Logo Passei Direto
Buscar

Aspectos Socioantropológicos - Questionário

User badge image
Eldo Brito

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O filósofo e socialista utópico francês Saint-Simon (1760-1825), foi o precursor da chamada “fisiologia social”, um pretenso estudo científico da sociedade na qual considerava as “classes industriais” como responsáveis pelo progresso e modernização da França no século XIX, cujos interesses conflitavam com as “classes ociosas”, representadas pela nobreza, pelo alto clero da Igreja Católica e pela alta burocracia do Estado. Leia o texto abaixo: As ideias da classe dominante são, em todas as épocas, as ideias dominantes, ou seja, a classe que é o poder material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, o seu poder espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios para a produção material dispõe assim, ao mesmo tempo, dos meios para a produção espiritual, pelo que estão assim, ao mesmo tempo, submetidas em média as ideias daqueles a quem faltam meios para a produção espiritual. As ideias dominantes não são mais do que a expressão ideal das relações materiais dominantes concebidas como ideias; portanto, das relações que precisamente tornam dominante uma classe, portanto, ideias do seu domínio. Os indivíduos que constituem a classe dominante também têm, entre outras coisas, consciência, e daí que pensem; na medida, portanto, em que dominam como classe e determinam todo o conteúdo de uma época histórica, é evidente que fazem em toda a sua extensão, e, portanto entre outras coisas, dominam também como pensadores, como produtores de ideias, regulam a produção e a distribuição de ideias do seu tempo; que, portanto, as suas ideias são as ideias dominantes da época. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
O trecho do texto acima faz referência ao conceito de ideologia, que corresponde ao processo no qual as ideias da classe dominante adquirem a aparência de serem universais e naturais, escondendo o seu caráter de dominação de uma classe sobre a outra. No processo ideológico, a escola assume um papel essencial na sociedade capitalista. Assinale a opção correta que descreve o referido papel:
a principal função seria estimular valores patrióticos e nacionalistas para os alunos, garantindo a fidelidade do cidadão ao Estado nacional.
a educação é assumidamente um elemento de manutenção da hierarquia social, do controle das classes dominantes sobre as dominadas, ou seja, de dominação da burguesia sobre o proletariado.
a educação é um mecanismo pelo qual o indivíduo pode ter acesso a profissões mais valorizadas e, consequentemente, conquistar status e ascensão social.
o sistema educacional tem a responsabilidade de transmitir os valores dominantes da sociedade para os alunos, com o intuito de preservar a coesão social.
as escolas, submetidas à autoridade da Igreja Católica, tem a responsabilidade de reproduzir, para as novas gerações, a moral e os dogmas cristãos.

Admitido que a educação fosse uma função essencialmente social, não pode o Estado desinteressar-se dela. Ao contrário, tudo o que seja educação deve estar até certo ponto submetido à sua influência. Isto não quer dizer que o Estado deva, necessariamente, monopolizar o ensino. A questão é muito complexa para que se trate dela assim de passagem. Pode-se acreditar que o progresso escolar seja mais fácil e mais rápido onde certa margem se deixe à iniciativa privada. O indivíduo é sempre mais renovador do que o Estado. Mas, do fato de dever o Estado, no interesse público, deixar abrir outras escolas que não as suas, não se segue que deva tornar-se estranho ao que nelas venha se passar. Pelo contrário, a educação que aí se der deve estar submetida à sua fiscalização. Não é mesmo admissível que a função da educação possa ser preenchida por alguém que não apresente garantias de que o Estado, e só ele, pode ser o juiz. Os limites dentro dos quais deve permanecer esta intervenção não podem ser determinados uma vez por todas; mas o princípio de intervenção não se contesta. DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1978.
A partir do texto acima, podemos concluir que, na área da educação, Durkheim defendia:
o funcionamento do sistema privado de ensino, desde que devidamente fiscalizado pelo Estado, que agiria em nome do interesse público.
o ensino religioso tutelado pelo Estado, pois o autor via com preocupação o aumento dos índices de criminalidade na França do início do século XX, considerando assim essencial uma educação moral embasada nos valores tradicionais cristãos pra combater a violência social.
a privatização da educação, pois apenas a iniciativa privada seria competente para o desenvolvimento de um sistema voltado para a formação de mão de obra e para o desenvolvimento tecnológico.
a concessão da educação pública para a iniciativa privada, pois o Estado não teria recursos suficientes para exercer o monopólio do sistema educacional, necessitando do investimento de particulares para tal empreendimento.
o monopólio do Estado, não permitindo o funcionamento do ensino privado, pois este ameaçaria a homogeneidade social e, consequentemente, a sua coesão.

Para o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), a educação é uma relação social cuja função é preparar o homem para viver em sociedade. Entretanto, por ser uma instituição burocrática, a educação é uma instituição marcada pelas relações de poder, cuja função seria manter o poder de um grupo social sobre o outro. Sobre as principais características das reflexões sobre educação realizadas de forma fragmentária pelo intelectual alemão, assinale V para as opções verdadeiras; e F para as afirmacoes falsas.
Agora, assinale a opção que corresponde a sequência correta:
( ) a escola tem a função de impor a ideologia da classe dominante sobre as massas.
( ) o sistema educacional tem a responsabilidade de transmitir os valores dominantes das elites para as classes menos favorecidas.
( ) a educação tem a função de garantir status social para aqueles que adquirem formação ao serem aprovados nos inúmeros testes de seleção, possibilitando a ocupar posições privilegiadas na sociedade.
( ) existem três tipos de educação: a carismática, a humanista e a racional-burocrática.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, V, V, F.
F, V, F, V.
V, V, F, F.

Sabemos hoje que a ciência moderna nos ensina pouco sobre a nossa maneira de estar no mundo e que esse pouco, por mais que se amplie, será sempre exíguo porque a exiguidade está inscrita na forma de conhecimento que se constitui. A ciência moderna produz conhecimentos e desconhecimentos. Se faz do cientista um ignorante especializado, faz do cidadão comum um ignorante generalizado (...). A ciência moderna construiu-se contra o senso comum, que o considerou superficial, ilusório e falso. A ciência pós-moderna procura reabilitar o senso comum por reconhecer nesta forma de conhecimento algumas virtualidades para enriquecer a nossa relação com o mundo. É certo que o conhecimento do senso comum tende a ser um conhecimento mistificado e mistificador, mas, apesar disso e apesar de ser conservador, tem uma dimensão utópica e libertadora que pode ser ampliada através do diálogo com o conhecimento científico (. ..). SANTOS, Boaventura Souza. Um discurso sobre as Ciências na transição para uma ciência pós-moderna.
Tendo em vista as contradições históricas entre o senso comum e a ciência e as propostas de superação destas defendidas pelo autor, avalie as informações a seguir:
I-Apesar das diferenças, a ciência e o senso comum sempre foram conhecimentos complementares, abertos ao diálogo.
II-Uma das características da modernidade é o embate entre a ciência e o senso comum. Na realidade, o conhecimento científico, embasado no racionalismo, considerava o senso comum uma forma de conhecimento inferior, uma barreira para o progresso da humanidade.
III-Para Boaventura Souza Santos, a ciência pós-moderna deve estabelecer o diálogo entre o conhecimento científico e o senso comum, cujo resultado seria enriquecer o conhecimento popular, das massas.
IV-O autor questiona a infalibilidade da ciência, considerando-o limitado em alguns aspectos, além de elitista ao restringir-se a comunidade científica e evitar qualquer tipo de diálogo com o senso comum.
I, II, III e IV.
I e IV.
II e III.
II, III e IV.
I, III e IV.

O Iluminismo foi um amplo movimento intelectual que ocorreu na Europa Ocidental do século XVIII, que provocou diversas transformações sociais, políticas e econômicas cujos reflexos podem ser percebidos na atualidade.
Com relação ao Iluminismo, é correto afirmar:
houve o resgate, pelos intelectuais iluministas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica do mundo.
o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.
os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.
o racionalismo iluminista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e a tradição medieval.
nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.

Tal perspectiva de Karl Marx sobre a educação, que seria base das reflexões de outros pensadores marxistas do século XX, como o italiano Antonio Gramsci, foi uma das primeiras voltadas para a constituição de um sistema de ensino que teve forte investimento no Brasil nos últimos anos, conhecido como:
Assinale a opção que corresponde aos sujeitos que seriam os principais responsáveis da educação das novas gerações:
1. os padres e os professores.
2. os padres e os magistrados.
3. os pais e os professores.
4. os pais e os padres.
5. os magistrados e os professores.

