Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Orçamento Empresaria

Prévia do material em texto

1.
	Em uma empresa, há diversas fontes de recursos e etapas da produção que influenciam no seu resultado econômico e financeiro. Há também outras influências que determinam aspectos favoráveis e desfavoráveis nesses resultados. Quanto a esses aspectos, disserte sobre a influência dos aspectos internos e externos nas atividades da empresa.
	Resposta Esperada:
O profissional contratado para o gerenciamento das informações para a empresa precisa estar atento, pois diversos fatores externos podem influenciar as atividades operacionais da empresa (como o governo, a logística, o câmbio etc.). Ao mesmo tempo que isso ocorre, a empresa também sofre influências internas, como o absenteísmo, o estoque, a falta de caixa, e o gestor deverá sempre estar atento para evitar que esses fatores prejudiquem o resultado da empresa.
	2.
	Análise do fluxo de caixa pelo método indireto está dividida em diversas partes como o Caixa Bruta de Caixa, Acréscimo de Fontes Operacionais, Acréscimo de Aplicações Operacionais e também o Caixa Gerado e Utilizado nas Operações. O que se entende quando o Caixa Gerado e Utilizado nas Operações apresenta resultado positivo ou negativo, e o quê fazer desses resultados apurados?
	Resposta Esperada:
No Caixa Gerado e Utilizado nas Operações, caso o valor esteja positivo, significa que a empresa conseguiu gerar caixa conforme as suas atividades de cobranças dos clientes, ou consequentemente a redução do pagamento dos fornecedores, salários dos funcionários, em decorrência da redução dos gastos que a empresa planejou. E esses saldos positivos podem ser aplicados no mercado financeiro ou na ampliação da própria empresa. Caso o saldo esteja negativo, significa que a empresa não foi suficientemente eficaz na área de cobrança dos seus clientes, ou o resultado das vendas ficou aquém do desejado, ou a empresa necessitou realizar muitos desembolsos com fornecedores ou salários (rescisões contratuais, novas contratações). Nesse caso, a empresa necessitará recompor o seu caixa com novos empréstimos ou aumento do capital social (medidas de curto prazo) e a longo prazo o gestor deverá planejar redução de custos ou investimentos.

Continue navegando