Buscar

Documento (2) (1)valendo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os microplásticos e a teia alimentar oceânica.
Os microplásticos podem ser encontrados em forma de fragmentos, fibra e grânulos. Em virtude de seu pequeno tamanho, esses plásticos atingem a base da cadeia alimentar, afetando toda a fauna aquática.
Como no ambiente marinho existem hidrocarbonetos, metais pesados..., os microplásticos causam efeitos tóxicos nas células dos seres vivos marinhos que ingerem essas partículas. Além dos efeitos físicos, como a possível obstrução do trato digestivo de organismos menores, preocupam os cientistas os efeitos químicos das micropartículas ingeridas ou inaladas por humanos e animais. A ingestão de plástico pode gerar bloqueio intestinal ou úlcera no estômago dos organismos vivos, reduzindo a absorção de nutrientes, além de provocar uma falsa sensação de saciedade e alterações hormonais prejudiciais a reprodução dos animais.
Em decorrência da preservação ambiental e de seres vivos marinhos, já existe um consenso entre os países do planeta sobre a necessidade de implementar e aplicar formas de reduzir o descarte de plásticos no ambiente aquático.
Para proteger o meio ambiente, os cientistas recomendam que a poluição por microplásticos seja reduzida em 96%. É interessante que se reduza significativamente o uso de plásticos descartáveis, canudos, pratos....

Continue navegando