Buscar

AÇÕES ESTRATÉGICAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Prévia do material em texto

2
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIASAldair Alves
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ALDAIR ALVES
FRANCINE SANTOS
GABRIEL BULHÕES
HAILANNA COSTA
HELYSSIN DOREA
LUANA MARTA
NIELE CARDOSO
 COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA 
Ações Estratégicas da Comunicação Mercadológica
ITABUNA - BAHIA
2020
ALDAIR ALVES
FRANCINE SANTOS
GABRIEL BULHÕES
HAILANNA COSTA
HELYSSON DOREA
LUANA MARTA
NIELE CARDOSO
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
Ações Estratégicas da Comunicação Mercadológica
UNIFTC-ITABUNA
Trabalho apresentado ao professor D.r. Adonias Castro, como requisito avaliativo da disciplina de Comunicação Organizacional, do curso de Administração da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna.
ITABUNA - BA
 2020
SUMÁRIO
 1.0. Introdução 	1
 2.0 Tipos de Ações de Comunicação Mercadológica 	2
 2.1. Propaganda 	2
 2.2. Propaganda Cooperada Nielle	3
 2.3. Promoção de Vendas 	3
 2.4. Venda Pessoal 	4
 2.5. Material Promocional	5
3.0 Marketing Direto de Relacionamento 	6 
 3.1. Merchandising 	7
4.0. Treinamento 	8
 4.1. Ações Motivacionais 	9
5.0 Ações Digitais 	11
 5.1. Eventos 	12
 5.2. Campanhas de Incentivo 	13
 6.0 Considerações Finais 	15
 7.0 Bibliografia	16
1. Introdução
A comunicação organizacional corresponde a transmissão de informações adotadas por uma organização, podendo essa ser pública ou privada. Os estudos sobre essas práticas, buscam analisar o planejamento das atividades escolhidas pela organização tanto na relação interna quanto com a parte externa. 
As ações que buscam promover a relação com a parte externa, tem como objetivo promover a melhoria da imagem dos produtos ou serviços da organização. Essas podem ser vistas como: propaganda, promoção de vendas, venda pessoal, marketing de relacionamento, merchandising, dentre outras. 
 Nos dias atuais em função da transformação digital, essas práticas ganham cada vez mais destaque, pois, a organização que não sabe se comunicar com o ambiente externo acaba reduzindo a sua participação no mercado. Por isso, é necessário que as organizações desenvolvam de forma assertiva a comunicação organizacional com o ambiente externo. 
 Assim, o objetivo desse trabalho é salientar a importância de algumas práticas que uma empresa pode adotar na busca de se comunicar com o ambiente externo.
2. Tipos de Ações de Comunicação Mercadológica 
2.1 Propaganda
 Propaganda, segundo a Associação Americana de Marketing, é qualquer forma paga de apresentação não pessoal de ideias, produtos ou serviços, levada a efeito por um patrocinador identificado. (Las Casas, 2001, p. 247)
Sant’Anna (2005) define propaganda como uma técnica de comunicação de massa paga com a finalidade de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas ao anunciante, geralmente para vender produtos ou serviços.
 A propaganda possui uma importância muito grande. Essa ferramenta, quando bem aplicada, tem força importante no processo mercadológico, pois é por meio dela que as empresas podem se familiarizar com seus clientes, lançar novos produtos e fazer com que a credibilidade da imagem aumente. 
 Podemos encontrar a propaganda de caráter institucional ou promocional. A propaganda institucional visa divulgar a marca dos produtos ou a imagem das empresas, enquanto a promocional pretende estimular a venda imediata. Para ser eficiente, um comercial deve despertar o interesse do seu público e fazer com que os consumidores sejam atingidos pelo comercial feito. Essa é uma forma que deve ser observada para qualquer comunicação com o objetivo de venda. 
