Buscar

Exercícios de lacunas e identificação de Contingências - 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios de lacunas e identificação de Contingências 
I. Estabeleça a correspondência entre os conceitos indicados e cada um dos itens das descrições seguintes:
RC — Resposta condicionada
EC — Estímulo condicionado
RI — Resposta incondicionada
EI — Estímulo incondicionado
	Descrição A:
	Descrição B:
	A tia do Paulo ofereceu-lhe uma camisola de lã que lhe provoca espirros. Agora, mal vê a camisola, começa a espirrar.
a) Contacto da camisola com a pele.
b) Espirar quando vê a camisola.
c) Ver a camisola.
d) Espirar com a camisola vestida.
	A Cláudia, de oito anos, aninha-se quando vê um relâmpago, embora nunca tivesse sido atingida por nenhum. É o som do trovão, que naturalmente se segue ao relâmpago, que a faz aninhar-se com medo.
a) Som do trovão.
b) Aninhar-se com medo quando troveja.
c) Ver o relâmpago.
d) Aninhar-se com medo quando vê o relâmpago.
II. Atendendo a que a expressão sublinhada se refere a situações de aprendizagem, estabeleça a correspondência entre os conceitos indicados e os exemplos apresentados nas descrições seguintes:
P1 — Punição I
P2 — Punição II
RP — Reforçamento positivo
RN — Reforçamento negativo
a) Sempre que o Luís choraminga, a sua irmã Rafaela sai da sala, deixando-o sozinho. A choraminguice do Luís tem diminuído.
b) Quando o pai da Joana se enfurece, ela concorda com tudo para ele se calar. Concordar quando ralham com ela tornou-se um comportamento habitual.
c) Sempre que a Daniela é meiga para o namorado, ele faz tudo o que ela quer. A Daniela passou a ser só meiguice.
d) O Gonçalo confessou ter estragado a câmara de vídeo. Os pais ralharam com ele e não o deixaram sair nas férias de Carnaval. O Gonçalo começou a mentir, negando as asneiras que faz. 
e) A Luísa lamentou-se aos pais que lhe correu mal o exercício. Os pais foram imensamente compreensivos e deram-lhe o carinho habitual. As confidências com os pais aumentaram de frequência.
f) Toda a gente achava piada às tolices que a Liliana às vezes fazia. Agora a Liliana só faz coisas desagradáveis.
g) A Susana ouvia as peripécias do irmão quando este chegava da escola. Entretanto, arranjou um namorado, não dando atenção ao irmão. Este deixou de contar-lhe o que quer que fosse.
h) Francisco dá dinheiro ao sobrinho João, sempre que este o vai visitar. João não tem passado perto da casa do tio que não lhe vá tocar à campainha.
i) Ou Pedro deixa de “chatear” o irmão, ou não recebe a semanada dos pais. Ultimamente o Pedro mudou consideravelmente de atitude em relação ao irmão.
j) Quando o gato se abeirava da mesa, a Zezinha dava-lhe um biscoito. Agora, à hora das refeições, ninguém o tira de ao pé da mesa.
k) Manuela estava a aprender a cozinhar e pôs sal a mais no arroz. A mãe chamou-lhe “burra e desajeitada”. A Manuela nunca mais pôs os pés na cozinha. 
l) Sempre que o bebé chora, as pessoas pegam-lhe ao colo. Ultimamente, o bebé não se tem calado.
m) Quando a Diana recitava, depois de jantar, um dos poemas que tinha feito, o João fazia troça. Diana começou a não mostrar os seus poemas a ninguém.
n) Passar o verão sem ir à praia com os amigos, por ter reprovado, foi tão horrível que o Nuno tem estudado diariamente para obter boas qualificações. 
o) Porque não quer voltar a constipar-se, quando sai de casa, o João leva sempre o guarda-chuva. 
III. Identifique o programa de reforço que cada um dos seguintes exemplos ilustra:
a) O Luís vê todos os filmes que são, pela primeira vez, exibidos no cinema da sua localidade. Acha que a maior parte deles não presta e, de facto, apenas cerca de uma parte deles lhe agrada. ____________.
b) De vez em quando, Joana verifica o seu e-mail para saber se tem novas mensagens. ____________.
c) Enquanto estuda, o Gonçalo liga a televisão num canal de desporto e tira-lhe o som. De 30 em 30 minutos, carrega no botão de comando para poder ouvir informações acerca dos resultados desportivos. ____________.
d) O António recebe 100 escudos sempre que faz a cama de manhã. ____________.
e) A mãe de uma criança de 12 meses dá ao filho uma bolacha sempre que ela consegue andar 10 passos seguidos sem cair. ____________. 
f) Um jogador ganha, em média, três em cada dez mãos de poker. ____________.
