Buscar

Aula+1+(A2)+-+Índices+de+Rentabilidade

Prévia do material em texto

ÍNDICES DE RENTABILIDADE
Índices de Rentabilidade e Lucratividade
O QUE SÃO Índices de rentabilidade e lucratividade ?
são medidas quantitativas que relacionam variáveis das demonstrações contábeis / financeiras das empresas – especialmente da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)e do Balanço Patrimonial (BP) –, com o propósito de facilitar uma análise gerencial acerca da capacidade da empresa de gerar retornos.
A necessidade de utilizar indicadores de rentabilidade e indicadores de lucratividade se dá no fato de que apenas analisar o lucro líquido de uma companhia pode não refletir o total potencial econômico e financeiro da empresa.
Índices de Rentabilidade
Os indicadores de rentabilidade possuem grande espaço nas análises das demonstrações contábeis, exercendo significativa influência sobre o processo de tomada de decisão gerencial dentro da empresa!
Nos índices de rentabilidade, as principais variáveis das demonstrações contábeis utilizadas como base de comparação, são:
Ativo total
Patrimônio líquido
Receitas de vendas
Já os principais resultados utilizados são:
Lucro operacional (lucro gerado pelos ativos)
Lucro líquido (após o IR)
RETORNO OPERACIONAL DOS ATIVOS (ROA)
O QUE É O ROA?
Do inglês Return on Assets, ROA é chamado em português de Retorno sobre o Ativo. Conhecido por ser um indicador que apresenta como a empresa é rentável em relação ao seu total de ativos, o ROA fornece uma visão de quão eficiente é a gestão da empresa na utilização de seus ativos para gerar ganhos. Ou seja, o ROA é utilizado para analisar capacidade que uma empresa tem de gerar lucros a partir de seus ativos. Em outras palavras, o ROA informa que ganhos foram gerados a partir do capital investido em ativos.
Segundo Gitman (2010, p.60)
“O retorno sobre o ativo total (ROA), muitas vezes chamado de retorno sobre o Investimento (ROI), mede a eficácia geral de administração na geração de lucros a partir dos ativos disponíveis. Quanto mais elevado o retorno sobre o ativo total de uma empresa, melhor”.
RETORNO OPERACIONAL DOS ATIVOS (ROA)
Fórmula = 	 LUCRO OPERACIONAL = 3.000 = 0,21
		 ATIVO TOTAL 14.100
OBS: O lucro operacional pode ser entendido como o lucro gerado pelos ativos. O lucro operacional não depende da forma pela qual a empresa é financiada, pois vem antes das despesas financeiras.
INTERPRETAÇÃO: Para cada $ 1,00 investido na empresa, há um ganho de $ 0,21
ANALISE PADRÃO: Quanto mais elevado o retorno sobre o ativo total de uma empresa, melhor.
TAXA DE RETORNO SOBRE O PATRIMÔNIO LÍQUIDO - ROE
O QUE É O ROE?
Do inglês Return on Equity, ROE é chamado em português de Retorno sobre o Patrimônio Líquido. O ROE é um indicador financeiro que se refere em percentual quanto uma empresa está gerando de retorno para o capital próprio investido (dinheiro do dono). Em outras palavras,  indica o quanto que a empresa gera de retorno para cada centavo que o acionista aplica na organização.
TAXA DE RETORNO SOBRE O PATRIMÔNIO LÍQUIDO - ROE
O Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) mensura o quanto de lucro a companhia gera com o dinheiro investido pelos acionistas.
Fórmula = LUCRO LIQUIDO = 0,25
		 PL
INTERPRETAÇÃO: Para cada $ 1,00 investido pelo proprietário, há um ganho de $ 0,25. 
ANALISE PADRÃO: Pode variar de acordo com a remuneração do mercado. Quanto maior, melhor.
ÍNDICES DE MARGEM
A margem pode ser definida como o valor que a empresa está ganhando por realizar a venda do seu produto. Este índice geralmente é dividido em duas partes: a margem operacional e a margem líquida.
MARGEM OPERACIONAL
A Margem Operacional mede a eficiência operacional da empresa, ou seja, o quanto de suas receitas líquidas provenientes de vendas e serviços vieram de suas atividades operacionais. A margem operacional tem o papel de mensurar o que é chamado de lucro puro para cada unidade vendida, sem compreender as despesas financeiras e demais obrigações como, por exemplo, impostos e tributos. Em outras palavras, este índice mostra qual o lucro operacional obtido por uma empresa para cada unidade de venda realizada. A Margem operacional é sendo um bom indicador de eficiência operacional: se compararmos duas empresas de mesma atividade, aquela que tem maior margem operacional é a que apresenta melhores resultados para cada real vendido, tendo assim, custos operacionais mais reduzidos.
MARGEM OPERACIONAL
Fórmula = LUCRO OPERACIONAL X 100 = 104.291	= 13,62%
 RECEITA DE VENDAS 765.196
INTERPRETAÇÃO: Para cada $ 1,00 vendido pela empresa, há um ganho operacional de 13,62%, ou seja, um ganho de $ 0,1362.
ANALISE PADRÃO: Quanto maior melhor.
MARGEM LÍQUIDA
Já a margem líquida tem a função de mostrar o grau de lucratividade líquida do negócio após a dedução de todos os gastos. Na prática, ela é essencial para evidenciar se a empresa está dando certo ou não. Assim, saber a margem líquida é mais do que essencial para qualquer dono, diretor ou acionista de uma empresa.
Para obter este indicador de rentabilidade você deve multiplicar o lucro líquido por 100 e dividir o resultado pelas vendas líquidas. Assim, o resultado final vai mostrar o lucro líquido obtido para cada real de receita líquida.
MARGEM LÍQUIDA
Fórmula = LUCRO LÍQUIDO X 100 = 2.416,80 = 28,4%
 RECEITA DE VENDAS 8.500
INTERPRETAÇÃO: Para cada $ 1,00 vendido (receita líquida) pela empresa, há um ganho líquido de 28,4%, ou seja, um ganho de R$ 0,284. Ou seja, de todo o valor dos produtos e serviços que ela vende, 28,4% sobram para a organização mesmo depois de todas as deduções fiscais e operacionais.
ANALISE PADRÃO: Quanto maior, melhor.

Continue navegando