 A propaganda é volátil não permanecendo estável, pois, existem períodos que a demanda acaba sendo muito grande em decorrência de uma boa economia, e há períodos que essas verbas publicitárias são reduzidas. Muitas empresas estabelecem suas verbas com a propaganda de acordo com a disponibilidade de caixa e a demanda do mercado.
 2.2. Propaganda cooperada 
 Propaganda cooperada é a divulgação de um produto ou serviço em que duas ou mais empresas dividem os custos de produção e veiculação da mesma. 
A propaganda cooperada funciona da seguinte forma: A empresa X apresenta o plano da ação de marketing desejada ao parceiro Y, o qual analisa a conveniência e os custos da mesma. Em caso positivo, a empresa Y autoriza a empresa X a executar a ação em nome desta.  A estratégia é executada e, após receber as notas fiscais para pagamento, a empresa X quita as despesas de forma integral. Finalizada a ação promocional e pagas todas as despesas, a empresa X envia à empresa Y cópias dos comprovantes das despesas.
A empresa Y, através de seus departamentos de marketing/propaganda e financeiro, conferirão as despesas previstas com as pagas e liberará o valor correspondente a 50% do custo integral da propaganda cooperada, normalmente, através de um documento denominado Nota de Crédito. Normalmente, este crédito é convertido em desconto nas próximas aquisições da empresa X junto à Y. Ou seja: a comprovação é via Nota Fiscal e o reembolso é através de desconto comercial nas compras futuras.
2.3. Promoção de Vendas
 A promoção de vendas é uma técnica de marketing em que as organizações utilizam com intuito de adquirir benefícios para quem oferta e para quem demando o produto. Essa técnica aumenta o incentivo dos consumidores, conquistando os clientes, de forma que o aumento de compra seja mais elevado, levando ao seu público novas experiências, proporcionando sorteios, brindes, amostras grátis e desconto.
 Seu principal objetivo é o suprimento das necessidades dos produtos, marcas e empresas, promovendo ganho na visibilidade de ambos, criando interesse dos consumidores e despertando o desejo na compra de produtos em um determinado tempo. As empresas de modo geral, utilizam desse recurso para potencializar o crescimento da sua marca no mercado, pois, as organizações sentem a necessidade de se promover, construindo uma relação com seus clientes levando também a redução de custos, incentivando no compartilhamento de informações nas redes sociais.
 Essa técnica possui pontos positivos e negativos. A vantagem dessa técnica de vendas é de fácil operacionalização e conhecimento, atingindo a maioria dos seus consumidores. Pode se fazer com poucos recursos, gerando incentivos adicionais e consequentemente, de fácil aplicação. Já na desvantagem, essa técnica com o uso em excesso de ferramentas não planejadas, sem ser estudada e analisada, pode levar a caos, pois, a marca sofre depreciação, leva a uma desordem na informação, e incorporação do benefício como valor recebido.
 Com isso, a promoção de vendas deve ser levada em consideração em todas as empresas que desejam aumentar sua visibilidade, ganhando a confiança dos seus clientes, e apresentando a sua marca no mercado, com estudos que direcionem sobre qual será a melhor estratégia a ser adota. 
 Com esse serviço, a organização adquire alguns benefícios que podem potencializar ainda mais suas vendas, permitindo reativar os publico já existente, aumenta o lucro consideravelmente e também tornar a marca ainda mais conhecida. Existem alguns tipos de promoções que podem auxiliar, possibilitando uma melhoria em suas vendas e que devem ser levada em conta, como exemplo a mudança de preço, fidelização dos clientes, oferta de pacotes. São tipos de promoção que devem ser analisadas e trabalhadas para ser mais eficiente, atingindo um maior publico.
