Buscar

prova final fundamentos e teoria organizacional

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512489) ( peso.:3,00)
	Prova:
	19171192
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Revolução Industrial foi um dos grandes influenciadores da Ciência da Administração. Esse evento teve como destaque a invenção de James Watt - a máquina a vapor -, que veio a ser adotada como gerador de energia. Até então, as máquinas eram, primordialmente, movidas à tração animal ou à força das águas em moinhos. A adoção da máquina a vapor no processo produtivo causou um impacto significativo nos processos de trabalho, modificando estruturas sociais e comerciais, vindo a ser chamada de a primeira grande Revolução Industrial, que passa de um modelo artesanal e/ou mecânico, para um processo de produção industrial e em larga escala na Inglaterra (RICHTER, 2016, p.7). Sobre a Revolução Industrial, analise as afirmativas a seguir:
I- Tanto a primeira (1780 a 1860) quanto a segunda (1860 a 1914) Revolução Industrial foram responsáveis pela aceleração no crescimento e desenvolvimento dos processos produtivos.
II- Na primeira Revolução Industrial, os transportes e as comunicações utilizaram a navegação a vapor e logo em seguida surgiram as hélices que substituíram as rodas propulsoras, que foram utilizados em larga escala. 
III- Na segunda Revolução Industrial houve a mecanização da indústria e agricultura, os destaques ficam para as: máquina de fiar, o tear hidráulico, o tear mecânico e o descaroçador de algodão.
IV- Na segunda Revolução Industrial surgem as primeiras máquinas automáticas e a mão de obra torna-se mais especializada. Neste momento novos modelos organizacionais começam a surgir.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RICHTER; Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	2.
	"A Cibernética surgiu como uma ciência interdisciplinar para relacionar todas as ciências, preencher os espaços vazios não pesquisados por nenhuma delas e permitir que cada ciência utilizasse os conhecimentos desenvolvidos pelas outras (CHIAVENATO, 2014, p. 410). Sobre a Cibernética, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É considerada uma ciência relativamente jovem, criada por Norbert Wiener, durante o período em que surgiu o primeiro computador, simultaneamente com o surgimento da Teoria de Sistemas.
(    ) A cibernética é considerada uma ciência da comunicação e controle em que a comunicação é que torna os sistemas interligados e integrados e o controle assegura o comportamento dos indivíduos. 
(    ) Visa à compreensão de todos os processos, gerando informação e a sua transformação em seu ambiente, compreendendo, principalmente, os aspectos físicos, fisiológicos e psicológicos com relação a todos os envolvidos nos processos administrativos.
(    ) Também é conhecida como Pesquisa Operacional e concentra seus estudos nos problemas administrativos, tendo como principal ênfase os processos decisórios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto - Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	O modelo de Hawthorne é marcante dentro da Teoria das Relações Humanas. Esse modelo buscou humanizar o trabalho das pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa, buscou-se verificar a produtividade no local de trabalho, dentro dos princípios da Teoria Clássica (RICHTER; VICENZI, 2016). Em quantas fases foi desenvolvido esse modelo? 
FONTE: RICHTER, Rosana; VICENZI, Tulio. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: Uniasselvi, 2016.
	 a)
	Quatro fases.
	 b)
	Três fases.
	 c)
	Uma fase.
	 d)
	Duas fases.
	4.
	Os estudos realizados na Teoria das Relações Humanas identificaram que as pessoas precisavam de necessidades básicas, gerando motivação no ambiente de trabalho, referentes ao comportamento humano na busca de objetivos profissionais e sociais. O homem, com o passar do tempo e suas necessidades, evoluiu em três aspectos essenciais para promover a motivação: as necessidades fisiológicas, psicológicas e de autorrealização (RICHTER, 2016, p. 80). Tendo por base essas necessidades, analise as seguintes assertivas:
I- As necessidades fisiológicas também chamadas de necessidades primárias, como: alimentação, sono, atividade física, satisfação sexual, abrigo, proteção e segurança.
II- As necessidades psicológicas são independentes das necessidades fisiológicas, porém sem essas não se consegue chegar às necessidades de autorrealização.
III- Consideram-se necessidades secundárias: a segurança íntima, participação de fazer parte de um grupo social, autoconfiança e afeição. 
