Buscar

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV - AV2 2020.1 - online

Prévia do material em texto

1. É correto afirmar que o executado em processo de execução por quantia certa contra devedor solvente fundado em título executivo extrajucial somente pode ter bens penhorados após o decurso de 15 dias contados da juntada aos autos do mandado de citação válido?
R: Não, por se tratar de título extrajudicial o executado será citado e terá o prazo de 3 dias para pagamento voluntário a contar da data da citação, que também irá constar a ordem de penhora caso o executado não pague no prazo assinalado. Conforme dispõe o Art. 829 § 1º do NCPC.
2. É possível que o juiz, de ofício ou a requerimento das partes, majore ou reduza o valor da mula diária por descumprimento, ou mesmo modifique outras medidas coercitivas em prol do cumprimento ou resultado prático equivalente?
R: Sim, o magistrado poderá de ofício ou a requerimento das partes majorar ou reduzir o valor da multa. Conforme dispõe o art. 536, NCPC e no art. 537, §1º permite o juiz modificar a multa desde que seja suficiente e compatível com a obrigação.
3. Aponte ao menos 03 pontos de distinção entre o acesso à justiça de caráter individual e o acesso à justiça coletivo, com especial enfoque no rito da Ação Civil Pública (Lei 7347/85).
R: O processo coletivo visa efetivar os direitos coletivos em sentido lato, os quais são, em regra, de titularidade de todos os individuos da sociedade, e exigem, por isso técnicas para sua garantia e proteção. O acesso coletivo sendo patrocinado por representantes adequados facilita a ultrapassagem de barreiras eonómicas, socias
culturais existentes entre menbros de qualquer coletividade proporcionado ainda a concretização do efetivo acesso a justiça. Pode-se considerar vantagem do processo coletivo sobre o individual além da otimização de tempo gasto em ação judicial coletiva que alcança um grande nueve de jurisdicionados) a garantia do pnpo constitucional da isonomia e consequente segurança jurídica, visto que a solução de processo coletivo se pautar em fundamentação juridica uniforme
4. Quais os remédios processuais para os casos de fraude a credores e fraude à execução, respectivamente?
R: Ação Pauliana e Ação Anulatória respectivamente . Ação Pauliana contra fraude a credores e Ação Anulatória contra fraude à execução.
Ação pauliana consiste numa ação pessoal movida por credores com intenção de anular negócio jurídico feito por devedores insolventes com bens que seriam usados para pagamento da dívida numa ação de execução. 
Ação anulatória é a ação que pretende extinguir ato jurídico vicioso, tornando-o inválido.
5. É correto afirmar que o Sr. Oficial de Justiça pode arrestar bens do executado caso não o encontre para a citação em processo de execução por quanta certa contra devedor solvente?
R: Sim. Uma vez não encontrando o devedor, poderá o oficial de justiça arrestar bens do executado para garantir a execução. Conforme dispõe o art. 830 do NCPC/15.

Continue navegando