Buscar

educação inclusiva prova III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Em muitos países em desenvolvimento, deficiências são encaradas como algo vergonhoso, como uma maldição ou até mesmo uma punição de Deus. É comum pessoas esconderem familiares com deficiência em casa, impedindo-os de ter uma vida em sociedade. Ainda, devido à falta de estrutura destes países, pessoas com deficiência são altamente dependentes de suas famílias. Adultos que não são financeiramente independentes acabam normalmente marginalizados, reforçando o sentimento de vergonha e da noção de incapacidade. Descreva os problemas que podem ser desencadeados nas pessoas com deficiência quando são tratadas como incapazes de viver uma vida normal.
	Resposta Esperada:
*Muitas destas pessoas são mantidas em casa, por isso, não se tem muitos dados sobre. Mesmo quando não há vergonha, existe um senso comum de que pessoas com deficiência são incapazes de viver uma vida normal. *O problema começa porque a independência [financeira e social] é altamente valorizada, enquanto dependência é vista como algo bastante problemático. *Portanto, devido à falta de estrutura em países em desenvolvimento, pessoas com deficiência são altamente dependentes de suas famílias. *Adultos que não são financeiramente independentes acabam normalmente marginalizados, reforçando o sentimento de vergonha e da noção de incapacidade.
*Estas noções geram uma série de problemas. O primeiro é o impacto do preconceito na formação da personalidade de pessoas com deficiência. A vergonha da família acaba gerando um processo dialético, no qual a ideia de incapacidade (ou maldição) é internalizada pela pessoa. Tendo ouvido durante toda sua vida que são incapazes e um fardo aos familiares próximos, indivíduos com deficiência internalizam esse sentimento de inferioridade e, consequentemente, estão mais suscetíveis a problemas de baixa autoestima.
*O segundo problema é a ausência de políticas públicas específicas. Uma vez que há vergonha, não há incentivos da população para que o governo desenvolva programas sociais voltados a este grupo populacional. *O resultado é visto em indicadores sociais: dois terços das crianças que estão hoje fora da escola em países em desenvolvimento possuem alguma deficiência. A situação é ainda mais problemática para meninas, que precisam lidar também com o preconceito de gênero.
	2.
	A educação inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea, que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. A escola, nesta perspectiva, deverá oferecer qualidade à permanência dos alunos com necessidades específicas. Isto vale para a proposta pedagógica, equipamentos ou área física, direitos previstos na legislação vigente. Disserte sobre como a família pode agir para que estes direitos, de fato, aconteçam na escola e o que a escola, para ser inclusiva, deve oferecer a esses alunos.
	Resposta Esperada:
*Para que se possa construir uma sociedade inclusiva, é preciso antes de qualquer coisa, uma mudança no pensamento das pessoas e na estrutura da sociedade. Isso requer tempo e o que desencadeará essa mudança é a própria família, logo a sociedade. *A família e a escola devem formar uma equipe e ambas devem seguir os mesmos princípios com relação aos objetivos que desejam atingir. *Conhecer a deficiência da criança e os direitos que ela tem, é o primeiro passo para garantir a matrícula e as adaptações necessárias para a inclusão. *Na perspectiva inclusiva, a escola não tem alterações apenas em seu espaço físico, adaptado-o às pessoas com necessidades especiais, nem assegura sua matrícula, ou tem a presença de educandos especiais. *Sendo inclusiva, a escola deverá oferecer qualidade à permanência com êxito destes alunos; *mudança de comportamento da comunidade escolar e o reconhecimento do aluno deficiente como sujeito de direito igual a todos, capaz de traçar sua própria trajetória.