Buscar

IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO

Prévia do material em texto

E.E.F. MARIA IVANILDE 
EDUCAÇÃO FÍSICA – 2º BIMESTRE 
SÉRIE - 6º, 7º e 8º
PROFESSOR - Hugo
DE 11/05 A 05/06/2020 
 
IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO NO AUMENTO DA IMUNIDADE 
Postado por VR Benefícios | 30/03/2020 | 
 
Você fica doente com frequência? Qualquer mudança na temperatura já é suficiente para pegar um resfriado? Saiba que isso pode ser alguns dos sinais de que precisa fortalecer o seu sistema imunológico. 
 
Ao longos dos próximos parágrafos explicaremos quais são as melhores práticas para se manter saudável, com foco na importância da alimentação para o aumento da imunidade. Afinal, um cardápio bem elaborado tem mais a ver com a defesa do organismo do que muitas pessoas podem imaginar. 
 
Ficou interessado? Então, continue com a leitura e saiba como garantir uma saúde de ferro! 
 
O sistema imunológico 
O sistema imune é bem complexo e pode agir de diversas maneiras. Ele consiste em um grupo de células, tecidos e órgãos que têm a missão de defender o organismo de agentes externos — como microrganismos (bactérias, fungos, protozoários e vírus) e substâncias tóxicas. Esses elementos que o corpo não reconhece como seus são chamados de antígenos. 
 
A pele, os pêlos do nariz e as secreções da mucosa são exemplos de defesa do organismo, pois compõem barreiras físicas contra os agentes invasores. Quando elas não dão conta de conter os antígenos, começa a resposta imune. Com isso, uma série de células de defesa se mobiliza e o organismo passa a produzir os anticorpos, que são componentes que reagem de maneira específica a cada antígeno. 
 
Se, ainda assim, o sistema imunológico não conseguir combater esses invasores surgirão as doenças, infecções e alergias. É por isso que devemos manter sempre a nossa imunidade alta, para evitar o surgimento desses quadros ou, quando for inevitável, ajudar o organismo a combatê-las e se curar mais rápido. 
 
A importância da alimentação no aumento da imunidade 
Nosso corpo é como uma máquina. Se a gente fornece combustível de boa qualidade, ela trabalha muito bem. No entanto, se abastecemos com combustível ruim, as engrenagens não conseguirão funcionar direito. 
 
O combustível no caso do sistema imunológico são as proteínas, vitaminas e minerais, que regulam o funcionamento do organismo e garantem a produção de suas células de maneira eficiente. A alimentação, portanto, têm papel fundamental no aumento da imunidade, uma vez que um cardápio variado e rico em nutrientes é capaz de e manter o “exército” do corpo sempre em boas condições de batalha contra os agentes invasores. 
 
Em contrapartida, o consumo exagerado de alimentos com aditivos químicos, gorduras trans, carboidratos e açúcares reduz a imunidade. Esses itens são inflamatórios no organismo e sobrecarregam o sistema imune. 
 
Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade 
Uma alimentação saudável, em geral, ajuda a garantir um sistema imunológico fortalecido. Entretanto, alguns alimentos têm poderes ainda maiores quando falamos em imunidade. Confira, a seguir, quais são os itens que não podem faltar no cardápio de quem quer reforçar as defesas de seu organismo! 
 
Probióticos e Prebióticos 
A flora intestinal também atua como defensora do nosso organismo. Isso porque as “bactérias do bem” que a compõem atacam os corpos estranhos que podem causar infecções no trato digestivo. Portanto, é interessante tê-la sempre em boas condições. 
 
Nesse sentido, recomenda-se o consumo de probióticos pelo fato de serem alimentos fermentados por bactérias benéficas que conseguem ultrapassar a acidez estomacal e chegar ao intestino para reforçar a flora. Os alimentos que se enquadram nesse grupo são: iogurte, queijo, coalhada, leite fermentado com lactobacilos, gengibre em conserva, pepino em conserva, vinagre de maçã e outros. 
 
Os probióticos também servem de comida para essas bactérias, auxiliando a manutenção da microbiota intestinal. Eles são encontrados em alimentos ricos em fibras, como: cereais integrais, leguminosas, verduras, frutas e legumes. 
 
Frutas cítricas 
Com certeza você já ouviu falar que a vitamina C é boa para reforçar a imunidade — o que é verdade. Acontece que o nutriente é antioxidante, ou seja, previne o envelhecimento precoce das células, como as de defesa. Sendo assim, consumir regularmente os alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, acerola etc., ajuda a prevenir doenças, principalmente as respiratórias. 
 
Fontes de ômega-3 
O ômega-3 é um conjunto de ácidos graxos que agem como anti-inflamatórios naturais, ajudando a fortalecer o sistema imunológico. Existem muitas fontes desse nutriente, tanto vegetais quanto animais. Alguns exemplos são: azeite de oliva extravirgem, peixes de águas profundas, como salmão e atum(sardinha), sementes de chia e linhaça. 
 
Oleaginosas 
As oleaginosas, como castanhas (cajú e Pará), nozes, amêndoas e outras, são alimentos poderosíssimos para a saúde. Isso porque elas contêm muitos nutrientes eficazes no aumento da imunidade. Além de ômega-3, o grupo conta também com vitamina E, zinco e selênio, que são antioxidantes e, como dissemos, evitam que as células de defesa morram antes do esperado. 
 
