Buscar

Prova AV2 Cuidar 3


Continue navegando


Prévia do material em texto

1 - O paciente que passa pelo processo de morte experimenta necessidades de cuidados físicos. O sofrimento respiratório é um problema comum a esses pacientes. Explique quais cuidados o enfermeiro pode oferecer a esses pacientes. Sofrimento respiratório:
* administrar oxigênio na melhor concentração indicada
* aspirar as vias respiratórias conforme a necessidade
* ajudar a realizar broncoscopia ou tubo torácico
* monitorar a oximetria
* elevar a cabeceira do leito (posicionamneto do paciente)
* administrar os fármacos apropriados: analgésicos, bronco dilatadores, opioides;
* promover um ambiente tranquilo
2 - A avaliação do sistema digestório é extremamente importante para a identicação de sinais que possam ser sugestivos de determinadas patologias. Diante disso, descreva como é realizado o sinal de Murphy e qual o seu significado: 
 
O Sinal de Muphy é indicativo de colecistite aguda e que consiste em provocar dor pela palpação da vesícula biliar, durante a inspiração profunda. 
O examinador, à direita do paciente em decúbito dorsal, traça uma linha imaginária da Espinha Ilíaca Ântero-Superior Esquerda até o Rebordo Costal Direito que passe pelo umbigo, encontrando o ponto de cruzamento com a Linha Hemiclavicular Direita; coloca sua mão esquerda de modo que o polegar se insinue sob o rebordo costal direito ao nível da borda interna do músculo reto anterior - sobre o ponto imaginário anteriormente descrito, enquanto a face palmar da mão direita apóia-se sobre o flanco afectado. Sem afrouxar a pressão exercida pela mão palpadora, manda-se o paciente inspirar profundamente. 
3 - Paciente M.F.B. 65 anos, apresenta estoma em cólon descendente por câncer diagnosticado há aproximadamente 5 anos, e sem nenhum outra doença associada. No momento, a paciente encontra-se com excelente recuperação. Este paciente procurou o serviço de emergência hospitalar apresentando dificuldade na fixação da bolsa coletora, pois a pele periostomal se encontra com lesões de continuidade, sem secreção nem sinais de infecções. Conforme o caso relatado, responda: 
a) Quais os cuidados de enfermagem prioritários e específicos para o estoma e pele periostomal? Cite no mínimo 4. 
* A limpeza da pele ao redor do estoma deve ser feita com água e sabonete neutro, sem esfregar com força, nem usar esponjas ásperas. 
* Os pêlos ao redor do estoma devem ser aparados bem curtos, com tesoura.
* Exponha a pele ao redor do estoma (sempre que possível) ao sol da manhã, de 15 a 20 minutos por dia.
* Sempre proteger o estoma com gaze umedecida. Não utilizar substâncias agressivas à pele, como álcool, benzina, colônias, tintura de benjoim, mercúrio, merthiolate, pomadas e cremes. Estes produtos podem ressecar a pele, ferindo-a e causando reações alérgicas 
* Manter a bolsa de colostomia sempre limpa e lavar seu interior com água.
* Deve-se trocar a base adesiva ou a bolsa quando houver infiltração do efluente fecal sob a placa de resina, ou quando esta estiver descolando.
* Fazer uso de barreiras de resina sintética para proteger a pele quando necessário
b) Qual a função da bolsa coletora? 
É um saco coletor que recebe as fezes ou a urina. Há vários tipos, e são indicados de acordo com a localização do estoma (abertura feita na parede abdominal), idade da pessoa e tipo de material a receber.
4 - Na realização do exame físico do aparelho locomotor pode-se encontrar algumas patologias na coluna vertebral. De acordo com as imagens abaixo, coloque o nome de cada patologia identificada. 
a) escoliose b)hiperlordose c) hipercifose
5 - O Sr. JKL esta internado no HU com diagnóstico de hepatite. Ao realizar o exame do abdome, a enfermeira identificou, durante a inspeção distensão abdominal, o teste de piparote positivo. O paciente não consegue se alimentar e relata falta de ar aos pequenos esforços, por isso não consegue realizar o auto cuidado. Elabore dois diagnósticos de de enfermagem e suas respectivas prescrições. 
Déficit no autocuidado relacionado a fraqueza, dor, falta de ar, evidenciado por capacidade reduzida de alimentar-se, vestir-se.
Prescriçoes:
- Auxiliar na higiene íntima;
- Encaminhar ao banho de aspersão em cadeira de rodas;
- Providenciar os artigos pessoais desejados; 
- Estimular participação ativa nos momentos de realização de higiene corporal e alimentação; 
Padrão respiratório ineficaz relacionado a dor, evidenciado por dispnéia.
- Manter a cabeceira elevada a 30º;
- Administrar analgésicos apropriados;
- Administrar oxigênio na melhor concentração
- Promover o bem-estar;