questionando as suas próprias categorias, resultando num esforço de invenção e reinvenção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.

Continue navegando