 2.4. Venda Pessoal
 	A venda pessoal é uma das formas mais antigas de se fazer comércio. Esta por sua vez, pode ser definida como um tipo de abordagem face a face. Trata-se da comunicação verbal e direta que explica como determinado produto ou serviço pode satisfazer às necessidades do potencial cliente. Podemos compreender sua importância de acordo a Las Casas 2006,p. 159):
Os vendedores são agentes principais na execução de uma venda presencial. Quemestabelece uma relação mais próxima com os clientes são eles mesmos, pois os contatos pessoais são os mais fortes. Portanto, é necessário que os vendedores compreendam este papel importante que tem para estabelecer relacionamentos permanentes com a clientela de determinada organização.
 Essa metodologia de venda é de extrema importância, pois, possibilita um relacionamento mais sólido com o cliente, em que tal estreitamento de laços se dão por conta do acompanhamento das vendas, demonstrando por parte da empresa sua preocupação com seus clientes e com isso proporcionando a fidelização dos mesmos. 
 A venda pessoal é fundamental para empresas que trabalham com a comercialização de produtos que têm o ciclo de venda mais longo. Isso porque o acompanhamento de vendas feito pelo representante comercial permite que ele influencie cada etapa do processo de compra, explicitando os benefícios do produto ou serviço oferecido. 
Segundo Las Casas 2006,p. 161):
Para cada tipo de cliente haverá́ uma forma específica de se relacionar, pois as pessoas são diferentes e tem necessidades e desejos heterogêneos. Portanto, o marketing de no cenário de venda pessoal deve ser conduzido de forma customizada e, em muitos casos, as regras devem ser esquecidas para priorizar as relações humanas sinceras que podem ser exigidas em determinados momentos.
 Todavia ,tal ferramenta de marketing deve estar alinhada com um bom atendimento presencial , em que o representante da comercial ofereça a seu cliente na prospecção da venda :cordialidade, clareza, vantagens mediante ao produto ou serviço ofertados ,riscos e segurança ,com isso ,uma relação segura e bem embasada será construída por ambas as partes ,onde o bom gerenciamento e acompanhamento das vendas serão peça chave no sucesso desse relacionamento .
2.5. Material Promocional 
O material promocional, é um meio bastante utilizado nas organizações, pois, coloca a marca em contato com o cliente. Esse material, é um tipo de divulgação de primeiro acesso ao produto, os consumidores passam a conhecer, e ter curiosidade, tendo então, o desejo de consumir. Criar, inovar materiais promocionais são essenciais para conseguir fazer com que os clientes levem o produto para casa, permitindo que a sua marca, seu produto estejam presentes no cotidiano das pessoas.		
Um fator importante que deve ser analisado ao se trabalhar com esse meio, é a criatividade e inovação para que seus clientes sejam conquistados. Sempre transparecendo a credibilidade da organização.					
Existem vários tipos de matérias que podem ser utilizadas na abordagem, para tanto, devem ser analisados e estudados qual a melhor se encaixa com o público alvo desejado. Essas abordagens podem ser feitas através de adesivos, banners, flyers, panfletagem entre outros. Observando sempre a melhor estratégia de comunicação de acordo com o segmento e o posicionamento da marca.
 3.0 Marketing Direto de Relacionamento
 Marketing direto é um conjunto de estratégias utilizadas pelas empresas para entrar em contato com pessoas que demonstraram interesse nos produtos ou serviços daquela marca. O contato pode se dar, por exemplo, por meio de telefone, correio ou até mesmo através de mensagem enviada por e-mail.
 Os objetivos do marketing direto variam de negócio para negócio, mas alguns são comuns na maioria das empresas, mesmo que uma campanha não leve a uma venda, fazer com que a marca seja notada ainda é um resultado positivo. Nunca é demais lembrar que mantê-la na mente do cliente pode levar a uma venda futura. 
Segundo Las Casas 2019,p.72 ):
“O marketing de relacionamento tem como base uma visão diferente do relacionamento entre uma empresa e um cliente. Não se trata de várias ferramentas que podem ser incluídas no kit de ferramentas do composto de marketing. Refere-se a uma perspectiva de como é criado valor para os clientes (criação de valor em conjunto com os clientes em vez da distribuição de um valor acabado) e de como o relacionamento entre a empresa e um cliente pode ser caracterizado (cooperação e interdependência em vez de conflito e escolhas independentes)”.
