Buscar

03 ESTUDO DIRIGIDO SÍNTESE PROTEICA (4)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
UNIPAC - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
BIOLOGIA CELULAR 
ESTUDO DIRIGIDO
SÍNTESE PROTEICA
NOME DO ALUNO:Igor Presto Moreira
 
NOME DO ALUNO:
 SÍNTESE PROTEICA
1) (valor 1,0) Quais as principais características do código genético? 
Resposta:O código genético apresenta as seguintes características: - Cada aminoácido é codificado por um tripleto de nucleótidos do mRNA – codão. - Universalidade: a um determinado codão corresponde o mesmo aminoácido na maioria dos organismos. Existem algumas excepções quando se consideram reinos diferentes de seres vivos.
2) (valor 1,0) O que significa os termos Códon e Anticódon e em que moléculas eles estão presentes?
Resposta:Os códons são trincas de bases nitrogendas que darão origem a aminoácidos, ao passo que anticódons representam sequencias complementares aos códons, importantes para a formação final de proteínas, de forma a evitar possíveis erros epigenéticos.
3) (valor 0,5) Quais códons são de iniciação e de terminação? 
Resposta:No código genético existem códons de finalização (UAA,UGA e UAG) que indicam à célula que a sequência de aminoácidos destinada àquela proteína acaba ali. Existe ainda um códon de iniciação (AUG) que indica que a sequência de aminoácidos da proteína começa a ser codificada ali.
4) (valor 1,0) Descreva o papel das aminoacil-RNAt sintetases na síntese de proteínas. 
Resposta:Uma aminoacil-tRNA sintetase é uma enzima que catalisa a esterificação de um específico aminoácido em um dos possíveis tRNA correspondentes, com vista a formar um aminoacil-tRNA.
5) (valor 1,0) Como é formada a ligação peptídica na etapa do alongamento? 
Resposta:Após o tRNA alojar-se no sítio P, um novo tRNA aloja-se no sítio A e inicia-se a fase de alongamento. Após a ligação dos dois primeiros tRNA, os aminoácidos ligam-se por ligações peptídicas e ocorre o deslocamento do ribossomo sobre a molécula de mRNA para as próximas três bases.
6) (valor 1,0) Explique porque, quando um dos códons de terminação (UAA, UAG e UGA) ocupa o sítio ribossômico, a síntese de proteínas é terminada? 
Resposta:Quando um códon de parada atinge o sítio A do ribossomo, proteínas denominadas de fatores de liberação se ligam a esse códon e modificam a atividade da peptidil transferase.
7) (valor 0,5) Sabemos que existem quatro diferentes nucleotídeos em um RNAm. Essas nucleotídeos permitem a formação de 64 códons diferentes, mas apenas 61 codificam aminoácidos. Esses 61 códons codificam uma cadeia com quantos aminoácidos?
Resposta:
8) (valor 1,0) Que papéis desempenham o RNA mensageiro e do RNA transportador no processo de síntese das proteínas?
Resposta:Como o RNA é uma cópia fiel de uma das fitas de DNA, é a partir dessa informação que o RNA mensageiro irá determinar quais são os aminoácidos necessários para a formação de determinada proteína, pois ele possui as trincas (códons) de bases nitrogenadas que definem cada aminoácido.O RNA transportador o responsável por transportar os aminoácidos que serão utilizados na formação das proteínas até os ribossomos, onde haverá de fato a síntese das proteínas.
9) (valor 1,0) Quais os papéis do gene e do ribossomo na síntese das proteínas celulares?
Resposta:O gene possui as funções de se expressar,transcrever e traduzir.Já os ribossomos são responsáveis pela síntese de proteínas,de modo que quando há uma intensa síntese de proteínas,essas estruturas são encontradas em grande quantidade.
10) (valor 2,0) O metabolismo celular é controlado por uma série de reações em que estão envolvidas inúmeras proteínas. Uma mutação gênica pode determinar a alteração ou a ausência de algumas dessas proteínas, levando a mudanças no ciclo de vida da célula.
a) Explique a relação que existe entre gene e proteína.
Resposta
b) Por que podem ocorrer alterações nas proteínas quando o gene sofre mutação?
Resposta: Quando a mutação altera o códon original por um códon que codifica um aminoácido diferente altera se a proteína formada.
c) Em que situação uma mutação não altera a molécula proteica?
Resposta: Quando a mutação altera o códon original por um códon que codifica o mesmo aminoácido presente na proteína original.
d) Se durante uma mutação gênica ocorrer a formação de um códon de terminação no meio da molécula de DNA, como será a proteína sintetizada a partir deste gene mutado?
Resposta: A proteína formada terá metade do tamanho da proteína original.
11) (valor 2,0) Com base na tabela do código genético:
a) Qual seria a sequência de aminoácidos de uma cadeia polipeptídica a partir do seguinte segmento de DNA:
Fita original: TACACCCTAGATGCTAGATCGAATGCTAGGATTCCTAGA
ATGTGGGATCTACGATCTGTTACGATCCTAAGGATCT
b) A fita de DNA original sofreu uma mutação e a sequência ficou como abaixo. Qual seria a sequência de aminoácidos de uma cadeia polipeptídica a partir do seguinte segmento de DNA
TACACCCTAGATGCTAGGTCGAATGCTAGGCCTAGAATT
c) A fita de DNA original sofreu uma mutação e a sequência ficou como abaixo. Qual seria a sequência de aminoácidos de uma cadeia polipeptídica a partir do seguinte segmento de DNA:
TACACCCTGATGCTAGATCGAATGCTAGGATTCCTAGAG
d) A fita de DNA original sofreu uma mutação e a sequência ficou como abaixo. Qual seria a sequência de aminoácidos de uma cadeia polipeptídica a partir do seguinte segmento de DNA:
TACACCCTAGATTGATGTTGGGCTAGATCGAATGCTAGGATTCCTAGA

Continue navegando