Buscar

Os Resíduos de Serviço de Saúde

Prévia do material em texto

Os RSS (Residuos de Serviço de Saúde são divididos nos seguintes grupos:
Grupo A: INFECTANTES Materiais que apresentam risco biológico. Forma de acondicionamento: Saco branco leitoso devidamente identificado como na imagem. São exemplos de resíduos infectantes as luvas de procedimentos, sondas e soros. Os resíduos desse grupo passam por tratamento de autoclavagem para desinfecção e adequação para posterior descarte em aterro sanitárioGrupo A3: Órgãos e Membros sem classificação de risco São colocados em sacos vermelhos com a inscrição “peça anatômica” e é encaminhado para incineração. As cinzas são descartadas em aterro sanitário.
Grupo B: QUIMICOS Materiais de origem química, como medicamentos e reagentes, devem ser descartados em saco laranja devidamente identificado como resíduo tóxico.Os RSS do Grupo B que não apresentem periculosidade à saúde pública ou ao meio ambiente não necessitam de tratamento, podendo ser submetidos a processo de recuperação ou reutilização.
Grupo C: RADIOATIVOS Materiais que são altamente prejudiciais para o organismo humano, são encontrados em aparelhos de raio-x, radioterapia entre outros. A forma de armazenamento deve ser totalmente isolada e mantida dessa forma por muito tempo até que se perca a atividade radioativa. Normalmente é feita a concretagem como forma de isolar da melhor forma possível. Também são utilizadas capsulas de chumbo para envolver radio fármacos entre outros objetos menores. 
Grupo D: RESÍDUOS COMUNS São resíduos que também podem ser encontradas no lixo doméstico. A forma de acondicionamento é em saco preto. Esses materiais podem ser recicláveis, como embalagens de produtos, garrafas PET’s, entre outros.
Grupo E: PERFUROCORTANTES Resíduos capazes de ferir alguém, que furam ou cortam. Também são considerados infectantes ou tóxicos. Assim como os resíduos infectantes, esses são auto clavados e despedaçados.A caixa evita que os resíduos entrem em contato com as mãos ou o corpo de quem está manuseando. Deve ser mantida longe de humidade, pois pode rasgar-se facilmente. O ideal é que se faça um suporte especial para esse tipo de descarte.
Camila Seidler Guimarães

Continue navegando