Buscar

Estudo Hematologia 1

Prévia do material em texto

Células Brancas: Agranulócitos (Não possuem grânulos) 
Monopoese: É a formação de monócitos. Permanecem 72h no sangue, depois vão para o tecido e viram macrófagos. Nos tecidos permanecem de 2 a 3 meses e não voltam mais para a circulação. São células apresentadores de Ag, células de defesa, respondem a à estímulos quimiotáticos. 
Cél. Tronco
Precursor Mielóide 
UFC-GEMM
UFC-GM
UFC-M
Monoblasto
Promonócito
Monócito
Célula grande, não tem diminuição de tamanho, basofílico, o núcleo vai se condensar um pouco e há perda de nucléolos.
Regulação: FSC-M
Linfopoese: É a formação de linfócitos. Atua em infecções virais. Produtores de anticorpos.
Linfócito B é célula de memória, produz imunoglobulina. É formado e amadurecido na m.o, é jogado no sangue já maduro. Ele vira plasmócito (forma ativa) quando é solicitado. 
Linfócito T induz formação de linfócito B, desencadeia a resposta imune. É formado na m.o, mas é jogado no sangue imaturo. Ele sai com metade do receptor TCR não sendo capaz de gerar resposta, por isso ele vai para os órgãos linfoides secundários (timo, baço, linfonodo) sofrer seleção positiva ou negativa. Lá serão apresentadas proteínas do próprio organismo, se ele reagir a elas é seleção negativa e ele será destruído, se não reagir é seleção positiva, ele receberá o resto do receptor TCR, vai receber o receptor TCD4 ou TCD8 podendo ir para o sangue pois já está maduro. 
Cél. Tronco
Precursor linfoide 
UFC-L
Linfoblasto ( Cél. Grande, núcleo grande, presença de nucléolos, citoplasma basófilo)
Pró-linfócito ( Citoplasma basófilo, ainda é imaturo)
Linfócito ( Cél. Menor, quase sem citoplasma, núcleo bem condensado, ocupando quase toda a cél.) 
(B – Resposta humoral, T- Resposta celular, CNK- Resposta citotóxica, grânulos com granzimas)
Regulação: Linfocinas, interleucinas, interferon, fator inibirdor da migração. 
Células Brancas: Granulócitos (Possuem grânulos) 
Divididos em neutrófilos, eosinófilos e basófilos. 
Granulopoese: Ocorre de 6 a 10 dias, por isso a m.o tem um estoque. 
Estimulantes: Fatores de crescimento( FSC-GM), monocinas, interleucinas, que vão se ligar aos receptores das células imaturas. Específico: FSC-GM (neutrófilo), FSC-EOS (eosinófilo), FSC-BAS (basófilo)
Inibidores: Ferritina, IFN.
Infecção: Nós possuímos células de defesa no sangue, se acontece uma infecção, o neutrófilo é responsável por combatê-la. As quimiocinas atraem os neutrófilos para o local da infecção, que vai rolando pelo sangue se lingando e desligandos às selectinas, até encontrar a integrina onde vai se ligar fortemente e vai ocorrer a diapedese. O neutrófilo sai do sangue periférico e vai para o local da infecção, com isso ocorre uma baixa de neutrófilo no sangue que vai fazer o estímulo indireto (equilíbrio) da m.o e ela entende que precisa produzir mais neutrófilo. O monócito vai produzir monocinas e o linfócito linfocinas que irão fazer o estímulo direto na m.o, ligando nos receptores das células imaturas para ocorrer a maturação. 
Cél. Tronco
Precursor mielóide 
UFC-GEMM
UFC-GM
UFC-G
Mieloblasto (Cél. grande, núcleo grande descondensado com presença de nucléolos)Pool Mitótico
Promielócito (Cél. grande com grânulos imaturos ou primários de coloração avermelhada)
Mielócito (Cél. menor com poucos grânulos avermelhados/imaturos, nucléolos) 
Metamielócito (Núcleo começando a invaginar)Pool Maturativo
Bastonete (Núcleo em forma de bastão, cél. imatura, acha até 5% no sangue)
Segmentado (Eosinófilo, Basófilo e neutrófio)
Diminuição do volume celular, núcleo descondensado que vai adquirir condensação até segmentar, perda de nucléolo (até mielócito), perda de grânulos imaturos, perda de basofilia citoplasmática. Grânulos 2 e 3 são funcionais, estão intimamente ligados a funcionalidade das células. 
Os grânulos coram diferentes, pois cada um rem uma proteína específica para o que ele faz.
Neutrófilo segmentado: Grânulos coram da mesma cor do citoplasma, núcleo com 2-5 lóbulos, exercem função de defesa do organismo contra os processos infecciosos.
Basófilo: Grânulos coram de azuis (contendo histamina,heparina), reações associadas a interação antígeno-anticorpo.
Eosinófilo segmentado: Grânulos coram de vermelho/ alaranjado, núcleo com 2-3 lóbulos, exercem função associada a reação alérgica e defesa de parasitas.
Alterações Morfológicas dos Leucócitos
São alterações de forma e/ou função dos leucócitos, tem caracter hereditário, podem ser por defeitos intrínsecos, congênitos ou extracelulares. Alteração pode estar no núcleo, no citoplasma, nos grânulos. 
Alterações citoplasmáticas: Granulações tóxicas, vacúolos citoplasmáticos, corpos de Dohle, anomalia de Chediak-Migashi e Alder-Reilly e bastonete de Auer. 
Indícios de uma infecção: Os neutrófilos nas primeiras 4h vão diminuir no sangue, que vai estimular a m.o (hiperproliferação medular), vai ter aumento da global de leucócitos (leucocitose), neutrofilia (aumento do número de leucócitos), aumento de bastonetes no sangue ( +5%, chama de desvio à esquerda), vai aparecer neutrófilos com granulações tóxicas ( grânulos imaturos, com coloração avermelhada) e vacúolos citoplasmáticos (são respostas da fagocitose no neutrófilo e no monócito, é o fagolisossomo), isso quer dizer que a célula está funcional, ela está reagindo.