IV- Na base das necessidades está a autorrealização, pois o ser humano sempre está procurando o seu próprio potencial em uma continuidade do seu autodesenvolvimento, mas que nem sempre é alcançado.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RICHTER; Rosana. Fundamentos e teoria organizacional / Rosana Richter; Tulio Kléber Vicenzi: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	As assertivas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As assertivas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As assertivas I e III estão corretas.
	 d)
	As assertivas I, II e IV estão corretas.
	5.
	O Desenvolvimento Organizacional é uma continuação da Teoria Comportamental, não é propriamente uma teoria administrativa, mas um desdobramento prático e operacional em sentido da Teoria Sistêmica. A origem do DO tem motivado os administradores e consultores a trabalharem de modo em que as pessoas se sintam parte da organização. Assim, foram atribuídos vários fatores para seu surgimento (CHIAVENATO, 2011). Sobre esse fatores, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	A dificuldade de administrar pelo motivo de muitas teorias; motivação humana ; diversidades de mudanças no mundo; conflitos interpessoais.
	 b)
	Fatores internos; fatores externos; fatores contingenciais.
	 c)
	A dificuldade de administrar pelo motivo de muitas teorias; grupos formais; conflitos interpessoais; fatores contingenciais.
	 d)
	Fatores higiênicos podem ser relacionados com as necessidades de estima e autorrealização; fatores motivacionais estão relacionados às necessidades fisiológicas, de segurança e sociais.
	6.
	A preocupação que existia com a máquina na Teoria Clássica deu espaço para o bem-estar dos indivíduos ou grupo de indivíduos no ambiente de trabalho, nos aspectos formais e técnicos, fisiológicos e psicológicos (RICHTER; VICENZI, 2016). Qual o principal foco da abordagem da Teoria humanística?
FONTE: RICHTER, Rosana; VICENZI, Tulio. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: Uniasselvi, 2016.
	 a)
	As máquinas.
	 b)
	Capital financeiro.
	 c)
	A tecnologia.
	 d)
	As pessoas.
	7.
	Na teoria da Administração, existem quatro funções administrativas consolidadas (CHIAVENATO, 2014). Administrar é um processo dinâmico e contínuo em que decisões são tomadas a todo momento e, subsequentemente, executadas, visando proporcionar a eficácia e a eficiência organizacional. Assinale a alterativa CORRETA que apresenta as quatro funções administrativas propostas pelo autor:
FONTE:  CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
	 a)
	Pesquisar - Otimizar - Dirigir - Coordenar.
	 b)
	Planejar - Organizar - Dirigir - Controlar.
	 c)
	Programar - Otimizar - Decidir - Controlar.
	 d)
	Planejar - Organizar - Decidir - Cobrar.
	8.
	O conceito de sistemas tem sua origem nas disciplinas científicas (como Biologia, Sociologia etc.). Estas têm um denominador comum:o chamado sistema aberto, que descreve as ações e as interações de um organismo em um ambiente. Os sistemas abertos trocam energia e informação com seus ambientes e são por eles influenciados. A abordagem de sistema aberto trouxe uma nova e moderna concepção para a administração. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os aspectos que deram origem a esta nova abordagem:
	 a)
	A natureza essencialmente dinâmica do ambiente conflita com a tendência essencialmente estática da organização. Esta é constituída para autoperpetuar-se ou, na pior hipótese, para autoperpetuar sua estrutura, critérios métodos e metas, e não para mudar esses elementos de acordo com as transformações ocorridas no ambiente.
	 b)
	A teoria administrativa ficou limitada às regras de funcionamento interno, à apologia da eficiência como critério básico da viabilidade organizacional e à ênfase em procedimentos e não em programas.
	 c)
	A dificuldade de administrar pelo motivo de muitas teorias. Grupos formais. Conflitos interpessoais. Motivação humana.
	 d)
	Já que o ambiente não faz diferença, a perspectiva da organização como sistema fechado leva à insensibilidade para a necessidade de mudanças e adaptação contínua e urgente das respostas da organização ao ambiente.
	9.
