Buscar

Avaliação Final (Discursiva) História do Pensamento Político

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História do Pensamento Político e Econômico (HIS33)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O conceito de cidade na atualidade se desdobra em diversas definições, dependendo do campo de pesquisa e do enfoque dado pelo pesquisador à cidade como objeto de pesquisa e análise. Isto porque abrange aspectos diversos de ordem política, econômica, jurídico-administrativa, sociais e culturais e se relaciona com outros aspectos, dentro de um contexto macro da história. O termo cidade surgiu na Grécia antiga e representava para os gregos a unidade da vida social. Tem origem etimológica na palavra polis ou cidade-estado e está vinculada às atividades desenvolvidas nesses espaços. Neste sentido, disserte sobre as atividades desenvolvidas nas cidades-estado da Grécia antiga.
	Resposta Esperada:
A polis ou cidades-estado pode ser considerado o espaço onde se desenvolveu o princípio do pensamento político. Eram espaços onde os cidadãos debatiam questões referentes à vida em comum e esses debates delinearam os fundamentos do conceito de política. A cidade era considerada a unidade da vida social, sendo, portanto, o espaço privilegiado pelos gregos para o exercício do pensamento e de questionamentos diante de problemas comuns.
	2.
	Após a I Guerra Mundial, a Alemanha passou a enfrentar uma série de problemas sociais e econômicos provenientes de sansões sofridas pela derrota na guerra e do quadro de recessão econômica agravado pela crise de 1929. Hitler assume o governo alemão após a morte do presidente Hindenburg, em 1934, iniciando um processo de centralização do poder. Partindo desse pressuposto, discorra sobre a emergência e as características do Estado Totalitário Nazista.
	Resposta Esperada:
Hitler iniciou a formação do III Reich com medidas antiliberais e antiparlamentares, proibindo os partidos políticos e fechando o parlamento. Hitler tinha a intenção de controlar as questões econômicas e sociais, por isso criou polícias repressoras (Gestapo, SS e SA), implantou a obrigatoriedade do trabalho e aprovou leis raciais que criaram um ambiente de intolerância aos judeus, ciganos, homossexuais e negros. No governo de Hitler, Joseph Goebbles dirigiu o Ministério da Educação do povo e da Propaganda, encarregado de manipular, educar o povo através de diretrizes educacionais e criação de símbolos, hinos etc. nazistas. Hitler reforçou a indústria bélica e restaurou o serviço militar. Hitler também passou a reivindicar regiões perdidas na I Guerra Mundial e habitadas por alemães, como a Polônia e a Áustria.
Parte inferior do formulário

Continue navegando