Buscar

QUESTÕES BÁSICAS - DERMATO FUNCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE REVISÃO - DERMATO FUNCIONAL - Nível 1
ASSUNTOS: Pele, Acne, Drenagem Linfática, Queimaduras, FEG e tipos de tratamento.
1. Sabemos que, a pele é o maior orgão do corpo humano. Na Fisioterapia Dermato Funcional e na estética ela é nosso principal veículo de tratamento e também de disfunções. Com base no seu conceito e leitura de contéudos, responda.
a) Pelo menos 4 funções da pele:
b) Quais as patologias/disfunções que conseguimos identificar na pele e qual seu respectivo tratamento fisioterapêutico e/ou estético?
c) Quais são as três camadas da pele e quais os seus tipos?
2. Julgue as questões a seguir, em (V) verdadeiro e (F) falso.
a) ( ) A acne é uma dermatose inflamatória que se desenvolve nos folículos pilossebáceos, de fácil diagnóstico que não compromete gravemente a saúde do indivíduo.
b) ( ) A acne não prejudica o bem-estar do indivíduo, levando a um aumento da sua auto-estima e a modificações comportamentais.
c) ( ) A acne pode ser classificada em 6 tipos de acordo com o grau de severidade e localização. A acne grau V por exemplo, é a fulminante.
d) ( ) DLM, Laser e fototerapia, peeling mecânico são tratamentos estéticos para o combate e recuperação da pele acneica. 
3. Caso Clínico: Paciente, N. D. S, 50 anos, caucasiana, sem história prévia de linfomas, foi diagnosticada em 2010 com câncer de mama, após ser submetida a retirada de um nódulo aparamentemente benigno, na qual o médico identificou o câncer e já realizou a mastectomia total, a paciente foi submetida a sessões de quimioterapia e radioterapia. Paciente passou a queixar-se de incomodo no braço direito, sentindo-o pesado e edemaciado, mas sem dor. A paciente foi identicada com um tipo de linfedema após a cirurgia.
- Relate qual o melhor tipo de tratamento para esta paciente, e como você realizaria a técnica escolhida. 
4. Quais as principais diferenças entre a massagem modeladora e drenagem linfática manual, e quais são suas indicações e contraindicações?
5. Paciente L.D.N, 18 anos, sofreu graves queimaduras após manusear uma panela de água fervente na qual caiu sobre seu corpo. No tratamento de emergencia do paciente queimado, como deve ser o posicionamento do paciente no leito? 
6. Cite equipamentos utilizados para tratamentos na área da Dermato Funcional.
7. Julgue as questões a seguir em, V para Verdadeiro e F para Falso.
a) ( ) A equipe multidisciplinar precisa estar presente na recuperação do paciente para que se possa obter o resultado desejado pelo mesmo.
b) ( ) A ficha de avaliação é onde avaliamos o estado geral do paciente, sinais vitais, queixa principal, história prévia entre outros, por isso ela é dispensável para acompanhamento do paciente.
c) ( ) Vodder foi o criador da Drenagem Linfática Manual.
d) ( ) Atualmente não existe nenhum estudo que comprove que a Drenagem Linfática Manual, espalhe o câncer ou seja, metastase. 
8. Marque apenas a alternativa incorreta. 
a) A fisioterapia dermato funcional investiga as principais causas de disfunção e restabelece as características saudáveis e naturais da pele. Para isso, ela desenvolve tratamentos que cuidam desses distúrbios e devolvem as características saudáveis ao corpo.
b) As principais manobras da drenagem linfática são: Evacuação, deslizamento e captação.
c) É necessário realizar a drenagem linfática no corpo todo para se obter uma filtração completa da linfa e assim conseguir a redução do edema de forma mais efetiva.
d) A fibrose é a formação ou desenvolvimento de tecido conjuntivo num local como parte de um processo de cicatrização. Seu principal tratamento é o uso de infravermelho.
9. Em ordem crescente, escreva quais são os linfonodos que precisam ser evacuados antes e após uma sessão de drenagem linfática manual.
10. A Fibro Edema Gelóide, ou como é mais conhecida, celulite, possui uma das maiores indicações para tratamento estético, ela se classifica em 4 graus, quais são eles? 
Encaminhe para correção e sugestões para: educafisio.barbara@gmail.com

Outros materiais