Considerado fundador das Ciências Políticas, Maquiavel, a partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, define o homem como um ser:
Qual das opções abaixo melhor descreve a visão de Maquiavel sobre o homem?
1. munido de virtude, com disposição natural para praticar o bem a si e aos outros.
2. sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus semelhantes.
3. guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.
4. possuidor de fortuna, valendo-se de sua condição econômica para alcançar êxito na política.
5. naturalmente racional, vivendo em um estado pré-social e portando seus direitos.

A figura a seguir representa um conflito entre dois grupos diferentes. Considerando a imagem e relacionando com o objeto de estudo e o início da Antropologia como ciência, avalie as afirmativas que se seguem.
I. A dificuldade em encarar a diversidade humana conduz à negação dos valores culturais alheios e supervalorização da sua cultura.
II. Historicamente, o homem apresenta percepção positiva de um povo diante do outro. Essa é uma atitude comum, independente da sua origem.
III. As notícias trazidas pelos missionários eram que os primitivos tinham sistemas políticos e econômicos mais desenvolvidos do que a civilização europeia.
IV. O primeiro objeto de estudo da Antropologia foram as 'sociedades primitivas', 'distantes' e com uma cultura excêntrica.
V. A base do etnocentrismo toma como parâmetro as características físicas ou biológicas de um grupo e atribui a isso seu julgamento de valor.
1. II e IV.
2. I e II.
3. III e IV.
4. III e V.
5. I e V.

Leia a seguir o relato abaixo: '(...) Um famoso cientista do início do século, Hermann Von Ihering, diretor do Museu Paulista, justificava o extermínio dos índios Caingangue por serem um empecilho ao desenvolvimento e à colonização das regiões do sertão que eles habitavam. Tanto no presente como no passado, tanto aqui como em vários outros lugares, a lógica do extermínio regulou, infinitas vezes, as relações entre a chamada “civilização ocidental” e as sociedades tribais.' O exemplo acima se remete a uma prática muito utilizada na Antropologia no início da sua formação como ciência. Assinale a opção correta.
1. Etnocêntrica.
2. Etnográfica.
3. Relativista.
4. Arqueológica.
5. Etnológica.

De acordo com o trecho, pode-se definir como objeto de estudo, a ciência:
Qual é a ciência mencionada?
1. Geográfica.
2. Psicológica.
3. Histórica.
4. Antropológica.
5. Pedagógica.

A atitude ou visão etnocêntrica ocorre quando há um bloqueio de aceitação da heterogeneidade do outro.
Com base no texto e nos conhecimentos de Antropologia, assinale a alternativa que revela uma atitude etnocêntrica:
1. Os padrões de cultura são relativos, por isso deve existir a suspensão de juízo.
2. Os hábitos de um grupo não civilizados podem ser modificados pela cultura dominante.
3. Os padrões e valores de uma cultura são inerentes ao seu próprio meio cultural.
4. Os indivíduos têm direito à sua própria crença, hábitos e sua ideologia.
5. Os costumes “exóticos” devem ser interpretados dentro da sua própria cultura.

As características acima se referem ao Antropólogo:
Qual Antropólogo é mencionado?
1. Evans-Pritchard.
2. Radcliffe-Brown.
3. Franz Boas.
4. Everardo Rocha.
5. Bronislaw Malinowski.

De acordo com o trecho acima, esse desafio faz parte do campo de estudo da Antropologia ____________. Assinale a opção correta:
1. Antropologia Educacional.
2. Antropologia Social.
3. Antropologia Psicológica.
4. Antropologia Jurídica.
5. Antropologia Biológica.

Baseado nas características dos exemplos a seguir, defina respectivamente, qual conceito antropológico ambos pertencem.
Assinale a opção correta:
1. Culturalismo e Simbolismo.
2. Simbolismo e Etnocentrismo.
3. Etnocentrismo e Relativismo.
4. Relativismo e Culturalismo.
5. Funcionalismo e Estruturalismo.

A definição acima se remete a uma ótica fundamental da Antropologia.
Assinale a alternativa correta.
1. Etnografia.
2. Cultura.
3. Etnologia.
4. Crenças.
5. Personalidade.

Essa citação, remete-se historicamente ao surgimento de uma ciência.
Assinale a seguir, a alternativa que representa de forma correta o nome da ciência:
1. Pedagogia.
2. Geografia.
3. Psicologia.
4. Antropologia.
5. Sociologia.

Surgida na Alemanha após o final da I Guerra Mundial (1914-1918), concentrou seus estudos em temas nos problemas sociais que atingiam a realidade alemã da época, como a crise econômica e a ascensão do nazismo, fundando a partir de tais pesquisas a Teoria Crítica da Sociedade.
Estamos falando da:
1. Escola Pragmática.
2. Escola Marxista Britânica.
3. Escola de Chicago.
4. Escola dos Annales.
5. Escola de Frankfurt.

Corresponde ao conjunto de ideias, representações e visões de mundo de uma classe social. Todavia, segundo o materialismo histórico-dialético, a classe dominante tende a impor, através das instituições, a sua percepção de mundo na sociedade, muitas vezes de forma imperceptível, ao apresentá-la como uma verdade única, lógica, natural e universal. Estamos falando do conceito de:
1. Práxis.
2. Ideologia.
3. Luta de classes.
4. Modo de produção.
5. Mais-valia.

A Sociologia surgiu em um contexto marcado por intensas transformações econômicas e sociais na Europa da primeira metade do século XIX. Estas transformações foram provocadas por qual processo histórico? Assinale a alternativa que melhor responde este questionamento.
1. Revolução Agrícola.
2. Revolução Francesa.
3. Revolução Russa.
4. Revolução Industrial.
5. Revoluções Inglesas.

Uma das teorias antropológicas contemporâneas concebe a cultura como um sistema simbólico, no qual os comportamentos dos indivíduos em uma sociedade são estabelecidos por estruturas mentais inconscientes, expressas em códigos linguísticos.
A qual paradigma antropológico estamos nos referindo?
1. Evolucionismo Cultural.
2. Estruturalismo.
3. Funcionalismo.
4. Difuncionismo.
5. Antropologia Interpretativa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

O filósofo e socialista utópico francês Saint-Simon (1760-1825), foi o precursor da chamada “fisiologia social”, um pretenso estudo científico da sociedade na qual considerava as “classes industriais” como responsáveis pelo progresso e modernização da França no século XIX, cujos interesses conflitavam com as “classes ociosas”, representadas pela nobreza, pelo alto clero da Igreja Católica e pela alta burocracia do Estado. Leia o texto abaixo: As ideias da classe dominante são, em todas as épocas, as ideias dominantes, ou seja, a classe que é o poder material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, o seu poder espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios para a produção material dispõe assim, ao mesmo tempo, dos meios para a produção espiritual, pelo que estão assim, ao mesmo tempo, submetidas em média as ideias daqueles a quem faltam meios para a produção espiritual. As ideias dominantes não são mais do que a expressão ideal das relações materiais dominantes concebidas como ideias; portanto, das relações que precisamente tornam dominante uma classe, portanto, ideias do seu domínio. Os indivíduos que constituem a classe dominante também têm, entre outras coisas, consciência, e daí que pensem; na medida, portanto, em que dominam como classe e determinam todo o conteúdo de uma época histórica, é evidente que fazem em toda a sua extensão, e, portanto entre outras coisas, dominam também como pensadores, como produtores de ideias, regulam a produção e a distribuição de ideias do seu tempo; que, portanto, as suas ideias são as ideias dominantes da época. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
O trecho do texto acima faz referência ao conceito de ideologia, que corresponde ao processo no qual as ideias da classe dominante adquirem a aparência de serem universais e naturais, escondendo o seu caráter de dominação de uma classe sobre a outra. No processo ideológico, a escola assume um papel essencial na sociedade capitalista. Assinale a opção correta que descreve o referido papel:
a principal função seria estimular valores patrióticos e nacionalistas para os alunos, garantindo a fidelidade do cidadão ao Estado nacional.
a educação é assumidamente um elemento de manutenção da hierarquia social, do controle das classes dominantes sobre as dominadas, ou seja, de dominação da burguesia sobre o proletariado.
a educação é um mecanismo pelo qual o indivíduo pode ter acesso a profissões mais valorizadas e, consequentemente, conquistar status e ascensão social.
o sistema educacional tem a responsabilidade de transmitir os valores dominantes da sociedade para os alunos, com o intuito de preservar a coesão social.
as escolas, submetidas à autoridade da Igreja Católica, tem a responsabilidade de reproduzir, para as novas gerações, a moral e os dogmas cristãos.

