Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM 17

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM 17/06/2020 
LIDERANÇA EM CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS
DESAFIO
Em um município interiorano brasileiro, há algumas unidades de atenção primária à saúde (UAP), mais conhecidas como “postos de saúde”. O objetivo do trabalho é a promoção e prevenção da saúde da população, alcançada por meio do fornecimento de um serviço de qualidade, reduzindo-se os riscos associados à vulnerabilidade social.
Diversos profissionais trabalham nas UAPs, tais como médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde (ACS), dentista cirurgião, auxiliar de saúde bucal, dentre outros. Cabe ao agente comunitário de saúde, por exemplo, realizar visitas domiciliares, a fim de conhecer a situação de saúde e de higiene de toda a família, pesar as crianças de 0 a 5 anos, informar e acompanhar a vacinação das crianças em períodos específicos, dentre outras atividades. Já ao auxiliar de enfermagem, cabe administrar a vacinação da população em geral, fazer curativos, pesar as pessoas etc. Ao enfermeiro, cabe acompanhar e gerenciar a produtividade de cada ACS, acolher e classificar o risco de saúde de um paciente que procura por atendimento médico, visitar alguns pacientes em estado de saúde mais grave em suas residências, dentre outros.
Em uma das UAPs, os profissionais de saúde definiram que a pesagem de crianças seria ofertada duas vezes por mês, no início e na metade, tendo os seus responsáveis (pais, avós) a incumbência de levá-las para pesar em uma das duas datas. A intenção era que os ACS, auxiliares de enfermagem e outros profissionais dedicassem dias específicos para a ação, considerada fundamental para o acompanhamento do desenvolvimento e do crescimento da criança. Já a vacinação era administrada de forma diferente, pois cada criança tem um dia certo para tomar determinada vacina, como por exemplo, no 5º dia de vida. Por nascer em datas diferentes, cada uma deveria ser vacinada em um dia específico.
Alguns meses se passaram e percebeu-se que as crianças eram levadas às UAPs para vacinação, mas não para pesagem. Os ACS realizavam visitas domiciliares normalmente em dias que não eram de pesagem, e os auxiliares de enfermagem administravam as vacinas nas datas específicas de vacinação, mas não aproveitavam a ida da criança até a unidade de saúde para pesá-la. (ALMEIDA; LIMA ; ALMEIDA, 2011. Adaptado).
Para resolver este desafio você deverá:
1) Identificar o estilo de liderança: identificar, no texto, aspectos que possibilitem indicar o estilo da gestão local.
2) Identificar os problemas advindos da gestão da unidade de saúde: localizar aspectos problemáticos decorrentes da gestão local.
3) Sugerir e analisar o que deveria ser modificado para se alcançar melhores resultados de forma geral (pessoas/tarefa).
Parte superior do formulário
Escreva sua resposta no campo abaixo:
Parte inferior do formulário
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
1) Estilo de liderança:  
O gestor ou líder da equipe é o enfermeiro da UAP, conforme pode-se ver no trecho a seguir: "Ao enfermeiro, cabe acompanhar e gerenciar a produtividade de cada ACS, acolher e classificar o risco de saúde de um paciente que procura por atendimento médico, visitar alguns pacientes em estado de saúde mais grave em suas residências, dentre outras". Entretanto, a gestora atual, que deveria controlar as tarefas, não cumpriu com suas responsabilidades. Pode-se dizer que é um estilo liberal, pois deixa a cargo dos próprios trabalhadores a decisão de como e quando agir.
2)Problemas advindos da gestão da unidade de saúde:  
"O trabalho não apresentou o resultado esperado: as crianças eram levadas às UAPs para vacinação, mas não para pesagem. Os ACS realizavam visitas domiciliares normalmente em dias que não eram de pesagem e os auxiliares de enfermagem administravam as vacinas nas datas específicas de vacinação, mas não aproveitavam a ida da criança até a unidade de saúde para pesá-la."
3) Sugestão para alcance de melhores resultados:  
A gestora deveria acompanhar de perto o que se passava com seus liderados, a fim de ajudá-los a alcançar melhores resultados. Poderia organizar melhor o trabalho, mapear os resultados, sugerir melhorias juntamente com os ACS.
EXERCÍCIO
1)
Você já foi liderado? Você já foi líder? As perspectivas, tanto de líder quanto de liderado, podem variar dependendo de um conjunto variado de elementos, desde cultura e metas organizacionais, até mesmo características e recursos individuais e relacionais do grupo liderado, do líder. Em relação aos estilos e teorias de liderança, assinale a alternativa correta.
A liderança situacional sugere que o líder transite por todos os estilos - autocrático, democrático e liberal - em cada situação oportuna. A liderança situacional sugere que o líder transite por todos os estilos - autocrático, democrático e liberal - em cada situação oportuna.
2)
A análise do exercício da liderança em contexto organizacional, pela ótica das possibilidades da teoria dos traços, as “características físicas, intelectuais ou de personalidade – que distinguem tanto os líderes dos não-líderes, quanto os líderes bem-sucedidos dos líderes malsucedidos” (NEWSTROM, 2011, p. 158), podes ser identificadas em traços primários e secundários de liderança. Escolha, abaixo, a alternativa que contempla somente traços secundários:
Flexibilidade, adaptabilidade e afetividade humana.
3)
A teoria da liderança também pode ser analisada sob a ótica do poder. Desse modo, dependendo da forma como um líder utiliza o poder, dentre outras denominações, podem diferenciar os seguintes estilos de liderança: autocrático, consultivo e participativo (NEWSTROM, 2011). Escolha, abaixo, a alternativa que contempla o estilo de liderança e a caracterização correta quanto ao uso do poder:
Os líderes participativos buscam a unidade social com seus seguidores, principalmente a partir da descentralização da autoridade.
4)
Na ciência da Psicologia, no escopo do debate da personalidade, por meio da teoria dos traços podemos diferenciar uma pessoa da outra. Neste sentido, cada traço corresponde a um conjunto específico de características e corresponde a uma dimensão básica da personalidade. Em suma, no debate teórico acerca de liderança, a teoria dos traços fundamenta-se na perspectiva dos traços de personalidade, além dos físicos e intelectuais. Com base nisso, qual das afirmações abaixo caracteriza a teoria dos traços de liderança?
todo líder nasce líder, ou seja, com habilidades para o exercício da liderança.
5)
Ao longo da história, diferentes líderes ganharam destaque, nos diferentes continentes do planeta, por razões variadas: do esporte à tecnologia, com a invenção da tela touch screen, por exemplo. Nelson Mandela (1918-2013) foi considerado um grande líder africano, influenciando o mundo afora a partir de sua luta pela liberdade e pelos direitos humanos – ganhador do prêmio Nobel da Paz, em 1993. A seguir, leia frase proferida por Mandela, no exercício de sua liderança: "Nunca foi meu costume usar palavras de ordem. Se tem alguma coisa que 27 anos de prisão nos ensinam é a usar o silêncio da solidão para nos ajudar a entender como as palavras são preciosas, e como o impacto real dos discursos está sobre a forma como as pessoas vivem e morrem". A partir disso, considerando o debate teórico acerca da liderança, escolha, abaixo, uma alternativa correta:
As citações e frases de Mandela podem ser percebidas como um reflexo de suas ações e exemplo – o que perfaz importante recurso para o exercício da liderança.

Outros materiais