Buscar

fund_ger_projetos

Prévia do material em texto

Atividade individual
Matriz de análise
	Disciplina: Fundamentos em Gerenciamento de Projetos
	Módulo: 6
	Aluno: 
	Turma: 
	Tarefa: análise do caso da empresa CCC sob a ótica da gestão de projetos
	Introdução
	
Esse trabalho tem como objetivo a avaliação do caso da empresa fictícia CCC, com no texto exposto no modulo 6 do conteúdo da disciplina Fundamentos em Gerenciamentos de Projetos. Conforme apresentado no material, o gerenciamento de projetos é uma disciplina de extrema importância para o sucesso das organizações. Com alinhamento correto do portfólio de projetos à estratégia da empresa, as chances de conseguir alcançar os objetivos estratégicos de forma eficiente, assertiva e produtiva são mais prováveis. No caso exposto, a CCC é reconhecida nacionalmente como empresa de sucesso no âmbito nacional do setor de moda varejo. Assim a CCC deseja promover um evento cultural de música anos 80, visando maior engajamento de seu público e clientes e gerar maior exposição da marca.
	Desenvolvimento – análise do caso da empresa CCC sob a ótica da gestão de projetos
	
No texto caso apresentado, nota-se a necessidade de a CCC desenvolver projetos culturais que promovam a marca, desta forma decidiu-se organizar um grande evento de música com a temática dos anos 80. Observa-se claramente que o evento pode ser considerado um projeto, haja vista que o mesmo possui as características de singularidade, um show temático dos anos 80, foi concebido através de uma necessidade específica da empresa, maior exposição da marca, e possui prazo e orçamento definidos. Ainda vale ressaltar que aparentemente o projeto está dentro de um programa de âmbito nacional para promoção da marca. “CCC... criou, no ano passado, um programa de âmbito nacional a fim de patrocinar eventos culturais que fortaleçam a sua marca...”. A CCC ainda adquiriu a empresa DT Produções, que deve ser a gerenciadora, produtora e executora dos projetos desse tipo para a CCC. O evento ainda deve ser entregue de forma progressiva e em fases de iniciação, planejamento, e execução; como a mobilização de equipes de limpeza, atendimento, distribuição de convites divulgação etc. Alem da desmobilização de toda estrutura ao final do evento. O que claramente remetem à algumas das principais características do gerenciamento de projetos; iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. (https://www.oficinadanet.com.br/post/14645-guia-pmbok-ciclo-de-vida)
Analise das estruturas organizacionais
A CCC, de acordo com o descrito no enunciado, tem uma estrutura organizacional do tipo funcional, com processos mais tradicionais e linhas de hierarquia em seus departamentos bem definidos e autônomos, como por exemplo, finanças, marketing, produção e vendas. (E-book FGV, Fundamentos em Gerenciamento de Projetos, 2014).
A DT Produções diferentemente da CCC é uma empresa de estrutura projetizada, onde toda estrutura da empresa é direcionada para projetos. Os recursos são mobilizados de acordo com as demandas de cada projeto e ficam sob o controle do gerente de projeto até o encerramento de cada projeto (E-book FGV, Fundamentos em Gerenciamento de Projetos, 2014).
Os processos do evento sob a ótica da gestão de projetos
Iniciação, o texto caso sugere que o termo de abertura do projeto (TAP) se deu algum momento entre o sponsor(patrocinador), gestor da área de marketing da CCC e o gestor da empresa DT produções executora do projeto, que, por conseguinte, suponho, convocado as partes envolvidas no projeto para uma reunião de abertura. As partes interessadas (stakeholders) nesta fase são o departamento de marketing da CCC, o departamento de produção da DT Produções, fornecedores e o gestor do projeto.
Planejamento, nesta fase o gerente do projeto deve ter criado o plano do projeto, que é o documento que deve orientar como deve ser a execução do projeto, alem da definição do escopo onde, por exemplo, devem estar definidos quais e quantos artistas serão contratados, qual duração do evento, quantidade de pessoas etc.
Execução, fase de execução põe-se em pratica o que foi definido nas fases anteriores, que no caso do evento encomendado pela CCC e produzido pela DT Produções é um evento de música dos anos 80 com grande exposição da marca CCC, contratação de empresas de fast food para área de alimentação, segurança, treinamento, limpeza etc.
Monitoramento e Controle, nessa fase o gerente do projeto deve monitorar através do cronograma e o plano de projeto se tudo esta ocorrendo conforme o planejado. Os shows começando e terminando no horário combinado, se todos os fornecedores presentes, qualidade do som e cenário, acesso ao local, segurança. Alem disso o gerente do projeto deve capturar essas informações para gerar relatórios sobre o projeto e posteriormente informar às partes interessadas do projeto.
 Encerramento, nessa fase a DT produções deve elaborar um parecer que valide encerramento do projeto e a entrega ou não de todas as especificações do escopo projeto. Também termo de aceite para que o cliente, a CCC, avalie e aprove a execução do projeto. Outra parte importante durante o encerramento seria a criação de um documento contendo as lições aprendidas durante o projeto, para utilização em futuros projetos.
	Considerações finais 
	Com base no enunciado ficou evidente que a empresa CCC é uma empresa tradicional, familiar de origem Italiana, que sua estrutura organizacional é funcional com departamentos e hierarquia bem definidos. Enquanto que a DT Produções dado sua característica principal que é produção de eventos, é uma empresa projetizada onde os recursos são mobilizados e planejados de acordo com cada projeto.
	Referências bibliográficas
	E-book FGV, Fundamentos em Gerenciamento de Projetos, 2014
https://www.oficinadanet.com.br/post/14645-guia-pmbok-ciclo-de-vida
1
3

Continue navegando