Admitido que a educação fosse uma função essencialmente social, não pode o Estado desinteressar-se dela. Ao contrário, tudo o que seja educação deve estar até certo ponto submetido à sua influência. Isto não quer dizer que o Estado deva, necessariamente, monopolizar o ensino. A questão é muito complexa para que se trate dela assim de passagem. Pode-se acreditar que o progresso escolar seja mais fácil e mais rápido onde certa margem se deixe à iniciativa privada. O indivíduo é sempre mais renovador do que o Estado. Mas, do fato de dever o Estado, no interesse público, deixar abrir outras escolas que não as suas, não se segue que deva tornar-se estranho ao que nelas venha se passar. Pelo contrário, a educação que aí se der deve estar submetida à sua fiscalização. Não é mesmo admissível que a função da educação possa ser preenchida por alguém que não apresente garantias de que o Estado, e só ele, pode ser o juiz. Os limites dentro dos quais deve permanecer esta intervenção não podem ser determinados uma vez por todas; mas o princípio de intervenção não se contesta. DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1978.
A partir do texto acima, podemos concluir que, na área da educação, Durkheim defendia:
o funcionamento do sistema privado de ensino, desde que devidamente fiscalizado pelo Estado, que agiria em nome do interesse público.
o ensino religioso tutelado pelo Estado, pois o autor via com preocupação o aumento dos índices de criminalidade na França do início do século XX, considerando assim essencial uma educação moral embasada nos valores tradicionais cristãos pra combater a violência social.
a privatização da educação, pois apenas a iniciativa privada seria competente para o desenvolvimento de um sistema voltado para a formação de mão de obra e para o desenvolvimento tecnológico.
a concessão da educação pública para a iniciativa privada, pois o Estado não teria recursos suficientes para exercer o monopólio do sistema educacional, necessitando do investimento de particulares para tal empreendimento.
o monopólio do Estado, não permitindo o funcionamento do ensino privado, pois este ameaçaria a homogeneidade social e, consequentemente, a sua coesão.

Para o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), a educação é uma relação social cuja função é preparar o homem para viver em sociedade. Entretanto, por ser uma instituição burocrática, a educação é uma instituição marcada pelas relações de poder, cuja função seria manter o poder de um grupo social sobre o outro. Sobre as principais características das reflexões sobre educação realizadas de forma fragmentária pelo intelectual alemão, assinale V para as opções verdadeiras; e F para as afirmacoes falsas.
Agora, assinale a opção que corresponde a sequência correta:
( ) a escola tem a função de impor a ideologia da classe dominante sobre as massas.
( ) o sistema educacional tem a responsabilidade de transmitir os valores dominantes das elites para as classes menos favorecidas.
( ) a educação tem a função de garantir status social para aqueles que adquirem formação ao serem aprovados nos inúmeros testes de seleção, possibilitando a ocupar posições privilegiadas na sociedade.
( ) existem três tipos de educação: a carismática, a humanista e a racional-burocrática.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, V, V, F.
F, V, F, V.
V, V, F, F.

Sabemos hoje que a ciência moderna nos ensina pouco sobre a nossa maneira de estar no mundo e que esse pouco, por mais que se amplie, será sempre exíguo porque a exiguidade está inscrita na forma de conhecimento que se constitui. A ciência moderna produz conhecimentos e desconhecimentos. Se faz do cientista um ignorante especializado, faz do cidadão comum um ignorante generalizado (...). A ciência moderna construiu-se contra o senso comum, que o considerou superficial, ilusório e falso. A ciência pós-moderna procura reabilitar o senso comum por reconhecer nesta forma de conhecimento algumas virtualidades para enriquecer a nossa relação com o mundo. É certo que o conhecimento do senso comum tende a ser um conhecimento mistificado e mistificador, mas, apesar disso e apesar de ser conservador, tem uma dimensão utópica e libertadora que pode ser ampliada através do diálogo com o conhecimento científico (. ..). SANTOS, Boaventura Souza. Um discurso sobre as Ciências na transição para uma ciência pós-moderna.
Tendo em vista as contradições históricas entre o senso comum e a ciência e as propostas de superação destas defendidas pelo autor, avalie as informações a seguir:
I-Apesar das diferenças, a ciência e o senso comum sempre foram conhecimentos complementares, abertos ao diálogo.
II-Uma das características da modernidade é o embate entre a ciência e o senso comum. Na realidade, o conhecimento científico, embasado no racionalismo, considerava o senso comum uma forma de conhecimento inferior, uma barreira para o progresso da humanidade.
III-Para Boaventura Souza Santos, a ciência pós-moderna deve estabelecer o diálogo entre o conhecimento científico e o senso comum, cujo resultado seria enriquecer o conhecimento popular, das massas.
IV-O autor questiona a infalibilidade da ciência, considerando-o limitado em alguns aspectos, além de elitista ao restringir-se a comunidade científica e evitar qualquer tipo de diálogo com o senso comum.
I, II, III e IV.
I e IV.
II e III.
II, III e IV.
I, III e IV.

O Iluminismo foi um amplo movimento intelectual que ocorreu na Europa Ocidental do século XVIII, que provocou diversas transformações sociais, políticas e econômicas cujos reflexos podem ser percebidos na atualidade.
Com relação ao Iluminismo, é correto afirmar:
houve o resgate, pelos intelectuais iluministas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica do mundo.
o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.
os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.
o racionalismo iluminista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e a tradição medieval.
nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.

Tal perspectiva de Karl Marx sobre a educação, que seria base das reflexões de outros pensadores marxistas do século XX, como o italiano Antonio Gramsci, foi uma das primeiras voltadas para a constituição de um sistema de ensino que teve forte investimento no Brasil nos últimos anos, conhecido como:
Assinale a opção que corresponde aos sujeitos que seriam os principais responsáveis da educação das novas gerações:
1. os padres e os professores.
2. os padres e os magistrados.
3. os pais e os professores.
4. os pais e os padres.
5. os magistrados e os professores.

Considerado fundador das Ciências Políticas, Maquiavel, a partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, define o homem como um ser:
Qual das opções abaixo melhor descreve a visão de Maquiavel sobre o homem?
1. munido de virtude, com disposição natural para praticar o bem a si e aos outros.
2. sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus semelhantes.
3. guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.
4. possuidor de fortuna, valendo-se de sua condição econômica para alcançar êxito na política.
5. naturalmente racional, vivendo em um estado pré-social e portando seus direitos.

A figura a seguir representa um conflito entre dois grupos diferentes. Considerando a imagem e relacionando com o objeto de estudo e o início da Antropologia como ciência, avalie as afirmativas que se seguem.
I. A dificuldade em encarar a diversidade humana conduz à negação dos valores culturais alheios e supervalorização da sua cultura.
II. Historicamente, o homem apresenta percepção positiva de um povo diante do outro. Essa é uma atitude comum, independente da sua origem.
III. As notícias trazidas pelos missionários eram que os primitivos tinham sistemas políticos e econômicos mais desenvolvidos do que a civilização europeia.
IV. O primeiro objeto de estudo da Antropologia foram as 'sociedades primitivas', 'distantes' e com uma cultura excêntrica.
V. A base do etnocentrismo toma como parâmetro as características físicas ou biológicas de um grupo e atribui a isso seu julgamento de valor.
1. II e IV.
2. I e II.
3. III e IV.
4. III e V.
5. I e V.

Leia a seguir o relato abaixo: '(...) Um famoso cientista do início do século, Hermann Von Ihering, diretor do Museu Paulista, justificava o extermínio dos índios Caingangue por serem um empecilho ao desenvolvimento e à colonização das regiões do sertão que eles habitavam. Tanto no presente como no passado, tanto aqui como em vários outros lugares, a lógica do extermínio regulou, infinitas vezes, as relações entre a chamada “civilização ocidental” e as sociedades tribais.' O exemplo acima se remete a uma prática muito utilizada na Antropologia no início da sua formação como ciência. Assinale a opção correta.
1. Etnocêntrica.
2. Etnográfica.
3. Relativista.
4. Arqueológica.
5. Etnológica.