 O relacionamento com os clientes é fundamental para a manutenção e aumento das vendas, reduzindo os custos de vender. Manter um bom relacionamento com os concorrentes também pode ser positivo quando se considera o cenário competitivo da atualidade, exigindo altos investimentos para se enfrentar os novos desafios. 
 Muitos administradores buscam alternativas como parcerias estratégicas, joint-ventures, fusões e incorporações, entre outras uniões entre os competidores. Manter bons relacionamentos com o governo e contribuir com organizações sem fins lucrativos sérias ajudam a manter a credibilidade da marca e a inserção social da organização. Além disso, o bom relacionamento com os fornecedores pode reduzir as incertezas em épocas de crises, pela garantia de fornecimento para os clientes mais colaboradores. 
 Considerando-se as diferenças de cada característica de público-alvo as táticas de marketing direto devem ser desenvolvidas.
 Por isso, conhecer melhor as vantagens desta ferramenta, orienta o foco em tirar o máximo proveito dessa estratégia para o negócio, em que permite segmentar grupos específicos de clientes com mensagens personalizadas.
3.1. Merchandising
 Com certeza todos nós já ouvimos falar em Merchandising, que é uma técnica de marketing e tem como finalidade apresentar e repassar informações sobre os produtos, entretanto muitos empreendedores não sabem aplicar em seu próprio negócio.
 Situação bastante comum e que é preciso compreender esse conceito e colocar em prática no seu negócio sendo fundamental para obter um excelente sucesso.
 O objetivo maior é que as mercadorias tenham giro, assim evita que os produtos fiquem parados por muito tempo no estoque.
 Esta ferramenta ajuda a minimizar os custos da empresa, pois como os produtos armazenados em estoque faz com que tenham gastos extras, mas podem ser reduzidos com a rotatividade dos produtos.
 O principal objetivo do merchandising é atrais os clientes até o ponto de venda.
 É importante saber quais as preferências dos consumidores, dessa forma é fácil fazer com que eles comprem mesmo sem ter necessidade de adquirir o produto.
 É necessário elaborar uma estratégia eficiente de merchandising do básico ao avançado ajudando sua empresa a se destacar da concorrência são elas: definir um público alvo, delimitar as metas a serem atingidas, criar estímulos adequados ao público alvo, ofereça um ponto de venda bonito e agradável, formule um calendário de promoções anual, crie uma identidade do negócio, envolva os mais diferentes sentidos na experiência, adote a tecnologia para convencer os clientes a comprar, saber o que é importante e focar nisso, testar antes de colocar uma estratégia em prática, ofereça exclusividade.
 Essa ferramenta pode proporcionar muitas vantagens para a empresa, mas também podem gerar impactos negativos se não for bem utilizada, podemos dizer que os pontos positivos são: ajudar a destacar produtos e diferenciar a empresa da concorrência, chamar a atenção dos consumidores e incentivá-los a comprar.
 Porém, essa estratégia não é fator determinante para o sucesso da empresa, esse seria o ponto negativo, por esse motivo e preciso trabalhar visando o preço, o atendimento, a qualidade dos produtos. Assim, utilizando o merchandising como ferramenta e aliando-a a outros elementos, a empresa terá mais sucesso e atrairá mais clientes.
 4.0. Treinamento
 É durante uma capacitação que os colaboradores irão compreender os valores, a filosofia e as políticas da empresa. Muitas dessas informações vão auxiliar no desempenho dos serviços para que tudo seja realizado de acordo com as diretrizes da companhia. Dessa forma, o funcionário que passa por um treinamento está apto a exercer com mais qualidadeas atividades diárias, já que possui um conhecimento mais aprofundado sobre sua área de atuação e isso gera ganhos para todos.
