Buscar

saude coletiva trabalho

Prévia do material em texto

Aluna:Heloisa Fernandes Ribeiro 
Curso: Fisioterapia (N)
1. O que é a Saúde Coletiva?
a) ( ) É uma disciplina que tem como objeto de estudo promover a saúde e prevenir doenças erradicando-as por meio da higiene do ambiente.
b) (X) É uma disciplina que tem como objeto de estudo a promoção de saúde e prevenção de agravos por meio de estudos sobre os riscos de doenças presentes no nível da coletividade.
c) ( ) É um campo de saberes e práticas que tem como objeto de estudo a saúde, entendendo a situação de saúde como um processo social, relacionado à estrutura da sociedade.
d) ( ) É uma disciplina que se caracteriza por ter práticas multiprofissionais e que tem como objeto de estudo a prevenção da doença.
e) ( ) É um campo de saberes e práticas que tem caráter multiprofissional e tem como objeto de estudo a saúde e prevenção de agravos por meio da higiene e fiscalização ambiental
2. Qual é a diferenciação da Saúde Coletiva e da Saúde Pública?
a) ( ) Uma utiliza meios e recursos do governo e a outra não.
b) ( ) Enfoque utilizado no trabalho dos agentes de saúde e ao objeto de estudo. 
c) ( ) Meios e abordagens utilizadas nas práticas de saúde, bem como o enfoque coletivo.
d) (X) Meios e abordagens utilizadas nas práticas de saúde e a compreensão da saúde.
e) ( ) Enquanto uma tem como objeto de estudo a saúde individual, a outra tem a saúde coletiva
3. A Saúde Coletiva foi construída historicamente a partir de quando?
a) ( ) A partir da reforma sanitária na década de 60.
b) ( ) A partir da fase preventivista, na década de 50.
c) ( ) A partir da fase preventivista e da medicina social na década de 80.
d) ( ) A partir da medicina social na década de 50.
e) (X) A partir da fase preventivista e da medicina social na década de 70
1. Podemos afirmar que o conceito de saúde adotado:
a) ( ) No modelo da História Natural da Doença, é o de ausência de doenças.
b) ( ) No modelo dos Determinantes Sociais de Saúde, é o de ausência de doenças.
c) (X) No Modelo explicativo dos Determinantes Sociais de Saúde, a saúde é resultante dos aspectos sociais.
d) ( ) No modelo explicativo da História Natural da Doença e Modelo Biomédico, é o bem-estar, resultante do equilíbrio físico e mental.
 e) ( ) No Modelo explicativo dos Determinantes Sociais de Saúde, é o de qualidade de vida, resultante de um conjunto de fatores, como trabalho, habitação, alimentação, renda e acesso a serviços, que se associam.
2. Sobre o Modelo Biomédico, assinale a alternativa correta. 
a) ( ) O Modelo Biomédico adota a concepção de saúde enquanto ausência de doenças e multicausalidade.
b) ( ) O Modelo Biomédico classifica as doenças em transmissíveis e não transmissíveis.
c) (X) O Modelo Biomédico utilizava a epidemiologia tradicional, que analisava a saúde da população pela ausência ou presença de fator de risco
d) ( ) O Modelo Biomédico conceitua a saúde como decorrente da inadaptação do organismo a um agente etiopatogênico.
e) ( ) O Modelo Biomédico assume que a doença é entendida como resultante de um processo desencadeado por agentes externospela presença ou ausência de fator de risco
3. Quais as críticas apontadas aos Modelos Explicativos de Saúde-Doença?
a) ( ) A crítica ao modelo da História Natural da Doença era devido à dicotomia entre normal e patológico.
b) ( ) As críticas ao modelo da História Natural da Doença estavam relacionadas à epidemiologia tradicional adotada na saúde da população, pela presença ou ausência de fatores de risco, sendo explicada a partir das correlações entre as observações da clínica médica e dos fenômenos epidemiológicos relativos à organização social e política da sociedade. 
c) (X ) A crítica ao Modelo da Biomédico é que, embora seja multicausal, ainda privilegia os fatores biológicos na promoção da saúde.
d) ( ) A crítica ao modelo de História Natural da Doença é que este, apesar de considerar a multiplicidade de causas, privilegia aspectos biológicos na determinação da doença e foca suas ações na prevenção, desconsiderando a saúde enquanto direito e acesso a bens e serviços.
e) ( ) A crítica ao Modelo Biomédico era que apesar de ser multicausal, não adotava medidas de promoção e prevenção de doença 
As bases da saúde coletivaU142Você pode buscar mais conhecimentos a respeito das Práticas de Promoção de Saúde no link a seguir, disponível em: um quadro definindo com o 1. 1. Em relação ao termo Promoção de Saúde, é correto afirmar que surgiu:
a) () Em 1920, quando Winslow o definiu como tarefa essencial da medicina.
b) (X) Em 1920, com o esforço da comunidade organizada para alcançar políticas que melhorassem as condições de saúde e os programas educativos para a população.
c) () Em 1920, quando Sigerist definiu como tarefas essenciais da medicina a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e acidentes e a atenção curativa.
d) () Em 1965, com a Carta de Ottawa, como um processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo.
e) () Em 1974, com o Informe de Lalonde.
2. A promoção de saúde, adotada pela História Natural da Doença, pode ser definida como:
a) ( ) Conjunto de ações a serem desenvolvidas na prevenção primária, está direcionada à prevenção de determinadas doenças.
 b) ( ) Conjunto de ações a serem desenvolvidas na prevenção primária, está direcionada à prevenção de doenças infectocontagiosas. 
c) ( ) Conjunto de ações a serem desenvolvidas na prevenção primária, está direcionada à prevenção de determinadas doenças e voltada a aumentar a saúde e o bem-estar geral.
d) (X) Conjunto de ações a serem desenvolvidas na prevenção primária, não está direcionada à prevenção de determinadas doenças, mas voltada a aumentar a saúde. 
e) ( ) Conjunto de ações a serem desenvolvidas na prevenção secundária, não está direcionada à prevenção de determinadas doenças, mas voltada a aumentar a saúde
3. A Promoção de Saúde, entendida como processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, surgiu:
a) ( ) Com o Informe de Lalonde, no Canadá.
b) ( ) Com o movimento de promoção de saúde em 1974.
c) (X) Com a Carta de Ottawa em 1986.
d) ( ) Com a Declaração de Alma-Ata em 1986.
e) ( ) Com a Carta de Ottawa em 1974.
1. A Educação em Saúde Tradicional se caracteriza por:
a) ( ) Adotar metodologia dialógica que, por meio de transmissão de informações sobre a importância de adoção de hábitos saudáveis, possibilita promover a saúde.
b) ( ) Adotar metodologia dialógica, com uso de roda de conversa para refletir sobre temas cotidianos.
c) ( ) Adotar metodologia que propicie a reflexão sobre questões relacionadas aos determinantes sociais e a desenvolver a autonomia dos sujeitos para a adoção de estilo de vida saudável.
d) (X) Adotar metodologia que permita a transmissão dos conhecimentos necessários para que indivíduos e coletividade realizem as orientações e cuidados indicados.
e) ( ) Adotar metodologia dialógica, com uso de roda de conversa e oficinas que permitam a reflexão de temas cotidianos.
2.A Educação Popular em Saúde tem como objetivo:
a) ( ) Transmitir conhecimentos relativos à saúde da população, considerando os determinantes sociais de forma que ela adote as mudanças de hábitos e cuidados a saúde propostos.
b) (X) O desenvolvimento da autonomia e da emancipação dos grupos populacionais por meio da participação social, mobilização e política para a melhoria das condições de vida. 
c) ( ) Transmitir conhecimentos relativos à saúde e à política, de forma a possibilitar que a população se torne mais participativa na sociedade.
d)( ) Transmitir informações relacionadas à saúde da população de maneira que as mesmas se responsabilizem por sua saúde.
e) ( ) O desenvolvimento de conhecimentos relacionados aos cuidados com a saúde e o ambiente.
3. A Educação Permanente em Saúde pode ser caracterizada por:
a) ( ) Formar profissionais de saúde preparados para atuação na perspectiva de oferecerem um cuidado integral.
b) ( ) Formar profissionais nos cursos de graduação com metodologia pedagógica que os prepare para resolver os problemas de saúde da população.
c) (X) Ser realizada no serviço, por meio da reflexão sobre o mundo do trabalho, no cotidiano dos serviços, para qualificar as práticas e cuidados em saúde.
d) ( ) Ser realizada no ambiente de trabalho para atualização de conhecimentos dos profissionais.
e) ( ) Formar profissionais de saúde preparados para atuação interdisciplinar.
1. A Saúde Pública no Brasil teve caráter autoritário nas campanhas de prevenção no período:
a) Do Brasil Colônia.
b) Na República Velha (1889-1930).
c) Na Era Vargas (1930-1964).
d) No Governo Militar (1964-1985).
e) Na época da Reforma Sanitária (1985-1988)
RESPOSTA: (B)
2. Qual foi o período que teve início as caixas de Aposentadorias e Pensões que proporcionavam assistência médica?
a) Brasil Colônia.
b) Na República Velha (1889-1930).
c ) Na Era Vargas (1930-1964).
d) No governo militar (1964-1985).
e ) Com a implantação do SUS
RESPOSTA:(B)
3. O movimento sanitário teve início na década de 70, nesse período, a saúde no Brasil:
a) Apresentava avanços devido ao desenvolvimento das ciências médicas e dos medicamentos. Houve aumento da expectativa de vida, com isso, a população começou a sofrer de doenças crônicas típicas da modernidade.
b) Era caracterizada pela existência da polícia sanitária e campanhas de natureza autoritária, o que gerou oposição por parte da população, políticos e líderes militares, e resultou na Revolta da Vacina.
c) Apresentava séria crise, com aumento de casos de moléstias infecto- -contagiosas, com aumento de casos de tuber
d) Caracterizava-se por grande investimento em hospitais públicos para atender algumas doenças consideradas nocivas à população e de necessário controle pelo Estado, como as doenças mentais, a tuberculose e a hanseníase.
e) Passava por graves problemas com doenças como cólera, varíola e peste bubônica e para combatê-las foram implementadas as campanhas de vacinação obrigatória.
RESPOSTA:(C)
1. Os Princípios doutrinários conferem ampla legitimidade ao SUS, dentre eles temos: a Universalidade, a Equidade e a Integralidade. Podemos afirmar que a Lei nº 8.080/90 em seu art. 7°dispõe:
a) A integralidade na assistência, compreendida como acesso a todos os serviços de saúde em qualquer nível de assistência.
b) A integralidade na assistência, compreendida como estruturação dos serviços públicos, visando evitar repetição de meios para as mesmas finalidades.
c) A integralidade na assistência, compreendida como junção de ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico
d) A integralidade na assistência, como igualdade na assistência à saúde, sem nenhum tipo de distinção.
e) A integralidade na assistência, compreendida como conjunto estruturado e ininterrupto de serviços e ações preventivas e curativas, individuais e coletivas, segundo a necessida
RESPOSTA:(B)
2. O Princípio da Equidade é um princípio doutrinário que:
a) Assegura a participação social.
b)Assegura igualdade de condições a todos os cidadãos, mesmo considerando as desigualdades.
c) Assegura preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.
d) Assegura a capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência.
e) Assegura a organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.de de cada caso, nos diversos níveis de complexidade do sistema.
RESPOSTA: (B)
3. Podemos afirmar que, segundo o art. 7º da Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/90), o Princípio da Integralidade assegura:
a) Formação integral dos profissionais de saúde.
b) Educação em Saúde Integral.
c) Políticas Públicas integrais.
d) Conjunto estruturado e ininterrupto de serviços e ações preventivas e curativas, individuais e coletivas, segundo a necessidade de cada caso, nos diversos níveis de complexidade do sistema.
e) Atenção ao trabalho multiprofissional.
RESPOSTA: (D)
1. O Sistema Único de Saúde é organizado segundo o Princípio de Regionalização e Hierarquização, o qual:
a) Possibilita que seja assegurada a integralidade.
b) Possibilita que seja assegurada a participação social.
c) Possibilita que seja assegurada a universalização.
d) Possibilita que seja assegurada a descentralização.
e) Possibilita que seja assegurada a participação da comunidade.
RESPOSTA:(D)
2. O Princípio da Descentralização é assegurado na:
a) Constituição Federal art. 198, na Lei nº 8.080 e nas Normas Operacionais de Assistência à Saúde 01/01.
b) Constituição Federal art. 198, na Lei nº 8.080 e Lei 8.142.
c) Constituição Federal art. 196, na Lei nº 8.080 e nas Normas Operacionais de Assistência à Saúde 01/01.
d) Constituição Federal art. 196, na Lei nº 8.080 e nas Normas Operacionais Básicas 01/91.
e) Constituição Federal art. 198, na Lei nº 8.080 e nas Normas Operacionais Básicas 01/91.
RESPOSTA:(E)
3. As Normas Operacionais Básicas (NOB) 01/91, 01/92, 01/93 e 01/96 compõem os principais instrumentos normalizadores do processo de:
a) Regionalização e Hierarquização.
b) Descentralização.
c) Participação da Comunidade.
d) Hierarquização
.e) Integralidade
RESPOSTA:(B)
1. Por quem são formuladas as Políticas Públicas em Saúde?
a) Pelos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.
b) Pelos Poderes Legislativo e Judiciário, sendo que o Executivo apenas as executa.
c) Pelos Poderes Legislativo e Executivo, sendo que o Judiciário dá a legalidade e o controle da execução.
d) Pelos Poderes Executivo e Judiciário, sendo que o Legislativo dá a legitimidade.
e) Pelo Poder Legislativo, pois o Executivo as executa e o Judiciário faz o controle da execução.
RESPOSTA:(C)
2. Como é assegurada a Participação Social na Formulação das Políticas Públicas em Saúde?
a) Pela participação junto ao Poder Legislativo nos Conselhos de Secretários de Saúde.
b) Pela participação junto ao Poder Executivo nos Conselhos de Secretários de Saúde.
c) Pela participação junto ao Poder Judiciário nos Conselhos de Secretários de Saúde.
d) Pela participação junto ao Poder Executivo nos Conselhos de Saúde, nas três esferas de governo.
e) Pela participação exclusiva nas Conferências Nacionais de Saúde.
RESPOSTA:(D)
3. De quem são as atribuições da formulação das Políticas Públicas de Saúde?
a) Do Estado, centralizado no Ministério da Saúde.
b) Dos governos Federal e Estaduais.
c) Das três esferas de governo.
d) Do Estado, centralizado na Secretaria Estadual de Saúde.
e) Do Estado, centralizado na Secretaria Municipal de Saúde.
RESPOSTA:(C)

Continue navegando