De acordo com o trecho, pode-se definir como objeto de estudo, a ciência:
Qual é a ciência mencionada?
1. Geográfica.
2. Psicológica.
3. Histórica.
4. Antropológica.
5. Pedagógica.

A atitude ou visão etnocêntrica ocorre quando há um bloqueio de aceitação da heterogeneidade do outro.
Com base no texto e nos conhecimentos de Antropologia, assinale a alternativa que revela uma atitude etnocêntrica:
1. Os padrões de cultura são relativos, por isso deve existir a suspensão de juízo.
2. Os hábitos de um grupo não civilizados podem ser modificados pela cultura dominante.
3. Os padrões e valores de uma cultura são inerentes ao seu próprio meio cultural.
4. Os indivíduos têm direito à sua própria crença, hábitos e sua ideologia.
5. Os costumes “exóticos” devem ser interpretados dentro da sua própria cultura.

As características acima se referem ao Antropólogo:
Qual Antropólogo é mencionado?
1. Evans-Pritchard.
2. Radcliffe-Brown.
3. Franz Boas.
4. Everardo Rocha.
5. Bronislaw Malinowski.

De acordo com o trecho acima, esse desafio faz parte do campo de estudo da Antropologia ____________. Assinale a opção correta:
1. Antropologia Educacional.
2. Antropologia Social.
3. Antropologia Psicológica.
4. Antropologia Jurídica.
5. Antropologia Biológica.

Baseado nas características dos exemplos a seguir, defina respectivamente, qual conceito antropológico ambos pertencem.
Assinale a opção correta:
1. Culturalismo e Simbolismo.
2. Simbolismo e Etnocentrismo.
3. Etnocentrismo e Relativismo.
4. Relativismo e Culturalismo.
5. Funcionalismo e Estruturalismo.

A definição acima se remete a uma ótica fundamental da Antropologia.
Assinale a alternativa correta.
1. Etnografia.
2. Cultura.
3. Etnologia.
4. Crenças.
5. Personalidade.

Essa citação, remete-se historicamente ao surgimento de uma ciência.
Assinale a seguir, a alternativa que representa de forma correta o nome da ciência:
1. Pedagogia.
2. Geografia.
3. Psicologia.
4. Antropologia.
5. Sociologia.

Surgida na Alemanha após o final da I Guerra Mundial (1914-1918), concentrou seus estudos em temas nos problemas sociais que atingiam a realidade alemã da época, como a crise econômica e a ascensão do nazismo, fundando a partir de tais pesquisas a Teoria Crítica da Sociedade.
Estamos falando da:
1. Escola Pragmática.
2. Escola Marxista Britânica.
3. Escola de Chicago.
4. Escola dos Annales.
5. Escola de Frankfurt.

Corresponde ao conjunto de ideias, representações e visões de mundo de uma classe social. Todavia, segundo o materialismo histórico-dialético, a classe dominante tende a impor, através das instituições, a sua percepção de mundo na sociedade, muitas vezes de forma imperceptível, ao apresentá-la como uma verdade única, lógica, natural e universal. Estamos falando do conceito de:
1. Práxis.
2. Ideologia.
3. Luta de classes.
4. Modo de produção.
5. Mais-valia.

A Sociologia surgiu em um contexto marcado por intensas transformações econômicas e sociais na Europa da primeira metade do século XIX. Estas transformações foram provocadas por qual processo histórico? Assinale a alternativa que melhor responde este questionamento.
1. Revolução Agrícola.
2. Revolução Francesa.
3. Revolução Russa.
4. Revolução Industrial.
5. Revoluções Inglesas.

Uma das teorias antropológicas contemporâneas concebe a cultura como um sistema simbólico, no qual os comportamentos dos indivíduos em uma sociedade são estabelecidos por estruturas mentais inconscientes, expressas em códigos linguísticos.
A qual paradigma antropológico estamos nos referindo?
1. Evolucionismo Cultural.
2. Estruturalismo.
3. Funcionalismo.
4. Difuncionismo.
5. Antropologia Interpretativa.

Prévia do material em texto

×
Parte superior do formulário
1.2580.21160
21160 . 7 - Aspectos Socioantropológicos - 20201.B
21160 . 7 - Aspectos Socioantropológicos - 20201.B
Parte inferior do formulário
Ir para o conteúdo principal
· 
 