 É importante destacar que a ausência de programas de aperfeiçoamento pode gerar prejuízos para a corporação, já que o exercício da função apenas por meio das experiências do dia a dia implica na prática de tentativa e erro até o alcance do resultado esperado. Logo, pode-se afirmar que promover treinamento é benéfico de diversas maneiras: poupa tempo e agiliza ações ao otimizar o trabalho, aumenta a produtividade e melhora significativamente a comunicação entre os setores. 
 O desenvolvimento pessoal vem acompanhado de motivação e disposição, ingredientes imprescindíveis para uma carreira profissional bem-sucedida. Nesse contexto, a prática de treinamento independe do currículo dos profissionais que compõe o quadro da instituição. Mesmo aqueles que possuem muitas qualificações precisam passar por uma capacitação direcionada para as normas da gerência. Portanto, todos devem participar, do iniciante ao mais experiente.
 O aprimoramento serve ainda para que a liderança possa multiplicar os seus próprios conhecimentos em busca de um bem comum, desenvolvendo novas competências e relacionamentos interpessoais proveitosos. Assim, haverá mais profissionais preparados que conheçam bem a empresa e, consequentemente, mais chances de promoções dentro da própria unidade, minimizando a necessidade de recrutamento externo.
 O crescimento e o sucesso de qualquer organização estão relacionados com o desenvolvimento de seus funcionários. A meta para superar padrões e elevar a qualidade dos serviços passa por treinamentos constantes em que se compartilham novidades e métodos eficientes. 
 Logo, o gestor que proporciona e transmite conhecimentos aos seus colaboradores enxerga além do presente, vislumbra novas possibilidades e oportunidades. Investindo em atualização, promove também uma gestão sustentável e mais lucrativa.
4.1. Ações Motivacionais
As ações motivacionais nas empresas trazem diversos benefícios. Desde as simples até aquelas com foco no longo prazo. Elas estão ligadas aos resultados da empresa, já que aumentam a produtividade, o engajamento do time e a eficiência. De acordo com uma pesquisa do HayGroup, funcionários motivados são até 43% mais produtivos. Para explorar todos esses pontos positivos, é fundamental recorrer às medidas adequadas. Elas têm que ser viáveis para a empresa, ao mesmo tempo em que geram benefícios para as pessoas. Com ações práticas e o auxílio correto, alcança-se a melhoria de performance. 
Uma medida simples, mas que oferece resultados robustos, consiste em se lembrar de datas comemorativas e que sejam importantes para o colaborador. Nesse caso, o aniversário é o principal motivo de comemoração e uma mensagem sincera por parte da empresa tem ótimo impacto. O empreendimento pode considerar oferecer algum presente, como uma bonificação ou um vale-compras. Além das datas tradicionais, há muitos acontecimentos que podem e devem ser celebrados com o colaborador. Quando o profissional se casa ou tem um filho, a organização tem a chance de fazer parte. Enviar uma mensagem cordial e oferecer uma folga extra como cortesia pode ser uma ótima alternativa.
A humanização do contato é cada vez mais importante, então a personalização das estratégias tem que ser considerada. O ideal é que as ações sejam voltadas para necessidades específicas. Um vendedor, por exemplo, provavelmente ficará mais feliz com uma comissão de destaque, enquanto alguém da área administrativa pode preferir uma folga extra. Ter esse cuidado de personalizar a atuação, sempre considerando as necessidades da força de trabalho, faz a diferença.
É fundamental criar metas claras e que sejam desafiadoras. Elas precisam tirar as pessoas da zona de conforto, mas, ao mesmo tempo, têm que ser viáveis de serem de alcançadas. Vale até incluir colaboradores nesse processo, de modo a identificar claramente os desafios e as possibilidades. Essa definição conjunta, associada a uma comunicação ampla, permite que todos ofereçam o melhor rumo aos objetivos.
