Buscar

RESUMO PPP3 CUSTOS

Prévia do material em texto

RESUMO PPP3 CUSTOS
1. Pergunta 1
	
	
	
	Leia com atenção o excerto a seguir:
“O cálculo do giro dos estoques, conhecido também como rotação, é extremamente importante para a avaliação da gestão financeira na medida em que fornece o número de vezes em que os recursos foram renovados em certo período de tempo. Nesses termos, o que se observa é que estoques com baixa rotação representam fundos ociosos enquanto uma alta rotação significa otimização dos recursos investidos”.
FONSECA, J. Administração Financeira e Orçamentária. Curitiba: IESDE, 2009. p. 99.
 
Assim, o giro do estoque representa como se dá a dinâmica de saídas e entradas do estoque. Diante disso, suponha as seguintes informações sobre uma concessionária:
 
Automóveis vendidos no ano: 1.600
Estoque no início do ano: 90
Estoque no final do ano: 70
 
Considerando os conteúdos ministrados no texto-base, é correto afirmar que o estoque girou:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
20 vezes durante o ano.
	
	
	
1. Pergunta 2
	
	
	
	“[...] representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas através de suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos. Por isso, alguns profissionais chamam de fluxo de caixa operacional. Corresponde a [...] lucro antes dos juros, imposto, depreciação e amortização”.
JUNIOR, I. et al. Plano de negócios integrado: guia prático de elaboração. Rio de Janeiro: FGV, 2015. p. 82.
 
O enunciado discorre sobre um dos indicadores financeiros utilizados para avaliar a geração de caixa operacional, pois ele ignora os fatores que não têm relação com o fluxo de caixa da empresa. Considerando as informações sobre o indicador e o texto-base, é correto afirmar que esse indicador é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
EBITDA.
	
	
	
1. Pergunta 3
	
	
	
	“Trata-se, por exemplo, dos estoques, do caixa, das aplicações financeiras de curto prazo, das duplicatas a receber, das contas a pagar e assim sucessivamente. Note que essas contas [...] estão relacionadas ao ciclo operacional, ao ciclo financeiro e ao ciclo econômico da empresa que possibilitam, quando bem administrados, alcançar bons resultados sob o ponto de vista econômico e financeiro”.
FONSECA, J. Administração financeira e orçamentária. Curitiba: IESDE Brasil, 2009. p. 37.
 
O trecho anterior discorre sobre os fluxos da empresa devido aos movimentos em contas específicas da empresa. Assim sendo, observe os fluxos a seguir e os relacione à respectiva conta existente nos demonstrativos das empresas.
 
1. Fluxo operacional.
2. Fluxo de investimentos.
3. Fluxo de financiamentos.
 
(  ) Aquisição de imobilizado.
(  ) Fornecedores.
(  ) Distribuição de dividendos.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
2, 1, 3
	
	
	
1. Pergunta 4
	
	
	
	Analise atentamente o trecho a seguir:
“No fim da década de 1990, os preços das ações de algumas empresas da internet – em particular aquelas com nenhum ou pouco lucro – vendiam a níveis que resultaram em índices preço-lucro altíssimos, quase sem precedentes. Muitos críticos avisaram que esses índices preço-lucro eram insustentáveis a longo prazo – e estavam certos. Os preços das ações de quase todas as empresas da internet caíram depois”.
GARRISON, R; NOREEN, E; BREWER, P. Contabilidade Gerencial. 14. ed. São Paulo: AMGH, 2013. p. 681.
 
O trecho anterior discorre sobre o comportamento do índice preço-lucro antes de uma queda dos preços no mercado acionário. Conforme as informações apresentadas no trecho e considerando os conteúdos estudados no texto-base, sobre os índices preço-lucro antes da queda dos preços das ações em 1990 é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
a lucratividade por ação era muito menor do que a avaliação do mercado.
	