· 
 
· 
 
· 
 
· 
 
· 
Vários professores
Visualizar tudo
Detalhes e ações
Lista de participantes
Visualizar todos os participantes do seu curso
Blackboard Collaborate
Participar da sessão 
Frequência
Ver sua frequência
Grupos
View groups
Avisos
Visualizar arquivo
Manuais e ferramentas
Visualizar ferramentas do curso e instituição
Conteúdo do curso
Carregar mais 3 itens de conteúdo
Sofia - Gestão da rotina de estudos
Estabelecer uma rotina de estudos nem sempre é fácil, não é mesmo? A Sofia ajuda você com: - Quadro organizador das etapas de estudo - Detalhes úteis para o estudo - Espaço para anotações
Mensagem do tutor
O que você precisa saber sobre o Covid-19
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Desafio Colaborativo
Data de entrega: 18/05/20 23:59
A antropologia é uma ciência que visa fornecer explicações sobre as representações das alteridades e também auxilia na compreensão do “outro” dentro do seu contexto cultural, respeitando, todas as particularidades, tanto individuais como do grupo ...
Unidade 01
Não há mais itens de conteúdo a carregar
Objeto de Aprendizagem - Unidade 1
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Data de entrega: 22/05/20 23:59
Unidade 02
Unidade 03
Unidade 04
Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada
Data de entrega: 18/05/20 23:59
Webconferência
×
21160 . 7 - Aspectos Socioantropológicos - 20201.B
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do teste
1. 
Parte superior do formulário
Pergunta 1
1 ponto
O filósofo e socialista utópico francês Saint-Simon (1760-1825), foi o precursor da chamada “fisiologia social”, um pretenso estudo científico da sociedade na qual considerava as “classes industriais” como responsáveis pelo progresso e modernização da França no século XIX, cujos interesses conflitavam com as “classes ociosas”, representadas pela nobreza, pelo alto clero da Igreja Católica e pela alta burocracia do Estado. Leia o texto abaixo:
As ideias da classe dominante são, em todas as épocas, as ideias dominantes, ou seja, a classe que é o poder material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, o seu poder espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios para a produção material dispõe assim, ao mesmo tempo, dos meios para a produção espiritual, pelo que estão assim, ao mesmo tempo, submetidas em média as ideias daqueles a quem faltam meios para a produção espiritual. As ideias dominantes não são mais do que a expressão ideal das relações materiais dominantes concebidas como ideias; portanto, das relações que precisamente tornam dominante uma classe, portanto, ideias do seu domínio. Os indivíduos que constituem a classe dominante também têm, entre outras coisas, consciência, e daí que pensem; na medida, portanto, em que dominam como classe e determinam todo o conteúdo de uma época histórica, é evidente que fazem em toda a sua extensão, e, portanto entre outras coisas, dominam também como pensadores, como produtores de ideias, regulam a produção e a distribuição de ideias do seu tempo; que, portanto, as suas ideias são as ideias dominantes da época.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
O trecho do texto acima faz referência ao conceito de ideologia, que corresponde ao processo no qual as ideias da classe dominante adquirem a aparência de serem universais e naturais, escondendo o seu caráter de dominação de uma classe sobre a outra. No processo ideológico, a escola assume um papel essencial na sociedade capitalista. Assinale a opção correta que descreve o referido papel:
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
Leia o texto abaixo:
As ideias da classe dominante são, em todas as épocas, as ideias dominantes, ou seja, a classe que é o poder material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, o seu poder espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios para a produção material dispõe assim, ao mesmo tempo, dos meios para a produção espiritual, pelo que estão assim, ao mesmo tempo, submetidas em média as ideias daqueles a quem faltam meios para a produção espiritual. As ideias dominantes não são mais do que a expressão ideal das relações materiais dominantes concebidas como ideias; portanto, das relações que precisamente tornam dominante uma classe, portanto, ideias do seu domínio. Os indivíduos que constituem a classe dominante também têm, entre outras coisas, consciência, e daí que pensem; na medida, portanto, em que dominam como classe e determinam todo o conteúdo de uma época histórica, é evidente que fazem em toda a sua extensão, e, portanto entre outras coisas, dominam também como pensadores, como produtores de ideias, regulam a produção e a distribuição de ideias do seu tempo; que, portanto, as suas ideias são as ideias dominantes da época.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
O trecho do texto acima faz referência ao conceito de ideologia, que corresponde ao processo no qual as ideias da classe dominante adquirem a aparência de serem universais e naturais, escondendo o seu caráter de dominação de uma classe sobre a outra. No processo ideológico, a escola assume um papel essencial na sociedade capitalista. Assinale a opção correta que descreve o referido papel:
1. 
a principal função seria estimular valores patrióticos e nacionalistas para os alunos, garantindo a fidelidade do cidadão ao Estado nacional.
2. 
a educação é assumidamente um elemento de manutenção da hierarquia social, do controle das classes dominantes sobre as dominadas, ou seja, de dominação da burguesia sobre o proletariado.
3. 
a educação é um mecanismo pelo qual o indivíduo pode ter acesso a profissões mais valorizadas e, consequentemente, conquistar status e ascensão social. 
4. 
o sistema educacional tem a responsabilidade de transmitir os valores dominantes da sociedade para os alunos, com o intuito de preservar a coesão social. 
5. 
as escolas, submetidas à autoridade da Igreja Católica, tem a responsabilidade de reproduzir, para as novas gerações, a moral e os dogmas cristãos.
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
Leia o texto abaixo:
Admitido que a educação fosse uma função essencialmente social, não pode o Estado desinteressar-se dela. Ao contrário, tudo o que seja educação deve estar até certo ponto submetido à sua influência. Isto não quer dizer que o Estado deva, necessariamente, monopolizar o ensino. A questão é muito complexa para que se trate dela assim de passagem. Pode-se acreditar que o progresso escolar seja mais fácil e mais rápido onde certa margem se deixe à iniciativa privada. O indivíduo é sempre mais renovador do que o Estado. Mas, do fato de dever o Estado, no interesse público, deixar abrir outras escolas que não as suas, não se segue que deva tornar-se estranho ao que nelas venha se passar. Pelo contrário, a educação que aí se der deve estar submetida à sua fiscalização. Não é mesmo admissível que a função da educação possa ser preenchida por alguém que não apresente garantias de que o Estado, e só ele, pode ser o juiz. Os limites dentro dos quais deve permanecer esta intervenção não podem ser determinados uma vez por todas; mas o princípio de intervenção não se contesta.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1978.
A partir do texto acima, podemos concluir que, na área da educação, Durkheim defendia:
1. 
o funcionamento do sistema privado de ensino, desde que devidamente fiscalizado pelo Estado, que agiria em nome do interesse público. 
2. 
o ensino religioso tutelado pelo Estado, pois o autor via com preocupação o aumento dos índices de criminalidade na França do início do século XX, considerandoassim essencial uma educação moral embasada nos valores tradicionais cristãos pra combater a violência social. 
3. 
a privatização da educação, pois apenas a iniciativa privada seria competente para o desenvolvimento de um sistema voltado para a formação de mão de obra e para o desenvolvimento tecnológico. 
4. 
a concessão da educação pública para a iniciativa privada, pois o Estado não teria recursos suficientes para exercer o monopólio do sistema educacional, necessitando do investimento de particulares para tal empreendimento. 
5. 
o monopólio do Estado, não permitindo o funcionamento do ensino privado, pois este ameaçaria a homogeneidade social e, consequentemente, a sua coesão. 
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
Para o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), a educação é uma relação social cuja função é preparar o homem para viver em sociedade. Entretanto, por ser uma instituição burocrática, a educação é uma instituição marcada pelas relações de poder, cuja função seria manter o poder de um grupo social sobre o outro. Sobre as principais características das reflexões sobre educação realizadas de forma fragmentária pelo intelectual alemão, assinale V para as opções verdadeiras; e F para as afirmações falsas.
(  ) a escola tem a função de impor a ideologia da classe dominante sobre as massas.
( ) o sistema educacional tem a responsabilidade de transmitir os valores dominantes das elites para as classes menos favorecidas.
( ) a educação tem a função de garantir status social para aqueles que adquirem formação ao serem aprovados nos inúmeros testes de seleção, possibilitando a ocupar posições privilegiadas na sociedade.
( ) existem três tipos de educação: a carismática, a humanista e a racional-burocrática.
Agora, assinale a opção que corresponde a sequência correta:
1. 
F, F, V, V.
2. 
V, F, V, F.
3. 
V, V, V, F.
4. 
F, V, F, V.
5. 
V, V, F, F.
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
Leia o texto abaixo:
Sabemos hoje que a ciência moderna nos ensina pouco sobre a nossa maneira de estar no mundo e que esse pouco, por mais que se amplie, será sempre exíguo porque a exiguidade está inscrita na forma de conhecimento que se constitui. A ciência moderna produz conhecimentos e desconhecimentos. Se faz do cientista um ignorante especializado, faz do cidadão comum um ignorante generalizado (...). A ciência moderna construiu-se contra o senso comum, que o considerou superficial, ilusório e falso. A ciência pós-moderna procura reabilitar o senso comum por reconhecer nesta forma de conhecimento algumas virtualidades para enriquecer a nossa relação com o mundo. É certo que o conhecimento do senso comum tende a ser um conhecimento mistificado e mistificador, mas, apesar disso e apesar de ser conservador, tem uma dimensão utópica e libertadora que pode ser ampliada através do diálogo com o conhecimento científico (...).
SANTOS, Boaventura Souza. Um discurso sobre as Ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v2n2/v2n2a07.pdf, acessado em 28 de maio de 2019.
Tendo em vista as contradições históricas entre o senso comum e a ciência e as propostas de superação destas defendidas pelo autor, avalie as informações a seguir:
I-Apesar das diferenças, a ciência e o senso comum sempre foram conhecimentos complementares, abertos ao diálogo.
II-Uma das características da modernidade é o embate entre a ciência e o senso comum. Na realidade, o conhecimento científico, embasado no racionalismo, considerava o senso comum uma forma de conhecimento inferior, uma barreira para o progresso da humanidade.
III-Para Boaventura Souza Santos, a ciência pós-moderna deve estabelecer o diálogo entre o conhecimento científico e o senso comum, cujo resultado seria enriquecer o conhecimento popular, das massas.
IV-O autor questiona a infalibilidade da ciência, considerando-o limitado em alguns aspectos, além de elitista ao restringir-se a comunidade científica e evitar qualquer tipo de diálogo com o senso comum.
Quanto à relação entre ciência e senso comum, é correto apenas o que se afirma em:
1. 
I, II, III e IV.
2. 
I e IV.
3. 
II e III.
4. 
II, III e IV.
5. 
I, III e IV.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
O Iluminismo foi um amplo movimento intelectual que ocorreu na Europa Ocidental do século XVIII, que provocou diversas transformações sociais, políticas e econômicas cujos reflexos podem ser percebidos na atualidade. Com relação ao Iluminismo, é correto afirmar:
1. 
houve o resgate, pelos intelectuais iluministas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica do mundo.
2. 
o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse. 
3. 
os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano. 
4. 
o racionalismo iluminista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e a tradição medieval.
5. 
nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
Por educação, entendemos três coisas: 1- Educação intelectual; 2- Educação corporal, tal como é produzida pelos exercícios de ginástica e militares; 3- Educação tecnológica, abrangendo os princípios gerais e científicos de todos os processos de produção e, ao mesmo tempo, iniciando as crianças e os adolescentes na manipulação dos instrumentos elementares de todos os ramos da indústria. A divisão das crianças e dos adolescentes em três categorias, de 9 a 18 anos, deve compreender um curso graduado e progressivo para a sua educação intelectual, corporal e politécnica (...).
MARX, Karl. “Instruções para os delegados da Associação Internacional dos Trabalhadores”. Disponível em https://www.marxists.org/portugues/marx/1866/08/instrucoes.htm, acessado em 29 de maio de 2019.
Tal perspectiva de Karl Marx sobre a educação, que seria base das reflexões de outros pensadores marxistas do século XX, como o italiano Antonio Gramsci, foi uma das primeiras voltadas para a constituição de um sistema de ensino que teve forte investimento no Brasil nos últimos anos, conhecido como:
1. 
ensino médio profissionalizante
2. 
educação religiosa
3. 
ensino à distância
4. 
educação laica
5. 
ensino integral
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
Para Max Weber, o sistema educacional está organizado para a formação de indivíduos aptos para exercerem posições de comando no aparato burocrático das instituições públicas e privadas. Tal quadro se consolidaria através de um processo caracterizado pelos constantes exames de seleção e pela serialização do ensino, dividido em estágios de aprendizagem. A partir dessas considerações, assinale a opção corretamente expressa o significado de um diploma universitário para a vida de um indivíduo: 
1. 
significa a conquista de um status social, possibilitando ao indivíduo, como especialista, exercer cargos mais valorizados hierarquicamente nas instituições burocráticas e, consequentemente, conquistar a ascensão social. 
2. 
representa um símbolo de conquista intelectual, importante para enfrentar variadas situações inesperadas do dia-a-dia. 
3. 
a possibilidade de exercer uma liderança carismática na sua própria comunidade. 
4. 
a habilitação para ter o direito a um título de nobreza.
5. 
garante automaticamente ao indivíduo a possibilidade de exercer a prática docente, independente da formação na qual se especializou.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
Na concepção de educação defendida por Émile Durkheim, as gerações adultas têm fundamental importância noprocesso de aprendizagem das crianças, voltada para a transmissão dos valores dominantes da sociedade. Esse processo é essencial, na visão de Durkheim, para a manutenção da ordem através da coesão social. Assinale a opção que corresponde aos sujeitos que seriam os principais responsáveis da educação das novas gerações: 
1. 
os padres e os professores.
2. 
os padres e os magistrados.
3. 
os pais e os professores.  
4. 
os pais e os padres. 
5. 
os magistrados e os professores. 
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
Leia o texto abaixo:Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se.MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991. Considerado fundador das Ciências Políticas, Maquiavel, a partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, define o homem como um ser:  
1. 
munido de virtude, com disposição natural para praticar o bem a si e aos outros. 
2. 
sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus semelhantes. 
3. 
guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.
4. 
possuidor de fortuna, valendo-se de sua condição econômica para alcançar êxito na política.
5. 
naturalmente racional, vivendo em um estado pré-social e portando seus direitos Nat 
 QUESTIÓNARIO 3
 
