Buscar

AV2 REDAÇÃO INSTRUMENTAL 3002

Prévia do material em texto

4028897204
Nome: __ _ _ _ _ _ 	_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __	Matrícula 	 
Disciplina: CCJ0267 / REDAÇÃO INSTRUMENTAL	Data: _ / _ / _ _
Período: 2020.1 / AV2	Turma: 3002
OBSERVAÇÕES:
Leia com atenção as questões antes de responder. As questões devem ser respondidas somente à caneta azul ou preta, na folha de respostas.
Será observada uma tolerância máxima de 30 minutos para a entrada dos alunos após o início da prova. Nesse período, nenhum aluno poderá deixar a sala. Terminada a prova, o aluno deverá entregar ao professor a folha de questões e a folha de respostas, devidamente identificadas.
É proibido o uso de equipamentos eletrônicos portáteis e consulta a materiais de qualquer natureza durante a realização da prova. Questões objetivas e discursivas que envolvam operações algébricas devem possuir a memória de cálculo na folha de respostas. Boa prova.
_ _ _ de 1,00
1. Após a leitura do fragmento abaixo aponte e explique o tipo de argumento utilizado
O bullying sempre existiu entre nós, mas só hoje é amplamente discutido na mídia e vem despertando um interesse crescente nos nossos meios acadêmicos. A conduta agressiva de alguns alunos sobre seus colegas, normalmente, tem origem na omissão irresponsável dos responsáveis e na negligência dos estabelecimentos de ensino onde estão matriculados, o que gera, muitas vezes, danos gravíssimos que devem ser reparados por aqueles que teriam o dever de interferir nesse processo.
 _ _ _ de 1,00
2. Considerando que tese é o posicionamento, o ponto de vista sobre um determinado assunto de natureza polêmica que precisa ser sustentada por argumentos, indique a tese apresentada no fragmento capaz de sustentar uma versão verossímil dos fatos:
Todos os palestrantes concordaram que a participação da sociedade civil é fundamental para que qualquer debate sobre a comunicação avance no Congresso. Se dependermos apenas do conservadorismo da Câmara e do Senado, será muito difícil avançar, discursou o deputado Ivan Valente. Ele destacou o fato de que existem parlamentares no Congresso que tem fortes vínculos ou até mesmo são proprietários de meios de comunicação. Até os Estados Unidos, o país mais liberal do mundo, estabelece limites para evitar monopólios e define que quem tem rádio não pode ter televisão, e vice-versa. Precisamos pautar-nos em propostas como essas. (Ricardo Carvalho. Regulação da mídia é pela liberdade de expressão. Carta capital. In: http://www.cartacapital.com.br/politica/regulacao-da-midia-e-pela- liberdade-de-expressao)
 _ _ _ de 2,00
3. Silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão. Leia um trecho do dispositivo da sentença transcrita a seguir e indique qual premissa foi estabelecida pelo magistrado por meio do parágrafo segundo do artigo 121 do Código Penal. Justifique.
" Isso posto, admito a imputação formulada na denúncia para pronunciar o réu Genoir Toledo do Nascimento, como incurso no art. 121 § 2o. do Código Penal, a fim de submetê-lo a julgamento perante o Tribunal de Júri".
_ _ _ de 2,00
4. Após a leitura do fragmento abaixo aponte e explique o tipo de argumento utilizado
O ministro da Educação, Cristovam Buarque, lança hoje o Mapa da Exclusão Educacional. O estudo do Inep, feito a partir de dados do IBGE e do Censo Educacional do Ministério da Educação, mostra o número de crianças de sete a catorze anos que estão fora das escolas em cada estado.
Segundo o mapa, no Brasil, 1,4 milhão de crianças, ou 5,5 % da população nessa faixa etária (sete a catorze anos), para a qual o ensino é obrigatório, não frequentam as salas de aula.
_ _ _ de 2,00
5. Redija um parágrafo que apresente uma tese favorável ao consumidor, acompanhada de três fatos que fundamentem essa tese. Na redação, empregue os conectivos adequados para expressar as relações de causa e de adição.
Ponto Certo deve indenizar por demora em devolver valor pago em compra errada
O estudante Lucas André da Silva, 25 anos, de Minas Gerais, declarou que quer ser indenizado por danos morais causados pela empresa Ponto Certo. Após ter feito uma compra na loja virtual e não receber os produtos. Depois da reclamação, a empresa alegou que o preço anunciado estava errado e se comprometeu a devolver os valores pagos. Mas o dinheiro só voltou para o consumidor dez meses depois. De acordo com os autos, no dia 2 de outubro de 2010, o Ponto Certo anunciou em seu site a venda de um kit contendo um notebook e uma câmara digital pelo valor de R$ 491,92. Ao ver a anúncio, o estudante resolveu comprar três conjuntos. Após efetuar o pagamento do valor total, o jovem recebeu e-mails confirmando o pedido e indicando que os produtos seriam entregues em três dias.
Depois de várias trocas de e-mails com funcionários do Ponto Certo, foi informado de que nem sequer constava nos registros da empresa pagamento ou compra registrada com o CPF do estudante. Por fim, a empresa se comprometeu a devolver os valores pagos pelo estudante, mas não o fez. A Ponto Certo alega que a oferta foi inserida no site por erro, e não por má-fé. Um advogado consultado sobre o caso afirmou que cabe indenização por danos morais em virtude da demora injustificada da empresa em devolver os valores desembolsados pelo consumidor na compra dos produtos. ¿A compra foi realizada no mês de outubro de 2010 e, após dez meses transcorridos de inadimplemento ¿ até a data da sentença ¿, é patente o transtorno pessoal do autor que ainda não teve seu reembolso¿, afirmou. Consoante o entendimento do advogado, as transcrições das mensagens trocadas entre as partes mostram a indignação do consumidor e os reiterados pedidos sem que a empresa tomasse qualquer providência. Logo, ultrapassou-se a barreira dos meros aborrecimentos para de fato configurar um ato ilícito, nos termos da lei civil, um dano moral.
(Disponível	em: http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias.)
 (
EPS
) (
http://simulado.estacio.br/pni.asp
)
 (
15/06/2020 
22:14
)
Campus:
PARÁ
 Prova Impressa em 15/06/2020 por
 SABRINA AUGUSTA DA COSTA ARRAIS
Ref.: 4028897204	 Prova Montada em 10/06/2020

Continue navegando