Buscar

Prova Processo Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Quais sçao as partes da sentença?
2) Tiago, servidor público federal, e Marcel, advogado, mantiveram convivência pública, contínua e duradoura, com o objetivo de constituir família, durante quinze anos. Em virtude do falecimento de Tiago decorrente de acidente de trânsito, Marcel ajuizou ação em face da União, pleiteando a concessão de pensão por morte, sob o fundamento da ocorrência de união estável com o falecido. A juíza federal da 6ª Vara, por ter entendido configurada a relação de companheirismo, julgou procedente o pedido, concedendo a pensão a Marcel. Não foi interposta apelação, tampouco houve a incidência de reexame necessário, pelo que ocorreu o trânsito em julgado da decisão concessiva da pensão. Diante do acolhimento de sua pretensão no âmbito da Justiça Federal, Marcel, a fim de resguardar seus direitos sucessórios, ajuizou, perante a Justiça Estadual, ação declaratória de união estável, buscando o reconhecimento da relação de companheirismo mantida com Tiago. O juiz de direito da 3ª Vara de Família julgou improcedente o pedido, sob o fundamento de que o requisito da coabitação para o reconhecimento de união estável não se encontrava preenchido. Sobre tais fatos, responda aos itens a seguir. A) A decisão que concedeu a pensão à Marcel faz coisa julgada formal? E material? Justifique. B) O reconhecimento da união estável pela Justiça Federal vincula a decisão a ser proferida pela Justiça Estadual? Por quê?
3) Felipe recebe visita de uma desconhecida que afirma ter um filho seu. Felipe não se recorda de ter estado com aquela mulher, de forma que tem certeza de que o filho não é dele, mas como ela insiste perante terceiros que pertencem ao circulo social em que vive Felipe, passa a existir uma dúvida a respeito da paternidade da criança. Baseando-se na classificação das sentenças quanto ao conteudo, como pode ser classificada a sentença que poderá reconhecer a existência ou inexistência da relação jurídica de paternidade e quais os seus efeitos?
4) João Astrogildo, professor universitário, ingressa em juizo pelo procedimento comum, com ação em face de Roberto Carlos, seu aluno, objetivando indenização por dano moral. Sustenta na peça inicial que o referido aluno de forma desrespeitosa bocejou durante sua aula, o que lhe acarretou sentimento de inferioridade que gera indenização por dano moral. Na contestação, o réu argumenta que efetivamente bocejou diversar vezes durante a aula simplesmente porque esatava com sono. Pergunta-se: Pode o Juiz de imediato julgar o mérito da causa entendendo que houve reconhecimento do pedido do autor? Justifique!
5) Analise, inicialmente, se a questão está certa ou errada, depois justifique seu posicionamento: em nenhuma hipótese é possível proferir-se sentença de mérito antes da citação do réu, pois isto implicaria ofensa ao contraditório processual.

Continue navegando