	
	
1. Pergunta 5
	
	
	
	“A Demonstração do Resultado do Exercício apresenta, de forma resumida, as operações realizadas pela empresa, durante o exercício social [...]. A demonstração do resultado do exercício tem como objetivo fornecer aos usuários das demonstrações contábeis da empresa os dados básicos e essenciais à análise da formação do resultado do exercício”.
SANTOS, F. Contabilidade Básica. São Paulo: Clube de Autores, 2007. p. 105.
 
Conforme o exposto pelo autor, a demonstração do resultado do exercício (DRE) permite aos usuários analisarem o resultado das operações da empresa. Segundo o texto-base, uma das informações expostas pela DRE é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
o lucro líquido.
1. PPergunta 6
	
	
	
	“Grau de alavancagem operacional é a medida da extensão da utilização dos custos e despesas fixas dentro da empresa. É um indicador que mede o potencial da possibilidade da alavancagem operacional. [...] O fenômeno da alavancagem evidencia-se quando há o aumento de volume. Dado um aumento de volume, quanto maior o grau de alavancagem operacional, maior será a variação do lucro operacional”.
PADOVEZE, C. Contabilidade Gerencial. Curitiba: IESDE, 2012. p. 131.
 
O autor descreve o grau de alavancagem operacional e a relação dele com o lucro operacional da empresa. Considerando o conteúdo do texto-base sobre isso, é correto afirmar que o grau de alavancagem operacional é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
o aumento dos lucros segundo o aumento das vendas.
	
	
	
	
	
	
1. Pergunta 7
	
	
	
	Leia atentamente o trecho a seguir.
“É fundamental ao gestor financeiro [...] compreender e saber como analisar adequadamente os relatórios produzidos pela contabilidade: Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultado do Exercício. As informações contidas nestes relatórios são fundamentais para se construir medidas relativas, representadas por índices, cuja análise permite avaliar o desempenho financeiro da organização. Os índices financeiros [...] podem ser classificados em quatro categorias: liquidez, atividade, endividamento e rentabilidade”.
SILVA, R. Gestão financeira das Instituições Esportivas. In: MATTAR, F. N.; MATTAR, M. F.; MEGALE, C. Gestão de negócios esportivos. Rio de Janeiro: Campus, 2013. p. 234.
 
Conforme exposto anteriormente, há diversas classificações de índices que objetivam atender a diferentes critérios de análise, sendo que essas categorizações são adotadas durante o processo de avaliação do desempenho financeiro da empresa. O texto-base apresenta algumas dessas classificações, sendo assim, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Os índices de liquidez medem a capacidade de honrar com as obrigações de curto prazo. 
II. Os índices de atividade consideram a capacidade de a empresa realizar o pagamento de juros.
III. Os índices de rentabilidade consideram o tamanho do resultado da empresa.  
IV. Os índices de liquidez consideram o ciclo de produção da empresa, medindo a eficiência da gestão.
V. O índices de endividamento geral é construído baseando-se na diferença entre o endividamento de curto e longo prazos.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
apenas as afirmativas I e III.
1. PPergunta 8
	
	
	
	Analise atentamente o trecho a seguir:
“Os indicadores de atividade buscam traduzir as principais operações do giro da empresa em números médios que possam ser comparados ao longo do tempo e com padrões preestabelecidos pela própria empresa. Geralmente são indicadores de extrema utilidade, pois são focados no dia a dia da empresa e podem (e devem) ser trabalhados também de forma analítica por unidades de negócio, por fábricas, por estoques etc. Podem ser apresentados de duas formas: no conceito de giro e no conceito de prazos”.
PADOVEZE, C. Contabilidade Gerencial. Curitiba: IESDE, 2012. p. 165.
 
Os indicadores de atividade são formas de simplificar as informações para a análise da empresa, o que os tornam fundamentais para a gestão da organização. Em relação a esse tema, analise os indicadores a seguir e os relacione às formulas corretas.
 