Tanto no aspecto físico, quanto relacional e cognitivo, é fundamental que os colaboradores tenham uma abordagem positiva. Para isso, as ações de estímulo do bem-estar corporativo são indispensáveis. 
Vale a pena investir em ações para a saúde ocupacional, como academia corporativa, acompanhamento nutricional e ginástica laboral. Para cuidar da mente, gestão e controle do estresse e Quick Massage são essenciais. Também é possível criar campanhas de vacinação, dar workshops e oficinas, trabalhar o Teatro Empresarial e muito mais. O importante é pensar no bem-estar dos colaboradores e em quais medidas tornam o ambiente de trabalho agradável.
As ações motivacionais nas empresas são essenciais para engajar os talentos e obter melhores resultados. Desde as simples até aquelas com foco no longo prazo, há muitas opções para trabalhar esse quesito tão necessário. Todas essas ações motivacionais nas empresas são importantes e conduzem a um aumento na produtividade. Contudo, elas não atingem os resultados esperados se as condições certas não estiverem disponíveis.
5.0. Ações Digitais
 O marketing digital utiliza várias ferramentas de comunicação e distribuição de informações, onde são executadas através de marcas, recursos para a promoção de produtos e outras ações. Essas ferramentas englobam as Mídias Sociais, a Internet, E-mail, e demais formatos que surgem ao longo dos tempos.
Com a evolução da tecnologia da informação e da comunicação. Especialmente a internet, o marketing evoluiu para o chamado marketing eletrônico, e – marketing ou marketing digital, conceito que expressa o conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos como a internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo da informação recebida (LIMEIRA, 2000, P.9).
 Segundo Fascioni (2007), tem-se a definição de marketing digital, como uma maneira de se fazer marketing por meio de ações de comunicação que as empresas utilizam com recursos digitais, podendo ser representados via Internet.
“À medida que o ritmo de mudança acelera, as empresas não podem mais confiar em suas antigas práticas de negócios para manter a prosperidade”.
Philip Kotler (2003)
 Conforme afirma Kotler, para que uma empresa seja bem-sucedida é precisa se manter atual no mercado, sabendo a importância de se renovar e acompanhar os processos tecnológicos. O mercado vem se atualizando a cada dia, por isso que as mudanças estão sendo cada vez mais rápidas.
 
 5.1. Eventos
 Por função de sua natureza, os eventos propocionar um enorme envolvimento do publico, bastante benéfico e conservar propositadamente o participante, como descreve De Simoni 1997,p. 70:
No instante de sua realização, o homem perde um pouco de sua individualidade e passam a ter dentro de si um ponto comum que é o próprio evento ou acontecimento. Deixamos de lado um pouco da nossa individualidade e agimos como homem massa, como multidão, participação da catarse que conduz a um consciente coletivo em que todos se identificam como massa consumidora(...) Os eventos e acontecimentos impõem-nos um comportamento e uma conduta que nos colocam em um estado particular de receptividade a facilitar a penetração da mensagem promocional.
O evento ou ocorrência dessa técnica promocional pela empresa é uma resolução estratégica utilizada como consequência de uma pesquisa de mercado, produto e concorrência e outros membros do mix do marketing.usualmente, a sua execução apropria-se, particularmente ou em grupo, os intuitos de preparar os consumidores, alcançar o público de importância da empresa e do produto, conectar uma marca ao evento ou atividade objetivando conceber uma imagem benéfica da organização no conceito publico, trazer atuais fornecedores, estimular turmas de vendas, e provocar os revendedores.
Em seguida da definição dos objetivosa empresa deve examinar, diligentemente, varias razoes que concorrem para garantir a conquista dos resultados esperados e diminuir a margem de ameaças ou perigos presentes no planeamento execução ou da participação de evento,adaptação, a relação de custo e beneficio, a recorrência e sequência,a parcela de público alcançado, a comunicação gerada no meio de comunicação, e o local de realização do evento (Costa e Talarico 1996,pp. 162–164). O modelo de evento selecionando deve estar apropriado as características do produto ou da marca, a colocação da marca e do produto exibido na comunicação com o mercado e ao público alvo.
