Buscar

Ação de recuperação de estradas rurais 1809

Prévia do material em texto

Os intensos usos do solo para agricultura e pecuária, bem como as estradas rurais para o escoamento da sua produção temos alguns fatores que afetam a condição do solo e das estradas por intermédio da ação humana.
As estradas rurais de terra, que são vias de acesso essenciais das comunidades e pelas quais ocorrem o escoamento da produção agropecuária, porém se malcuidadas, elas destroem! 
A falta de manutenção das estradas rurais resultam em sua degradação, bem com o surgimento de erosões devido a terraços demarcados em desacordo com o terreno, gerando certo descuido quanto ao uso do solo. 
Levando em consideração que as águas pluviais constituem a principal causa de erosões, é de grande importância sua captação e disciplinamento, eliminando o efeito destruidor, por meio da manutenção de estradas e conservação da água em zona rural, captando e armazenando em locais determinados, forçando sua infiltração, favorecendo o abastecimento do lençol freático e, consequentemente, recompondo o lençol freático e favorecendo fontes e nascentes naturais. 
Esses fatores resultam na degradação das estradas rurais, bem com o surgimento de erosões devido a terraços demarcados em desacordo com o terreno, gerando certo descuido quanto ao uso do solo. 
O Município de Piacatu possui uma extensa malha de estradas rurais “de terra”, onde que sua manutenção e de suma importância para a preservação do solo, e dos recursos hídricos.
Anualmente a prefeitura municipal realiza a manutenção de estradas rurais que necessitam de manutenção, seja pela limpeza de caixas secas, construção de terraços, melhoria da pista de rolamento através do erguimento da estrada, embaulamento, compactação e calçamento através da aplicação de brita.
Tal ação e desenvolvida de forma contínua no município, sempre objetivando recuperar e zerar toda a malha de estradas de terra do município.
No período de outubro de 2018 ate a presente data o município realizou a manutenção de saídas d’agua e caixas secas das estradas do município.
Também foi realizada a recuperação de um trecho crítico de 518 metros da estrada Municipal PCT 118, onde foi realizadas obras de construção de terraços, compactação e embaulamento da pista de rolamento e pavimentação através da aplicação de cascalho. A recuperação da estrada foi realizada no mês de julho de 2019 através de recursos próprios.

Continue navegando