1. Giro do ativo permanente.
2. Prazo médio de pagamento.
3. Giro do ativo total.
4. Prazo médio derecebimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	Resposta Selecionada:
	e. 
2, 4, 3, 1.
1. 
1. PPergunta 9
	
	
	
	Leia atentamente o seguinte excerto:
“Esse índice mostra a participação do capital próprio no total das dívidas de longo prazo da empresa. Um índice maior que 1 pode revelar uma dependência em relação ao capital de terceiros. Geralmente as indústrias necessitam de uma maior quantidade de recursos próprios para financiar suas imobilizações em instalações industriais, contudo, uma empresa comercial, com maior participação do capital de giro no ativo total, normalmente opera com uma parcela menor de capital próprio”.
SANTOS, M. Finanças: Fundamentos E Processos. Curitiba: IESDE, 2009. p. 42.
 
O excerto anterior discorre sobre um dos índices de endividamento utilizados para avaliar a empresa. Considerando a definição apresentada pelo trecho e os conteúdos trabalhados no texto-base, assinale o índice descrito anteriormente.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Índice exigível a longo prazo/patrimônio líquido.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
1. Pergunta 10
	
	
	
	Leia com atenção o excerto a seguir:
“No Brasil, é muito onerosa a utilização de dívida para equilibrar as contas circulantes. As empresas devem dimensionar seu capital de giro para não necessitarem de financiamentos de curto prazo. No longo prazo, a utilização de recursos de terceiros para financiar a atividade da empresa representa uma alavanca que tanto pode elevar os ganhos quanto as perdas”.
RÊGO, R. et al. Viabilidade econômico-financeira de projetos. Rio de Janeiro: FGV, 2013. p. 46.
 
Os autores discorrem sobre a utilização da dívida da empresa e afirmam que elas devem dimensionar o seu capital de giro para não necessitarem de financiamentos de curto prazo. Assim sendo, é correto afirmar que, para que a empresa tenha um bom dimensionamento do capital de giro líquido, ela deve:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
apresentar um ativo circulante maior do que o passivo circulante.
	
	
	
1. Pergunta 11
	
	
	
	“Balanço Patrimonial – 1) Demonstração que detalha e expressa (pelo custo) as inversões de uma instituição num determinado momento e as fontes de financiamento (recursos próprios e recursos de terceiros) que deram origem a tais aplicações, de maneira a expressar a situação estática dos seus bens, direitos e obrigações. 2) Demonstrativo contábil do ativo, do passivo e do patrimônio líquido de uma empresa. Tem como objetivo demonstrar a situação econômico-financeira da empresa, segundo as normas contábeis”.
FULGENCIO, P. Glossário – Vade Mecum. Rio de Janeiro: MAUAD, 2007. p. 79.
 
Conforme o trecho anterior, o Balanço Patrimonial apresenta informações financeiras sobre a empresa que orientam a tomada de decisão. Diante disso, analise atentamente as afirmativas sobre as informações fornecidas por esse demonstrativo.
 
I. O balanço patrimonial é um grupo de contas que representam os recursos de longo prazo da empresa, como edifícios e veículos. Por isso o termo “patrimonial”.
II. O ativo circulante é uma demonstração financeira que representa os ganhos da empresa em um período de tempo.
III. O ativo não circulante é um grupo de ativos que demoram a serem convertidos em dinheiro.
IV. O   passivo não circulante contém as obrigações de longo prazo, cuja captação tem prazo superior a um ano.
V. Os salários são considerados no passivo circulante, pois são dívidas com vencimentos em um ano ou menos.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. apenas as afirmativas III, IV e V.
	
	
	
1. Pergunta 12
	
	
	
	“O grau de alavancagem financeira (GAF) mostra a importância das despesas financeiras para a empresa. Um grau alto é ruim para a empresa, já um baixo grau de alavancagem é bom. Na prática empresarial, isso significa que se o GAF for alto, as despesas financeiras são muito grandes em relação aos resultados das operações produtivas da empresa”.
ZEIDAN, R. Administração financeira de curto prazo. Rio de Janeiro: FGV, 2014. p. 82.
 
O autor descreve o grau de alavancagem financeira (GAF) e a importância dele para a empresa. Considerando o excerto e o conteúdo do texto-base, é correto afirmar que a GAF representa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
as variações no lucro líquido em decorrência de variações no lucro operacional.

Continue navegando