Como todo o evento é curto e exibe um baixo resultado residual, ele deve haver um definido número de repetência para que a sua recorrência cause a criação da lembrança da marca ou do produto no público.o evento deve um grande número de pessoas para assegurar a conquista dos objetivos desejados, bem como a publicação nos noticiários com o apoio necessários para gerar retorno de comunicação para a organização e a marca vinculada.um decisivo fator a ser analisando é o local a onde ocorrera o evento, que deve, ser viável e refletir o mercado de interesse ambicionando os objetivos da empresa.
5.2. Campanhas de incentivos
Campanhas de incentivos podem ser ofertadas pela própria empresa, no intuito de promover a motivação da equipe e consequentemente o aumento da produtividade As campanhas podem ser das mais variadas possíveis, abaixo, trouxemos alguns exemplos de acordo com o quadro de classificações e campanhas de incentivos.
	Clases 
	Eventos
	
esportivos 
Artísticos e culturais
Sociais 
mercadológicos
Populares
Religiosos
Eventos diversos 
	Olimpíadas, Copa do Mundo, fórmulas de automóveis, campeonatos internacionais,
Nacionais.
Peças de teatro, shows de músicas clássicas ou popular, recitais e exposições de arte.
Coquetéis,jantares lancamentos de livros e filmes.
Lançamento de produto, inaugaração de empresas e de filiais, convenções de vendas, feiras, exposições e show-rooms.
Carnaval, micareta, festas juninas e rodeios.
Natal, Páscoa, Dia de reis, semana Santa.
Datas de comemoração das profissões, volta ás aulas,Dia dos Pais e Dia das Mães.
 As campanhas de incentivo podem ser de caráter individual ou coletivo, sendo a segunda, bem comum em time de vendas. 
 Essas ações não devem ser aplicadas de forma aleatória, é fundamental o cumprimento de algumas etapas que antecedem sua efetividade. 
 Como exemplo, a definição da temática da campanha, entendendo o público alvo para assim gerar um alto nível de engajamento entre os participantes, o planejamento das ações, o briefing que tornará clara todas as etapas envolvida na campanha, a definição dos participantes envolvidos, a presença de setores não envolvidos pode ser prejudicial no alcance dos resultados, os objetivos de curto e longo prazo, a comunicação aos participantes sobre o andamento da campanha, quer seja positiva ou negativamente os resultados devem ser apresentados, e a sustentação das ações independente das mutações externas, a campanha deve se manter firme para que não cause um efeito contrário ao esperado. 
6.0 Considerações finais
 Diante de toda construção apresentada, observamos a importância da empresa se comunicar com seus agentes de forma assertiva, buscando atender mutuamente as necessidades do público externo e da organização. 
 Essa, deve estar em sintonia com os objetivos estratégicos estabelecidos pela organização. 
 Concluímos, que se a empresa usar as ferramentas adequadas em suas ações de comunicação, terá maior probabilidade de lograr êxito e se estabelecer na preferência de seus consumidores, como consequência obterá também melhores resultados financeiros. 
7.0 Bibliografia
Blog Z ocprint., O que são matérias promocionais? Disponível em: http://blog.zocprint.com.br/o-que-sao-materiais-promocionais-conheca-os-principais/ Acesso em 09/06/2020.
Luzzi, LAS CASAS, A. Marketing de Serviços - Como criar valores e experiências positivas aos clientes. Grupo GEN, 06/2019.
Pinho, J.P. Título:Comunicação em markenting subtítulo. 9º edição .Campinas SP,Brasil: Papirus editora, 2008.
SendPulse, O que é promoção de vendas? <https://sendpulse.com/br/support/glossary/sales-promotion> Acesso em 09/06/2020

Continue navegando