 . 7 - Aspectos Socioantropológicos - 20201.B
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do teste
1. 
Parte superior do formulário
Pergunta 1
1 ponto
A figura a seguir representa um conflito entre dois grupos diferentes.
Aspectos Socioantropológicos_BQ02_Q09.jpg
Fonte: https://www.npr.org/2015/12/19/459251265/with-powerful-murals-hale-woodruff-paved-the-way-for-african-american-artists. 
Considerando a imagem e relacionando com o objeto de estudo e o início da Antropologia como ciência, avalie as afirmativas que se seguem.
I.A dificuldade em encarar a diversidade humana conduz à negação dos valores culturais alheios e supervalorização da sua cultura.
II.Historicamente, o homem apresenta percepção positiva de um povo diante do outro. Essa é uma atitude comum, independente da sua origem.
III.As notícias trazidas pelos missionários eram que os primitivos tinham sistemas políticos e econômicos mais desenvolvidos do que a civilização europeia.
IV.O primeiro objeto de estudo da Antropologia foram as “sociedades primitivas”, “distantes” e com uma cultura excêntrica.
V.A base do etnocentrismo toma como parâmetro as características físicas ou biológicas de um grupo e atribui a isso seu julgamento de valor.
É correto o que se afirma em:
1. 
II e IV.
2. 
I e II.
3. 
III e IV.
4. 
III e V.
5. 
I e V.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
Leia a seguir o relato abaixo:
“(...) Um famoso cientista do início do século, Hermann Von Ihering, diretor do Museu Paulista, justificava o extermínio dos índios Caingangue por serem um empecilho ao desenvolvimento e à colonização das regiões do sertão que eles habitavam. Tanto no presente como no passado, tanto aqui como em vários outros lugares, a lógica do extermínio regulou, infinitas vezes, as relações entre a chamada “civilização ocidental” e as sociedades tribais.” (ROCHA,EVERARDO, 1988, p. 7).O exemplo acima se remete a uma prática muito utilizada na Antropologia no início da sua formação como ciência.
Assinale a opção correta.
1. 
Etnocêntrica.
2. 
Etnográfica.
3. 
Relativista.
4. 
Arqueológica.
5. 
Etnológica.
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
“(...) Engloba as formas físicas primitivas e atuais do homem e suas manifestações culturais. Interessa-se, preferencialmente, pelos grupos simples, culturalmente diferenciados, e também pelo conhecimento de todas as sociedades humanas, letradas ou ágrafas, extintas ou vivas, existentes nas várias regiões da Terra.” (MARCONI E PRESOTTO , 2010, p.25).
De acordo com o trecho, pode-se definir como objeto de estudo, a ciência:
1. 
Geográfica.
2. 
Psicológica.
3. 
Histórica.
4. 
Antropológica.
5. 
Pedagógica.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
A atitude ou visão etnocêntrica ocorre quando há um bloqueio de aceitação da heterogeneidade do outro. 
Com base no texto e nos conhecimentos de Antropologia, assinale a alternativa que revela uma atitude etnocêntrica: 
1. 
Os costumes “exóticos” devem ser interpretados dentro da sua própria cultura. 
2. 
Os hábitos de um grupo não civilizados podem ser modificados pela cultura dominante.
3. 
Os padrões de cultura são relativos, por isso deve existir a suspensão de juízo.
4. 
Os indivíduos têm direito à sua própria crença, hábitos e sua ideologia.
5. 
Os padrões e valores de uma cultura são inerentes ao seu próprio meio cultural.
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
A antropologia ao longo da sua história teve contribuição de importantes Antropólogos para seu desenvolvimento como uma ciência que estuda o homem, sua evolução biológica, cultural e social.
[...] Cada sociedade adquire o estatuto de uma totalidade autônoma. [...] Um costume só tem significação se for relacionado ao contexto particular no qual se inscreve. [...] A maneira pela qual as sociedades tradicionais, na voz dos mais humildes entre eles, classificam suas atividades materiais e sociais, deve ser levada em consideração. [...] Anuncia assim a constituição do hoje chamamos de “etnociências”. (LAPLANTINE, 2003, p. 58;59).
As características acima se referem ao Antrópologo:
1. 
Evans-Pritchard.
2. 
Radcliffe- Brown.
3. 
Franz Boas.
4. 
Everardo Rocha.
5. 
Bronislaw Malinowski.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
“O desafio de uma discussão sobre o respeito à diversidade cultural na escola, problematizando a escola contemporânea e capitalista como uma instituição a serviços das ideias capitalistas e homogeneizadoras num contexto de enorme diversidade cultural, tanto em outros países, como no Brasil.” (ERIC MARI).De acordo com o trecho acima, esse desafio faz parte do campo de estudo da Antropologia ____________. 
Assinale a opção correta:
1. 
Antropologia Educacional.
2. 
Antropologia Social.
3. 
Antropologia Psicológica.
4. 
Antropologia Jurídica.
5. 
Antropologia Biológica. 
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
Baseado nas características dos exemplos a seguir, defina respectivamente, qual conceito antropológico ambos pertencem. 
I.Os Europeus denominavam os latinos americanos de selvagem porque andavam nus e se alimentavam de “carne crua”.
II.O antropólogo deve ter visão neutra diante do conjunto de hábitos, crenças e comportamentos que a princípio lhe parecem “estranhos”.
Assinale a opção correta:
1. 
Culturalismo e Simbolismo.
2. 
Simbolismo e Etnocentrismo.
3. 
Etnocentrismo e Relativismo.
4. 
Relativismo e Culturalismo.
5. 
Funcionalismo e Estruturalismo.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
A respeito do desenvolvimento humano, leia o fragmento abaixo:“O homem se torna (...) capaz de produzir, ou seja, capaz de criar e acumular experiências e principalmente de transmiti-las socialmente. Desenvolve padrões de comportamento grupal, hábitos e costumes diferentes, sempre renovados, que foram de fundamental importância para a sua sobrevivência”. (MARCONIe PRESOTTO, 2010, p.77).
A definição acima se remete a uma ótica fundamental da Antropologia. 
Assinale a alternativa correta.
1. 
Etnografia.
2. 
Cultura
3. 
Etnologia.
4. 
Crenças.
5. 
Personalidade.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
A antropologia divide-se em dois campos de estudos, com objetivos definidos e interesses próprios: Antropologia Física e Cultural. Dentro de cada campo, existem as sub áreas. A seguir, relacione corretamente cada área de acordo com suas especificidades.
I. Antropometria ( ) O indivíduo não é visto como um simples receptor e portador de cultura, mas como um agente de mudança cultural, desempenhando papel dinâmico e inovador. II. Arqueologia ( ) Descreve variedades existentes do homem, diferenças físicas individuais e diferenças sexuais (tipo sanguíneos, adaptações, etc.). III. Cultura e personalidade ( ) Usa as técnicas de medição, procedimento quantitativo que fornece medidas do corpo humano (crânio, ossos, etc.), elaboradas por instrumentos especiais. IV. Somatologia ( ) Descrição das sociedades humanas. V. Etnografia ( ) Tem como objeto de estudo as culturas do passado, extintas, que, em épocas remotas, desenvolveram formas culturais, representando fases da humanidade não registrada em documentos escritos. Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
1. 
I - III - IV - II - V.
2. 
III - IV - V - I - II.
3. 
II - IV - III - V - I.
4. 
III - IV - I - V - II.
5. 
II - I - IV - III - V.
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
“Na história da humanidade, o homem sempre teve curiosidade a respeito de si mesmo, independentemente do seu nível de desenvolvimento cultural. Observou e especulou, registrando a ocorrência de costumes diferentes, de similitudes e desigualdades entre os povos”. (MARCONI E PRESOTTO, 2010, p.10). Essa citação, remete-se historicamente ao surgimento de uma ciência. Assinale a seguir, a alternativa que representa de forma correta o nome da ciência:
1. 
Pedagogia.
2. 
Geografia.
3. 
Psicologia.
4. 
Antropologia.
5. 
Sociologia.
×
Parte superior do formulário
1.2580.21160
21160 . 7 - Aspectos Socioantropológicos - 20201.B
21160 . 7 - Aspectos Socioantropológicos - 20201.B
Parte inferior do formulário
Ir para o conteúdo principal
· 
 
