Buscar

psicologia da educação atividade 2


Prévia do material em texto

Matrícula:2020100711 Nome:JÉSSICA TAINÃ SANTOS NUNES
Psicologia da Educação Atividade 1
O desenvolvimento humano é cercado de teorias que foram evoluindo com o tempo e com os novos desafios pelos quais a humanidade passou. Em nossos estudos, vimos que Sigmund Freud desenvolveu a Teoria Psicanalítica e os conceitos do aparelho psíquico formado pelo consciente, pré-consciente e inconsciente, chamada de teoria topográfica. 
Explique como os componentes da teoria topográfica estão relacionados com  o desenvolvimento humano. 
A humanidade se desenvolve na medida em que tem acesso ao conhecimento, conhecimento este que engloba diversas áreas de acordo com o objetivo ou ponto de vista que observamos; neste caso para analisar e relacionar o desenvolvimento da humanidade com os estudos de Freud, focaremos na evolução do pensamento e acima de tudo no entendimento da consciência humana. 
Froid dividiu a mente em 3 lugares: consciente, pré-consciente e inconsciente, dentro desses lugares acessíveis na mente temos 3 estruturas da psique humana que são ID – que é o primeiro elemento e nasce com a criança, visa a satisfação imediata na busca exclusiva do prazer tendo assim a função de descarregar as tensões biológicas. Os seus conteúdos são quase todos inconscientes, eles incluem configurações mentais que nunca se tornaram conscientes; EGO que controla as exigências instintivas do ID, decidindo onde, quando e como são feitas. É a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa, desempenha sua função dando conta dos estímulos externos e o SUPEREGO sendo a última estrutura da personalidade desenvolve-se a partir do EGO, autoridade do grupo social, consciência moral que se liga a culpabilidade e autocritica.
O ser humano passou por diversas fases, desde a pré história até os tempos atuais. Cercados por momentos de guerras e máxima tensão, levando o homem aos seus extremos instintos animais, temos como exemplo o período anterior a idade média e queda do império romano, com a invasão dos chamados “bárbaros”. Se relacionarmos esse período com as configurações mentais de Freud, entendemos que muitos desses homens se enquadram na estrutura do ID, onde seus impulsos, desejos imediatos e satisfação dos prazeres sobressaiam, porém avaliamos dessa forma porque houve uma evolução dos valores e comportamentos sociais, isso não quer dizer que eles não davam voz ao EGO, pois viviam em sociedade, os bárbaros tinham sua própria configuração. 
Sendo assim percebemos que a medida em que entendemos os processos e estruturas da psique, podemos correlacionar com os processos pelos quais o homem passou. Certamente hoje de uma forma mais abrangente e assim percebendo que a evolução da humanidade vai de acordo também com a evolução individual de cada ser. Podemos associar essa indivualidade evolutiva com os estágios do desenvolvimento infantil, ainda abordado na teoria topográfica de Freud , que são eles: 
Fase oral - do nascimento até um ano. Nesta etapa, o prazer está vinculado as sensações geradas na boca.
Fase anal - de um aos três anos aproximadamente. Nesta etapa, o prazer está vinculado ao intestino e bexiga.
Fase fálica - dos três aos seis anos aproximadamente. Nesta etapa, o prazer está vinculado aos genitais.
Fase de latência - dos seis aos onze anos. Nesta etapa, há um deslocamento do prazer para atividades sociais.
Fase genital - a partir dos onze anos, quando se dá início à adolescência e a busca pelo prazer e pelo objeto de amor fora do contexto familiar.
A compreensão acerca da teoria de Freud faz parte do entendimento do desenvolvimento humano, pois a partir dela conseguimos olhar para trás e compreender como foi a evolução ao mesmo tempo que podemos olhar para o presente e compreender em que estágio estamos.

Mais conteúdos dessa disciplina