Hiperproliferação Medular: Alteração morfológica das células, inclusões citoplasmáticas e presença de células imaturas no sangue periférico. 
Neutrófilos com granulações tóxicas: Quando a granulopoese é continuadamente exigida, há diminuição dos prazos de maturação das células precursoras, sendo assim, os neutrófilos chegam ao sangue periférico com granulações primárias
Vacúolos citoplasmático: Vacúolos citoplasmáticos ocorrem pela fusão de grânulos com vacúolo fagocítico e exocitose de material fagocitado e do conteúdo de conglomerados de lisossomos secundários.
Corpos de Dohle: São formados pelo empilhamento de retículo endoplasmático e grânulos de glicogênio. Vistos como inclusões citoplasmáticas azul-acinzentadas. É uma manchinha na lateral do neutrófilo, é difícil de visualizar, por isso é utilizado mais para achar síndrome mielodisplásica e a síndrome de May-Megglin, pois possuem menos parâmetros para se basearem do que uma infecção.
Anomalia de Cheadiak-Higashi: Leucócitos com granulações gigantes, decorrentes da coalescência de lisossomos, coloração que varia do cinza ao vermelho. Os neutrófilos são afuncionais, os grânulos se juntam e perdem a função de degranulação. Grânulos grandes, grosseiros. Crianças até 2 anos que não conseguem combater infecção e pessoas albinas.
Anomalia de Alder-Reilly: Defeito recessivo raro na granulação de neutrófilos, sem significância patológica. Grânulos roxo nos neutrófilos, semelhante as granulações tóxicas, porém bem mais abundantes. Essa anomalia não altera a função da célula, granulação mais grosseira e está em TODAS as células, cobre todo o citoplasma, quase não se vê o núcleo.
Anomia de May-Hegglin: Grânulos amorfos nos neutrófilos e outros leucócitos, se assemelham-se aos corpos de Dölher, trombocitopenia e plaquetas gigantes. Anomalia genética, ela traz uma alteração de coagulação sanguínea, altera função das plaquetas (plaquetopenia), plaquetas gigantes e neutrófilos com corpos de Dohle.
Bastonete de Auer: Inclusões citoplasmáticas, presentes em mieloblastos e monoblastos, de cor vermelho-púrpura em forma de bastão, corresponde ao alinhamento de grânulos primários. Presente nos mieloblastos e promielócitos, é a junção dos grânulos imaturos que formam um bastãozinho, uma agulhinha. Só em leucemia mielóide aguda.
Alterações nucleares: Hipersegmentação nuclear e anomalia de Pelger-Huet.
Hipersegmentação nuclear: Alteração na maturação celular por várias causas, deficiência de vitamina B12, de ácido fólico ou após uso de citotóxicos que interferem na síntese de DNA, presença de neutrófilos com 5 ou mais lóbulos. Deficiência de vitamina B12 e Folato, neutrófilo com mais de 5 lóbulos. Mais de 5 neutrófilos hipersegmentados tem que relatar.
Anomalia de Pelger-Huet: É um defeito genético autossômicodominante, sem significado patológico, da segmentação de neutrófilos, com presença apenas de bastonetes e bisegmentados. Síndrome genética, não está ligada à alteração funcional, praticamente todos os neutrófilos vão estar bilobulado ou em forma de bastão.
Alterações Imaturidade Celular: Linfócitos Reativos, Plasmócitos, Desvio à esquerda
Linfócito Reativo: Alteração da morfologia dos linfócitos com aumento de tamanho e basofilia citoplasmática em decorrência a infecção viral e outros estímulos imunológicos. Ele está reagindo à um vírus, célula grande, núcleo descondensado, bordas basofílicas, região mais clara onde produz Ig. 
Plasmócito: Linfócito B ativo, produz Ig (parte mais clara) quando o corpo necessita.
Desvio à esquerda: Definido pelo número neutrófilos imaturos bastonetes maior que 6% do número total de neutrófilos.
Reação Leucemóide: O corpo diante de um Ag, bactéria, vírus, produz uma resposta imune exacerbada, ele simula um quadro de leucemia. Aumento da global de leucócitos, m.o está hiperproliferativa, desvio à esquerda até mieloblasto. Neutrofílica: Aumento de neutrófilo e neutrófilo reativo. Linfocítica: Aumento de linfócito e linfócito reativo.
Pancitopenia: Redução de hm, leucócitos e plaquetas. 
Alterações quantitativas dos Leucócitos
Leucocitose: Aumento dos leucócitos no sangue periférico
Leucopenia: Diminuição dos leucócitos no sangue periférico
Neutrofilia: Aumento dos neutrófilos no sangue. Fisiológica (Gravidez), Patológicas (resposta à infecção e/ou à inflamação).
Neutropenia: Diminuição dos neutrófilos no sangue. Falência medular, excesso de destruição no sangue e/ou nos tecidos.
Eosinofilia: Aumento de eosinófilo no sangue.
Eosinopenia: Diminuição de eosinófilo no sangue. Presença de ACTH: inibem liberação de eosinófilos da M.O. para o sangue Infecções bacterianas agudas, doses farmacológicas de corticoides. 
Olhar o resto das alterações quantitativas no slide, pois EU CANSEI.

Continue navegando