Buscar

RELATÓRIOPRÁTICASEAD_ANATOMIA HUMANA - aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 2
	
	
	DATA:
09/11/2019
VERSÃO:01
Sucesso! Seu envio aparece nesta página. O número da confirmação do envio é 366ad0ec-bc53-42a5-8401-9b6b7d3718c3. Copie e salve este número como prova de seu envio. Veja todos os seus comprovantes de envio em Minhas notas.
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA – Aula 2
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: JOANICE ALVES FERREIRA BATISTA
	MATRÍCULA: 04055334
	CURSO: FARMÁCIA 
	POLO: UNAMA ALCINDO CACELA
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): RÔMULO MAGALHÃES
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
	TEMA DE AULA: SISTEMA REPRODUTOR 
RELATÓRIO:
1. Identificar as estruturas anatômicas do sistema reprodutor Feminino e Masculino, relacionando com as suas funções.
Sistema reprodutor feminino:
Os órgãos internos estão no interior da pelve e consistem dos ovários, Tubas uterinas ou ovidutos, útero e vagina.
Os Órgãos Externos são superficiais ao diafragma urogenital e acham-se abaixo do arco púbico. Compreendem o monte do púbis, os lábios maiores e menores do pudendo, o clitóris, o bulbo do vestíbulo e as glândulas vestibulares maiores. Estas estruturas formam a vulva ou pudendo feminino. As glândulas mamárias também são consideradas parte do sistema genital feminino.
Ovogênese: origem dos óvulos 
Serão apenas 3 fases na ovogênese. Na primeira fase, a germinativa, serão formadas as ovogônias. E nessa multiplicação das ovogônias o processo sempre é mitótico. Diferente dos homens, as mulheres já nascem com todas essas células formadas no útero. Quando a ovogônia cresce de tamanho está na fase de crescimento, passa a ser chamada de ovócito I ou primário. A partir do ovócito primário vai ocorrer o processo de Meiose I, ou seja, serão formadas duas células, uma com 23 cromossomos, metade da carga cromossômica, e outra chamada de primeiro corpúsculo polar. Esta fase é chamada de maturação e gera o ovócito II. Nela percebe-se que o processo é diferente em relação à espermatogênese, pois na ovogênese surgirá, da Meiose I, uma célula ativa (que gera uma ativa e uma inativa) e a outra será inativa (chamada de corpúsculo polar e que gerará outras duas células inativas). Por este motivo existe apenas um óvulo com resultado do processo de ovogênese. 
Ambos os processos de formação das células gaméticas, feminino e masculino, se dão principalmente por meiose. Ou seja, de uma célula de origem se formarão 4 ao final do processo, com a metade da carga cromossômica da célula inicial.
Sistema reprodutor masculino: 
Os órgãos do sistema genital masculino são os testículos (gônadas masculinas), um sistema de ductos (ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra), as glândulas sexuais acessórias (próstata, glândula bulbouretral e vesículas seminais) e diversas estruturas de suporte, incluindo o escroto e o pênis. Os testículos (gônadas masculinas) produzem esperma e secretam hormônios (testosterona). O sistema de ductos transporta e armazena esperma, auxiliando na maturação e o conduz para o exterior. O sêmen contém esperma mais as secreções das glândulas sexuais acessórias.
Espermatogênese: origem dos espermatozoides.
Na primeira fase, a germinativa (espermatogônia), aparecerá a célula que chamamos de espermatogônia. Elas começam a ocorrer quando os meninos entram na puberdade e se relacionam com hormônios masculinos para serem ativadas. Quando isto ocorre elas começam a se multiplicar e a entrar na fase de crescimento (espermatócito I ou primário), em que a célula apenas aumente de tamanho. Em seguida, ocorre a Meiose I, onde uma célula de 46 cromossomos se dividirá em duas com 23 cromossomos cada. Prontas as duas células, a próxima fase que ocorrerá é a maturação (espermatócito II ou secundário), que acontece mediante a Meiose II, mantendo a carga cromossômica de 23 em cada uma das 4 células espermátides ou espermatogônias todas ativas. Para encerrar o processo, a parte final se caracteriza por composição de morfologia apenas, pois é nela que o espermatozoide adquire o formato que conhecemos com a cabeça, cauda ou flagelo. Esta última fase é chamada de espermiogênese. 
		TEMA DE AULA: SISTEMA RESPIRATÓRIO
RELATÓRIO:
1. 1. Identificar as estruturas anatômicas respiratórias abordadas em aula, relacionando-as com suas posições funções.
O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas entre o organismo dos animais e o meio ambiente, ou seja, a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular. Nos vertebrados terrestres, o sistema respiratório é fundamentalmente formado por dois pulmões.
Compõem o sistema respiratório o par de pulmões e vários ductos por onde o ar circula, como as cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Ao inspirarmos o ar, ele entra pelas nossas narinas chegando até às cavidades nasais.
		TEMA DE AULA: SISTEMA URINÁRIO 
RELATÓRIO:
1. Identificar as estruturas anatômicas do sistema urinário Feminino e Masculino, relacionando com as suas funções. 
		Chamado de sistema urinário ou excretor esse sistema é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra e tem as funções de: filtrar o sangue para eliminar substancias tóxicas, excreção da urina, reabsorção de agua e de sias minerais, homeostática (controle da pressão sanguínea, osmolaridade tecidual, ph plasmático, entre outras), endócrina (produz a eritropoietina, que controla a produção de hemácias pela medula óssea). 
			TEMA DE AULA: TELENCÉFALO, DIENCÉFALO E CEREBELO 
RELATÓRIO:
	1. Identificar estruturas anatômicas do Telencéfalo, Diencéfalo e Cerebelo e relacionando-as com suas funções, localizações e posições. 
Todos estes elementos referidos na questão são parte do sistema nervoso.
Telencéfalo: acima do diencéfalo está localizado o Telencéfalo. É a porção que ocupa a maior parte de nossa cavidade craniana. Sua superfície é formada por vários giros e sulcos com seus respectivos nomes e localizações determinadas. Essa região compreende também a parte que é conhecida como região do córtex cerebral. 
 
Diencéfalo: É a parte caudal do cérebro anterior, que ocupa a região central do cérebro. O diencéfalo refere-se à dualidade do cérebro. Epitálamo, Tálamo, Subtálamo, Metatálamo, Hipotálamo, Glândula hipófise são suas partes. Cada um dos componentes do diencéfalo possui funções especializadas que se integram para a vida. O diencéfalo age como um centro primário para o processamento de informações sensoriais e controle autonômico. A abundância de caminhos comunicantes entre essas estruturas e outras partes do corpo torna o diencéfalo uma área funcionalmente diversa. Algumas dessas conexões incluem caminhos para o sistema límbico (sítio da memória e emoções), núcleos da base (coordenação motora), bem como áreas sensitivas primárias, como auditiva ou visual.
Cerebelo: significa pequeno cérebro, ele é um elemento do encéfalo e é o responsável pela manutenção do equilíbrio, pelo controle dos tônus muscular, dos movimentos voluntários e aprendizagem motora.
	
	
			TEMA DE AULA: TRONCO E ENCÉFALO 
RELATÓRIO:
1. Identificar as partes do tronco encefálico e suas respectivas funções. 
		Tronco encefálico possui substancia branca (que recebem e enviam informações motoras e sensitivas para o cérebro e a partir do cérebro) e substância cinzenta (onde se verificam os núcleos, que entre outras funções irá controlar a pressão sanguínea). Outra função é regular a atenção, o estado de alerta consciente, a respiração e a temperatura corporal.

Continue navegando