IV. Complete as situações seguintes com conceitos apropriados:
1. Na punição, uma ____________ é seguida pela ____________ de um reforçador positivo ou ____________ de um reforçador negativo.
2. Remover um reforçador positivo depois de uma resposta é ____________. Apresentar um reforçador positivo depois de uma resposta é ____________. 
3. Quando for contingente sobre uma resposta, uma mudança de SΔ para SD é ____________, e a mudança de SD para SΔ é ____________.
4. Quando o pressionar a barra desliga um choque, pressionar a barra é ____________ pela terminação do choque.
5. Os estímulos aversivos condicionados gerados pelo comportamento regularmente punido resultarão em um estado de ansiedade no qual o comportamento positivamente reforçado ____________ de frequência e o comportamento de esquiva ____________. 
6. Bater numa criança por ter rabiscado a parede é um exemplo de punição porque bater constitui a ____________de um reforçador ____________.
7. Um reforçamento define-se como um evento que ____________ a frequência da resposta que o antecede.
8. A punição define-se como o procedimento que é o ____________ do reforçamento.
9. Uma criança não tem licença de sair para brincar fora enquanto não arrumar o quarto. “Dentro de casa” é um SΔ para brincar e “fora de casa” um SD. Arrumar o quarto será, portanto, ____________ pela apresentação de SD e remoção de SΔ.
10. Quando pressionar a barra liga um choque, pressionar a barra está sendo ____________.
11. Uma criança alcança o fogo e toca a chama. O comportamento da criança foi ____________ por uma contingência natural. 
12. Um rato pressiona a barra e escapa do choque. Isto é um exemplo de ____________.
13. Um dos procedimentos que chamamos punição é ____________ um reforçador negativo imediatamente depois de um propósito. 
14. Ao definir punição como remoção de um reforço positivo ou apresentação de um reforço negativo, não nos referimos a nenhum efeito sobre o comportamento. A punição refere-se a procedimentos que são o inverso daqueles que provaram ser ____________.
15. Os efeitos da punição só podem ser descobertos pela realização de uma experimentação. Diversamente do reforçamento, a punição ____________ definida em termos de um efeito determinado sobre o comportamento.
16. Uma criança não tem permissão para sair porque se portou mal. Se “sair” for um reforçador positivo, isto é um exemplo de ____________. 
17. O reforçamento pode ser positivo como quando um reforçador positivo é ____________, ou negativo quando um reforçador negativo é ____________. 
18. Deixar a criança sem jantar por ter rabiscado a parede é um exemplo de ____________, pois o alimento é um reforçador ____________.
19. A punição é a remoção de um reforçador ____________ ou a apresentação de um reforçador ____________ depois de uma resposta.
20. Uma resposta pode ser acompanhada de uma mudança de SΔ para SD. A terminação de SΔ pode ser classificada como ____________ e a apresentação de um SD pode ser classificada como ____________. Ambos os casos são ____________. 
21. Estímulos que acompanham ou antecedem uma resposta punida tornam-se ____________ ao serem associados com o castigo.
22. O estímulo que reforça comportamentos que o terminaram denomina-se ____________ ou ____________.
23. No comportamento de esquiva, uma resposta é emitida antes que ocorra o estímulo aversivo e a resposta evita ou pospõe o estímulo. Um cachorro que aprende a saltar para fora do compartimento experimental antes que o choque seja apresentado, exibe um comportamento de ____________. 
24. O choque é um estímulo ____________. Quando uma luz á associada várias vezes com o choque, a luz torna-se um estímulo ____________.
25. O reforçamento para uma resposta de esquiva é a terminação de um estímulo aversivo ____________. Em uma esquiva bem sucedida, não ocorreo estímulo aversivo ____________.
26. Quando a apresentação de um estímulo reforça a resposta anterior, o estímulo é chamado um reforçador ____________. Quando a terminação de um estímulo reforça a resposta anterior, o estímulo é um ____________ .
27. Com a repetição bem sucedida do comportamento de esquiva, os reforçadores negativos condicionado e incondicionado já não são mais associados e o reforçador condicionado torna-se menos eficiente. O comportamento de esquiva começa então a ser ____________.
28. O comportamento operante reforçado pelo término de um reforçador negativo chama-se fuga. Pressionar uma barra que desliga o choque é ____________.
29. Depois de condicionamento, um cachorro salta fora do compartimento quando a luz, geralmente acompanhada pelo choque, se acende. É um comportamento de ____________, pois o choque é ____________ pelo cachorro.
30. Fuga é uma forma do comportamento reforçado pelo ____________ de um estímulo aversivo.
31. Um reforço positivo é ____________ em termos de sua capacidade de aumentar a frequência da resposta que o antecede. Tais reforços positivos não podem ser cientificamente definidos como “agradáveis” ou “satisfatórios”.
1

Continue navegando