Buscar

APS AQ0247

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Inovações radicais criam mercados? Justifique.
R: Inovações radicais criam sim mercados, pois, como dito no texto, estas se dão partir da criação de novos conhecimentos e na comercialização de ideias ou produtos totalmente novos. Segundo a pesquisa feita, a inovação radical está focada nos tipos de comportamento organizacional e em estruturas que explicam e preveem a comercialização de ideias inovadoras.
Quais inovações radicais você destaca (empresa e produto) nas áreas de: telecomunicação, mídia e automotiva? Explique.
R: No setor de mídia, podemos destacar a evolução das gravadoras que saíram do LP para fitas cassetes e em seguidas para o CD.
No setor de telecomunicação, uma grande inovação radical foi a criação de redes Wi-Fi que substituem o cabeamento para utilizar a internet.
No setor automotivo podemos usar o exemplo dos carros elétricos.
Assim como a NETFLIX que demorou para se tornar um modelo disruptivo quais outras empresas vivenciaram essa transição? Exemplifique duas.
R: Outros dois exemplos de modelo disruptivo que podemos usar são Uber e Airbnb. Ambas se enquadram em mercados já existentes (transporte e hospedagem), atuam como prestadores de um serviço já existente e o que elas oferecem na verdade é a praticidade e baixo custo. A Uber conecta o usuário a um de seus motoristas enquanto o Airbnb conecta o usuário a uma hospedagem. Um detalhe é que nenhum dos dois possuem o produto em sim, a Uber não possui nenhum carro e o Airbnb não possui nenhuma hospedagem, ambos são pontes entre usuário e motorista/hospedeiro.
No Brasil exemplifique uma empresa que na sua opinião no ano correte apresentará produtos radicais e disruptivos. Justifique.
R: Uma empresa que pode apresentar produtos radicais e disruptivos no Brasil é a Stone que se inseriu no mercado como meio de pagamento (maquininha de cartão) de formas mais práticas e baratas, e depois abriu uma frente de contas bancárias, além de oferecer diversas ferramentas para o e-commerce.

Continue navegando