Vegetais verde-escuros 
Um dos nutrientes necessário para a manutenção de todas as células do corpo, inclusive as do sistema imunológico, é o ácido fólico. Portanto, é interessante incluir no dia a dia os alimentos ricos nesse componente, como o brócolis, espinafre, rúcula, couve etc. 
 
Hábitos que ajudam na imunidade 
Além de adotar uma alimentação saudável, existem outras atitudes que também ajudam a reforçar o sistema imunológico. Veja, agora, os principais hábitos que contribuem para o fortalecimento do seu organismo: 
 
DORMIR BEM: o sistema imunológico é regulado pelo organismo enquanto dormimos, portanto, o ideal é que tenhamos boas noites de sono; 
EVITAR O ESTRESSE: a produção excessiva de cortisol provocada pelo estresse afeta negativamente o organismo, interferindo na regulação do sistema imunológico; 
PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS: a realização de exercícios ajuda a manter o organismo funcionando bem, reduz o estresse e melhora o sono — combinação que auxilia o sistema imune; 
TOMAR SOL: ficar exposto ao sol por 15 minutos diariamente faz o corpo sintetizar a vitamina D, nutriente essencial para as células do organismo. 
Ter rotina saudável auxilia o organismo funcionar corretamente, regulando todas as suas atividades. Seguir uma dieta adequada, em especial, é uma iniciativa que oferece força extra para as células de defesa no combate a agentes nocivos. Sendo assim, é preciso ficar sempre atendo ao nosso cardápio 
 
A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo. A alimentação saudável proporciona o sentimento de pertencimento social das pessoas, com a sensação de autonomia, ou seja, redescobrir novas formas de colocar à mesa alimentos saudáveis, de preparar sua própria refeição, com o prazer propiciado pela alimentação e, consequentemente, com o seu estado de bem-estar. 
 
A escolha saudável diz respeito à ingestão de alimentos que possuem sua composição nutricional balanceada, mas também, a como os alimentos são combinados entre si e preparados, a características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. 
 
O que você come influencia sua saúde, reflete em sua imunidade, diminui as chances de ficar doente e ajuda na recuperação mais rapidamente. O sistema imunológico do nosso corpo tem uma série de reações bioquímicas que dependem de minerais específicos, vitaminas e aminoácidos. Uma dieta pobre e incompleta pode não oferecer os nutrientes necessários e as células de defesa de nosso corpo acabam ficando menos eficientes. 
 
"Quando falamos de uma alimentação saudável, precisamos pontuar que isso significa também variedade", alerta Fabiana Nalon (foto), mestre em nutrição humana pela Universidade de Brasília (UnB). "Não existe um alimento perfeito.A pessoa diz que come fruta, mas se for somente banana e mamão não resolve, pois existem alguns minerais e nutrientes que só vão ser encontrados na pera, na maçã ou na casca de outra fruta. Então, quanto mais variada e colorida a alimentação, maiores as chances de ter um sistema imunológico bem preparado", acrescenta. "Se a pessoa come alface todos os dias e acha que come verdura, está errado. Isso não serve completamente ao propósito. O ideal é procurar, por exemplo, uma folha mais escura, um alimento in natura vermelho ou laranja, como rúcula, maçã, tomate, beterraba, abóbora e outros. O ideal é ter um prato sempre colorido, mas variado ao longo dos dias". 
 
Recuperação e prevenção 
 
Se a pessoa já está doente, com uma alguma infecção e com a imunidade baixa, o alerta é ainda maior em relação à alimentação. "Nesses momentos os médicos podem passar alguns complementos nutricionais, como o uso da vitamina C, mas isso não quer dizer que a pessoa deve descuidar da alimentação, mesmo que o apetite esteja em baixa", aponta a nutricionista. 
 
Por que basear a alimentação em uma grande variedade de alimentos in natura ou minimamente processados? 
 
Alimentos de origem vegetal costumam ser boas fontes de fibras e de vários nutrientes e geralmente têm menos calorias por grama do que os de origem animal. 
 
Alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas e da maioria das vitaminas e minerais de que necessitamos. 
 
Com a complementação de pequenas quantidades de alimentos de origem animal, combinações de alimentos de origem vegetal – vários tipos de grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas e castanhas – constituem base excelente para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa e culturalmente apropriada. 
 
Já os alimentos ultraprocessados têm composição nutricional desbalanceada, pois são habitualmente ricos em gorduras, açúcares e sódio, favorecendo o desenvolvimento de doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer, além de contribuir para aumentar o risco de deficiências nutricionais. Por isso, a recomendação é evitar alimentos ultraprocessados. Os bons hábitos alimentares funcionam como fator protetor se adotados ao longo da vida. 
 
ATIVIDADE 
 
1 -EXPLIQUE O QUE É SISTEMA IMUNOLÓGICO. 
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________ 
 
2 -FALE POR QUE O EXERCICIO FÍSICO AJUDA A FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO 
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________ 
 
3 -DE QUE FORMA A ATIVIDADE FÍSICA REGULAR PODE AJUDAR TAMBÉM A SAÚDE MENTAL? 
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 
4 -QUAL A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO NO AUMENTO DA IMUNIDADE? 
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________ 
 
5 -QUAIS OS TIPOS DE ALIMENTO QUE AJUDAM NA RECUPERAÇÃO DO ORGANISMO E FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO? 
________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

Continue navegando