Buscar

desenho artistico av discursivaa

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Desenho da Figura Humana (ART14)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513396) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18409301
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Educação Infantil é uma fase de grandes transformações em que a criança está em um acelerado e constante desenvolvimento psicológico, intelectual, emocional, físico, social, entre outros aspectos. Dessa forma, o desenho da criança é representado de diferentes maneiras e é dotado de muito simbolismo e informação (KONNEL; ODORIZZI; KREISCH, 2016, p. 130). Luquet foi o pioneiro em estudar o desenho das crianças e acreditava que era uma forma de a criança exteriorizar seus pensamentos. De acordo com as teorias de Luquet,  apresente as etapas do grafismo infantil e disserte sobre a primeira etapa.
FONTE: KONNEL, Vânia; ODORIZZI, Tatiane Jeruza; KREISCH, Cristiane. Desenho da figura humana. Indaial: Uniasselvi, 2016.
	Resposta Esperada:
Luquet dividiu a representação do desenho em quatro etapas: o realismo fortuito, realismo falhado ou incapacidade sintética, o realismo intelectual e o realismo visual. A primeira denominou de "Realismo fortuito" que inicia por volta dos dois anos de idade e põe fim ao rabisco. O realismo fortuito se divide em duas categorias: involuntário e voluntário. No desenho involuntário, a criança desenha para representar linhas, sem intenção ou significados. O desenho voluntário sem intenção é realizado pela criança e depois lhe é atribuído significado. Depois surge o desenho voluntário, quando a criança tem o desejo de criar um objeto, mas que após sua criação ganha outra interpretação.
	2.
	O movimento artístico conhecido como Realismo, surgiu entre 1850 a 1900. Nesse momento, a figura humana era representada de maneira inusitada comparada aos movimentos anteriores. Descreva a proposta e as características na representação da figura humana no movimento realista.
	Resposta Esperada:
O Realismo surgiu entre 1850 a 1900 e buscava representar a imagem de forma realista e técnica, deixando de lado as emoções. Retratavam as condições da vida cotidiana e o sofrimento das pessoas. Buscavam retratar as pessoas e seu dia a dia, sendo fiel às características reais e exaltando, assim, a beleza interior.
Parte inferior do formulário

Continue navegando