· 
 
· 
 
· 
 
· 
 
· 
Vários professores
Visualizar tudo
Detalhes e ações
Lista de participantes
Visualizar todos os participantes do seu curso
Blackboard Collaborate
Participar da sessão 
Frequência
Ver sua frequência
Grupos
View groups
Avisos
Visualizar arquivo
Manuais e ferramentas
Visualizar ferramentas do curso e instituição
Conteúdo do curso
Não há mais itens de conteúdo a carregar
Sofia - Gestão da rotina de estudos
Estabelecer uma rotina de estudos nem sempre é fácil, não é mesmo? A Sofia ajuda você com: - Quadro organizador das etapas de estudo - Detalhes úteis para o estudo - Espaço para anotações
Mensagem do tutor
O que você precisa saber sobre o Covid-19
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Desafio Colaborativo
Data de entrega: 18/05/20 23:59
A antropologia é uma ciência que visa fornecer explicações sobre as representações das alteridades e também auxilia na compreensão do “outro” dentro do seu contexto cultural, respeitando, todas as particularidades, tanto individuais como do grupo ...
Unidade 01
Não há mais itens de conteúdo a carregar
Objeto de Aprendizagem - Unidade 1
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Data de entrega: 22/05/20 23:59
Unidade 02
Não há mais itens de conteúdo a carregar
Objeto de Aprendizagem - Unidade 2
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Data de entrega: 22/05/20 23:59
Unidade 03
Não há mais itens de conteúdo a carregar
Objeto de Aprendizagem - Unidade 3
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Data de entrega: 22/05/20 23:59
Unidade 04
Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada
Data de entrega: 18/05/20 23:59
Webconferência
Dicas de Leitura
Dicas de Vídeo
Biblioteca
×
21160 . 7 - Aspectos Socioantropológicos - 20201.B
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do teste
1. 
Parte superior do formulário
Pergunta 1
1 ponto
Surgida na Alemanha após o final da I Guerra Mundial (1914-1918), concentrou seus estudos em temas nos problemas sociais que atingiam a realidade alemã da época, como a crise econômica e a ascensão do nazismo, fundando a partir de tais pesquisas a Teoria Crítica da Sociedade. Estamos falando da:
1. 
Escola de Frankfurt. 
2. 
Escola de Chicago.
3. 
Escola Pragmática.
4. 
Escola Marxista Britânica. 
5. 
Escola dos Annales.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
Corresponde ao conjunto de ideias, representações e visões de mundo de uma classe social. Todavia, segundo o materialismo histórico-dialético, a classe dominante tende a impor, através das instituições, a sua percepção de mundo na sociedade, muitas vezes de forma imperceptível, ao apresentá-la como uma verdade única, lógica, natural e universal. Estamos falando do conceito de:
1. 
Luta de classes.
2. 
Mais-valia.
3. 
Modo de produção.
4. 
Práxis.
5. 
Ideologia. 
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
A Sociologia surgiu em um contexto marcado por intensas transformações econômicas e sociais na Europa da primeira metade do século XIX. Estas transformações foram provocadas por qual processo histórico? Assinale a alternativa que melhor responde este questionamento.
1. 
Revolução Francesa.
2. 
Revolução Agrícola.
3. 
Revolução Russa. 
4. 
Revoluções Inglesas.
5. 
Revolução Industrial.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
Uma das teorias antropológicas contemporâneas concebe a cultura como um sistema simbólico, no qual os comportamentos dos indivíduos em uma sociedade são estabelecidos por estruturas mentais inconscientes, expressas em códigos linguísticos. A qual paradigma antropológico estamos nos referindo?
1. 
Antropologia Interpretativa.
2. 
Estruturalismo.
3. 
Evolucionismo Cultural. 
4. 
Funcionalismo. 
5. 
Difuncionismo.
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
Apesar de conceber a cultura como um sistema simbólico, a ___________ considera que o antropólogo deve interpretar os símbolos que compõe esses sistemas, e não enquadrá-los em uma estrutura preconcebida e imutável. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase
1. 
Evolucionismo Cultural.
2. 
Funcionalismo.
3. 
Antropologia Interpretativa.
4. 
Difucionismo.
5. 
Estruturalismo.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
Uma das principais características do fato social é a coercitividade. Assinale a alternativa que melhor explica esta sentença.
1. 
Os fatos sociais são coercitivos porque independem da vontade individual para existirem.
2. 
Os fatos sociais são coercitivos porque são impositivos, pois obrigam os indivíduos a se adaptarem a eles. 
3. 
Os fatos sociais são coercitivos, porque impõe a hegemonia de uma classe social sobre as demais.
4. 
Os fatos sociais são coercitivos, pois todos os indivíduos que compõe uma sociedade estão sujeitos a eles.
5. 
Os fatos sociais são coercitivos, pois através das instituições de controle social obrigam os indivíduos que compõe a sociedade a segui-los.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
Segundo Max Weber, a conduta humana de caráter subjetivo e racional que tem como objetivo provocar a reação de outros indivíduos corresponde a:
1. 
visão de mundo.
2. 
solidariedade orgânica.
3. 
ação social.
4. 
solidariedade mecânica.
5. 
luta de classes.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
Foi a partir das reflexões de ____________________ que se estabeleceu o objeto de estudo da Sociologia: as relações sociais, denominadas por ele de fato social.
1. 
Saint-Simon.
2. 
Émile Durkheim.3. 
Augusto Comte.
4. 
Max Weber. 
5. 
Karl Marx.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
Para Bronislaw Malinovski e a teoria funcionalista da antropologia, o antropólogo deve atuar de forma participativa na pesquisa, observando diretamente o seu objeto de estudo. Isso deve ocorrer por que:
1. 
o antropólogo deve esforçar-se para que os dados levantados na pesquisa estejam de acordo com a teoria já preconcebida anteriormente para esse estudo de caso. 
2. 
o antropólogo deve já ter uma ideia preconcebida sobre o objeto que irá analisar. 
3. 
o antropólogo deve engajar-se em movimentos sociais, visando o reconhecimento da diversidade cultural dos povos historicamente excluídos da sociedade.
4. 
o antropólogo não deve ter uma ideia preconcebida sobre o objeto analisar. Em outras palavras, deve se desvencilhar de preconceitos para poder analisar de forma satisfatória uma determinada cultura. 
5. 
o antropólogo deve adotar uma postura de distanciamento com relação ao seu objeto, analisando as culturas primitivas a partir das perspectivas do etnocentrismo.
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
Os grupos sociais podem ser divididos em _________, onde as relações sociais são mais próximas e diretas; _____________, marcadas por relações formais, distantes e superficiais; e _______, nas quais observamos tanto uma maior proximidade entre seus membros quanto a formalidade presente no ambiente de trabalho. Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
1. 
secundária, primária e intermediária. 
2. 
intermediária, primária e secundária.
3. 
secundária, intermediária e primária.
4. 
primária, intermediária e secundária.
5. 
primária, secundária e intermediária.
Parte inferior do formulário
QUESTIONARIO 2
21160 . 7 - Aspectos Socioantropológicos - 20201.B
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do teste
1. 
Parte superior do formulário
Pergunta 1
1 ponto
A figura a seguir representa um conflito entre dois grupos diferentes.
Aspectos Socioantropológicos_BQ02_Q09.jpg
Fonte: https://www.npr.org/2015/12/19/459251265/with-powerful-murals-hale-woodruff-paved-the-way-for-african-american-artists. 