	As contribuições deste movimento, baseado inicialmente nas ciências exatas, vão desde os conceitos básicos de sistemas - como entradas, saídas, processamento, retroação, homeostasia, informação, sinergia, entropia, informática etc. - passando pela automação, tecnologia da informação, integração do negócio, inteligência competitiva, e-business e chegando à organização digital e organização virtual. O recurso corporativo que desempenha um papel fundamental na criação da nova organização é a TI (CHIAVENATO, 2011, p. 409). Sobre as características da teoria administrativa baseada na análise sistêmica, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	Visão sistêmica; abordagem dinâmica; multidimensional; multinivelada; multimotivacional; probabilística; multidisciplinar.
	 b)
	Visão sistêmica; setorial; dedutiva; departamentalista; hierárquica; vertical; internivelada; proativa.
	 c)
	Abordagem reativa; disciplinar; setorial; intergeneracional, indutiva; focalizada; reacionária.
	 d)
	Inclusiva; cíclica; horizontal; equitativa; multinivelada; estática; indutiva; prospectiva.
	10.
	Nos dias de hoje, a sociedade típica dos países desenvolvidos é pluralista de organizações, e a maior parte das obrigações sociais (como a produção de bens ou serviços em geral) é confiada às organizações (indústrias, universidades e escolas, hospitais e comércio, comunicações, serviços públicos etc.), que precisam ser administradas para se tornarem mais eficientes e eficazes (CHIAVENATO, 2014, p. 31). Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A administração é uma ciência considerada jovem, com pouco mais de 100 anos, sendo resultante de acontecimentos recentes na história do século XX.
PORQUE
II- O desenvolvimento desta ciência se deu por uma questão de necessidade de sobrevivência ou em busca do sustento e subsistência das famílias. Estas passaram a especializar-se em algumas tarefas e tiveram a influência de várias frentes e organizações, como as filosóficas, eclesiásticas, militares, industriais e políticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultante da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I é resultante da II.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	11.
	(ENADE, 2015) Sistemas de Informação Gerencial (SIG) fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Nesse sentido, gerenciar o volume de informações produzidas pelas organizações é um dos assuntos mais importantes nas operações de planejamento e controle. Portanto, é importante que todas as informações relevantes que estão dispersas na organização sejam reunidas.
OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas de Informações Gerenciais: estratégias táticas operacionais. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2011 (adaptado).
Considerando as ideias do texto, analise a seguinte situação hipotética:
Uma empresa familiar que produz equipamentos agrícolas está planejando ampliar sua linha de produtos. Hoje, os controles operacionais da empresa são manuais e não há integração entre os departamentos. O proprietário da empresa acredita que a implantação de recursos tecnológicos poderá propiciar sucesso na expansão pretendida.
Com base nessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A implantação de um programa ERP (Enterprise Resource Planning) por essa empresa tornará as operações mais eficientes e rápidas, facilitando o planejamento, o controle e a tomada de decisão.
PORQUE
II- O programa ERP proporcionará à empresa integração dos departamentos, possibilitando automação e armazenagem de informações de negócios.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	12.
	(ENADE, 2012) Em uma faixa afixada na parede do saguão principal de uma grande revendedora de automóveis, que vem superando suas metas de vendas, pode-se ler o seguinte: "Satisfação 100% garantida ou seu dinheiro de volta para todos os carros comprados aqui com até um mês de uso". Certo dia, um cliente adentra o saguão da revendedora, entrega as chaves de seu automóvel recém-adquirido ao sorridente vendedor e anuncia: "Comprei meu carro aqui na semana passada. Não estou satisfeito. Quero meu dinheiro de volta". Surpreso, o vendedor afirma que essa situação nunca acontecera, mesmo com a faixa afixada há vários meses na loja. Ele explica que a devolução do dinheiro pago pelo carro dependerá de uma entrevista do cliente com o gerente comercial da revendedora, de uma perícia minuciosa no automóvel para apurar eventuais problemas devidos ao mau uso do veículo e do preenchimento, pelo cliente, de sete formulários diferentes detalhando suas razões para a devolução. Informa ainda que, cumpridas essas etapas, depois de uma análise por parte do setor financeiro da loja, o dinheiro do cliente poderá ser devolvido em dez parcelas mensais de igual valor.
Com base no caso exposto, avalie as afirmações a seguir:
I- O excesso de burocracia na revendedora de automóveis constitui obstáculo para que a empresa seja eficaz em seus objetivos comerciais.
II- A atitude do vendedor revela falhas no treinamento oferecido pela empresa, pois ele foi incapaz de cumprir a promessa contida na faixa afixada na loja.
III- Há evidências de disfunção burocrática caracterizada pela dificuldade de atendimento aos clientes frente a demandas não usuais.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	III, apenas.
	 b)
	I, II e III.
	 c)
	I, apenas.
	 d)
	I e II, apenas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando