Buscar

Neoconstitucionalismo: A Evolução da Interpretação Constitucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prima facie, insta salientar que o Neoconstituciolismo, surgiu com a constante evolução interpretativa da constituição, no que decorreu ao surgimento do movimento, ora tratado, neste breve comentário. 
O Neoconstituciolismo, teve seu início no século XX, esse novo conceito trouxe uma nova interpretação a eficácia constitucional, deixando para trás uma visão de algo meramente retorico, visando trazer a este uma visão mais ampla, garantindo a concretização dos direitos fundamentais. O Neoconstituciolismo é um modelo axiológico de Constituição como norma, que atribui valor intrínseco ao conteúdo das normas constitucionais, força normativa aos preceitos constitucionais, acentuando o papel dos princípios na interpretação constitucional.
A teoria Neoconstitucionalista, sugere uma leitura moralizante da constituição, como uma ordem material de valores. Seus principais representantes são Robert Alexy, Ronald Dworkim e Carlos Santiago Nino.
Sendo assim, fica claro que o Neoconstituciolismo, é uma forma que a sociedade com sua constante evolução, criou para que a constituição de forma suprema, seja interpretada em sua plenitude, respeitando a hierarquia, por ser essa a carta magna. Valorando de forma máxima, os direitos fundamentais, trazendo como marco a CF/88, uma vez que essa de forma intrínseca, buscou de forma plena, garantir os direitos que são fundamentais para a dignidade humana.

Outros materiais