Considerando a imagem e relacionando com o objeto de estudo e o início da Antropologia como ciência, avalie as afirmativas que se seguem.
I.A dificuldade em encarar a diversidade humana conduz à negação dos valores culturais alheios e supervalorização da sua cultura.
II.Historicamente, o homem apresenta percepção positiva de um povo diante do outro. Essa é uma atitude comum, independente da sua origem.
III.As notícias trazidas pelos missionários eram que os primitivos tinham sistemas políticos e econômicos mais desenvolvidos do que a civilização europeia.
IV.O primeiro objeto de estudo da Antropologia foram as “sociedades primitivas”, “distantes” e com uma cultura excêntrica.
V.A base do etnocentrismo toma como parâmetro as características físicas ou biológicas de um grupo e atribui a isso seu julgamento de valor.
É correto o que se afirma em:
1. 
II e IV.
2. 
I e II.
3. 
III e IV.
4. 
III e V.
5. 
I e V.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
Leia a seguir o relato abaixo:
“(...) Um famoso cientista do início do século, Hermann Von Ihering, diretor do Museu Paulista, justificava o extermínio dos índios Caingangue por serem um empecilho ao desenvolvimento e à colonização das regiões do sertão que eles habitavam. Tanto no presente como no passado, tanto aqui como em vários outros lugares, a lógica do extermínio regulou, infinitas vezes, as relações entre a chamada “civilização ocidental” e as sociedades tribais.” (ROCHA,EVERARDO, 1988, p. 7).O exemplo acima se remete a uma prática muito utilizada na Antropologia no início da sua formação como ciência.
Assinale a opção correta.
1. 
Etnocêntrica.
2. 
Etnográfica.
3. 
Relativista.
4. 
Arqueológica.
5. 
Etnológica.
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
“(...) Engloba as formas físicas primitivas e atuais do homem e suas manifestações culturais. Interessa-se, preferencialmente, pelos grupos simples, culturalmente diferenciados, e também pelo conhecimento de todas as sociedades humanas, letradas ou ágrafas, extintas ou vivas, existentes nas várias regiões da Terra.” (MARCONI E PRESOTTO , 2010, p.25).
De acordo com o trecho, pode-se definir como objeto de estudo, a ciência:
1. 
Geográfica.
2. 
Psicológica.
3. 
Histórica.
4. 
Antropológica.
5. 
Pedagógica.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
A atitude ou visão etnocêntrica ocorre quando há um bloqueio de aceitação da heterogeneidade do outro. 
Com base no texto e nos conhecimentos de Antropologia, assinale a alternativa que revela uma atitude etnocêntrica: 
1. 
Os costumes “exóticos” devem ser interpretados dentro da sua própria cultura. 
2. 
Os hábitos de um grupo não civilizados podem ser modificados pela cultura dominante.
3. 
Os padrões de cultura são relativos, por isso deve existir a suspensão de juízo.
4. 
Os indivíduos têm direito à sua própria crença, hábitos e sua ideologia.
5. 
Os padrões e valores de uma cultura são inerentes ao seu próprio meio cultural.
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
A antropologia ao longo da sua história teve contribuição de importantes Antropólogos para seu desenvolvimento como uma ciência que estuda o homem, sua evolução biológica, cultural e social.
[...] Cada sociedade adquire o estatuto de uma totalidade autônoma. [...] Um costume só tem significação se for relacionado ao contexto particular no qual se inscreve. [...] A maneira pela qual as sociedades tradicionais, na voz dos mais humildes entre eles, classificam suas atividades materiais e sociais, deve ser levada em consideração. [...] Anuncia assim a constituição do hoje chamamos de “etnociências”. (LAPLANTINE, 2003, p. 58;59).
As características acima se referem ao Antrópologo:
1. 
Evans-Pritchard.
2. 
Radcliffe- Brown.
3. 
Franz Boas.
4. 
Everardo Rocha.
5. 
Bronislaw Malinowski.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
“O desafio de uma discussão sobre o respeito à diversidade cultural na escola, problematizando a escola contemporânea e capitalista como uma instituição a serviços das ideias capitalistas e homogeneizadoras num contexto de enorme diversidade cultural, tanto em outros países, como no Brasil.” (ERIC MARI).De acordo com o trecho acima, esse desafio faz parte do campo de estudo da Antropologia ____________. 
Assinale a opção correta:
1. 
Antropologia Educacional.
2. 
Antropologia Social.
3. 
Antropologia Psicológica.
4. 
Antropologia Jurídica.
5. 
Antropologia Biológica. 
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
Baseado nas características dos exemplos a seguir, defina respectivamente, qual conceito antropológico ambos pertencem. 
I.Os Europeus denominavam os latinos americanos de selvagem porque andavam nus e se alimentavam de “carne crua”.
II.O antropólogo deve ter visão neutra diante do conjunto de hábitos, crenças e comportamentos que a princípio lhe parecem “estranhos”.
Assinale a opção correta:
1. 
Culturalismo e Simbolismo.
2. 
Simbolismo e Etnocentrismo.
3. 
Etnocentrismo e Relativismo.
4. 
Relativismo e Culturalismo.
5. 
Funcionalismo e Estruturalismo.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
A respeito do desenvolvimento humano, leia o fragmento abaixo:“O homem se torna (...) capaz de produzir, ou seja, capaz de criar e acumular experiências e principalmente de transmiti-las socialmente. Desenvolve padrões de comportamento grupal, hábitos e costumes diferentes, sempre renovados, que foram de fundamental importância para a sua sobrevivência”. (MARCONI e PRESOTTO, 2010, p.77).
A definição acima se remete a umaótica fundamental da Antropologia. 
Assinale a alternativa correta.
1. 
Etnografia.
2. 
Cultura.
3. 
Etnologia.
4. 
Crenças.
5. 
Personalidade.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
A antropologia divide-se em dois campos de estudos, com objetivos definidos e interesses próprios: Antropologia Física e Cultural. Dentro de cada campo, existem as sub áreas. A seguir, relacione corretamente cada área de acordo com suas especificidades.
I. Antropometria ( ) O indivíduo não é visto como um simples receptor e portador de cultura, mas como um agente de mudança cultural, desempenhando papel dinâmico e inovador. II. Arqueologia ( ) Descreve variedades existentes do homem, diferenças físicas individuais e diferenças sexuais (tipo sanguíneos, adaptações, etc.). III. Cultura e personalidade ( ) Usa as técnicas de medição, procedimento quantitativo que fornece medidas do corpo humano (crânio, ossos, etc.), elaboradas por instrumentos especiais. IV. Somatologia ( ) Descrição das sociedades humanas. V. Etnografia ( ) Tem como objeto de estudo as culturas do passado, extintas, que, em épocas remotas, desenvolveram formas culturais, representando fases da humanidade não registrada em documentos escritos. Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
1. 
I - III - IV - II - V.
2. 
III - IV - V - I - II.
3. 
II - IV - III - V - I.
4. 
III - IV - I - V - II.
5. 
II - I - IV - III - V.
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
“Na história da humanidade, o homem sempre teve curiosidade a respeito de si mesmo, independentemente do seu nível de desenvolvimento cultural. Observou e especulou, registrando a ocorrência de costumes diferentes, de similitudes e desigualdades entre os povos”. (MARCONI E PRESOTTO, 2010, p.10). Essa citação, remete-se historicamente ao surgimento de uma ciência. Assinale a seguir, a alternativa que representa de forma correta o nome da ciência:
1. 
Pedagogia.
2. 
Geografia.
3. 
Psicologia.
4. 
Antropologia.
5. 
Sociologia.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina