Buscar

Resenha do do filme lixo extraordinário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha do filme lixo extraordinário
Direção: Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley
Elenco: Vik Muniz
Nacionalidades: Reino Unido, Brasil
Produtora: Almega Projects e O2 Filmes
Lançado em 24 de janeiro de 2010 
O filme lixo extraordinário começa no Programa do Jô com o apresentador mostrando a todos, o artista plástico Vik Muniz sobre o trabalho que realiza ao decorrer dos anos e o mesmo realizou no Brasil. O Documentário mostra na verdade a realidade dos catadores de reciclagem do lixão que o mesmo fica localizado no Jardim Gramacho no Rio de Janeiro, uma parte muito carente dessa “cidade maravilhosa”. 
O filme mostra a vida difícil de pessoas que vivem literalmente no lixo e que dependem dele para a sobrevivência. Na proposta Lixo Extraordinário, Vik resolveu chamar a atenção simultaneamente para o problema ambiental do lixo e social das condições de trabalho dos catadores de Gramacho. Como forma de dar voz e visibilidade aos trabalhadores do lixo, retratou-os como personagens com montagens gigantes feitas de resíduos do próprio aterro. 
Ao longo de dois anos, Vik Muniz frequentou o aterro sanitário do Jardim Gramacho a fim de fotografar um grupo de catadores de materiais recicláveis. No entanto, foi surpreendido por ver frente a quantidade de lixo que existe ali. São montanhas de lixo e a todo momento chegam mais caminhões para despejar mais e mais rejeitos. E ele fica impactado pelas histórias de seus personagens e pela dignidade, desespero e sonhos revelados quando instigados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.
Começamos a perceber que eles não são pessoas tão diferentes de nós. Eles se mostram pessoas de muita garra, que buscam fazer seu trabalho com muito esforço, mas que é pouco reconhecido, ainda que seja tão importante para diminuir a quantidade de lixo no planeta.
O documentário abre vários pensamentos, entre elas a notável irregularidade do lixo, as condições precárias de trabalho dos catadores, a falta de procedimentos de segurança e proteção ambiental, destacando assim, a falha no gerenciamento da gestão urbano. Porém, vale ressaltar que, nesse contexto, essa situação é gerada a partir do consumo exacerbado da própria sociedade moderna, e isso vale um grande pensamento para nossa sociedade em adquirir e consumir acima do que precisamos.

Continue navegando