Buscar

Introdução a Segurança do Trabalho SLIDE

Prévia do material em texto

Introdução a Segurança do Trabalho
Seminário Temático
1
 CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DO VALE DO ASSÚ - CEPROVA
CIPA
COMPONENTES:
1.
2.
3.
4.
5.
6.
O que é a CIPA?
	A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma comissão formada por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos empregados dentro das empresas. Tem a missão de prevenir acidentes e doenças do trabalho, preservando a vida, a integridade física e a saúde dos trabalhadores. 
	As CIPAs devem ser formadas e mantidas de acordo com o artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Norma Regulamentadora  5, aprovada pela Portaria nº 08/99.
Qual é o objetivo de uma CIPA?
	Observar, discutir e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir, e até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos.
Como a CIPA é formada?
	
	A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é formada por representantes dos empregadores e dos empregados de forma paritária, ou seja, partes iguais, se existirem três eleitos, existirão três designados pelo empregador.
	
A CIPA é obrigatória?
	Todas as empresas (públicas, privadas, sociedades de economia mista, ou quaisquer outras instituições que admitam trabalhadores como empregados), com vinte (20) ou mais funcionários, são obrigadas a ter uma CIPA. 	A empresa que tiver menos de vinte (20) empregados deve designar um responsável, com o treinamento específico, para desempenhar as atribuições da Comissão.
Quais são as atribuições de uma CIPA?
Elaborar e avaliar planos de trabalho para prevenção em segurança e saúde no trabalho;
Verificar situações de risco;
Participar da elaboração de mapas de risco;
Divulgar todas as informações sobre segurança;
Promover modificações nos ambientes de trabalho e implementar medidas de prevenção e avaliação de prioridades;
Requerer paralisações de trabalho em situações com riscos graves.
Como a CIPA é constituída?
Cada CIPA tem o mandato de um ano;
O número de representantes do patrão (indicados pela empresa) deve ser igual ao de representantes dos empregados (eleitos);
O presidente da CIPA é escolhido pela empresa, dentre os membros por ela indicados;
O vice-presidente da CIPA é eleito entre os representantes titulares da comissão. Na eleição, todos os representantes eleitos votam, inclusive os suplentes;
O presidente e o vice-presidente da CIPA devem mediar conflitos, elaborar o calendário de reuniões ordinárias e constituir uma Comissão Eleitoral para a regular o processo de eleição da próxima CIPA;
O secretário da CIPA pode ser escolhido entre os membros da Comissão ou, até mesmo, ser um funcionário que não faça parte da CIPA (mas, seu nome precisa ser necessariamente aprovado por todos os cipeiros, eleitos e indicados);
O secretário da CIPA é responsável por elaborar as atas das reuniões ordinárias da Comissão.
Para que serve a estabilidade da CIPA?
	A estabilidade da CIPA não foi criada para ser um benefício pessoal ao cipeiro, ela é um instrumento para garantir ao membro da CIPA autonomia suficiente para desempenhar a sua função na CIPA. Em outras palavras: poderão existir momentos em que o trabalhador terá que cobrar do empregador soluções e ações corretivas (em máquinas e equipamentos, por exemplo) e nessa hora a estabilidade o protege de ser demitido injustamente.
De quanto tempo é a estabilidade da CIPA?
	Segundo a NR 5.8, é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.
Os empregados (designados) pelo empregador tem estabilidade?
	A estabilidade (garantia de emprego) só se estende aos membros eleitos pelos empregados. Logo o indicado não tem direito a estabilidade. 
A estabilidade do cipeiro é absoluta?
	Não! O membro da CIPA assim como qualquer outro empregado pode ser demitido por justa causa, assim esse dê motivo para isso.
 
Quem pode participar da CIPA?
	Qualquer funcionário da empresa. 
Autárquico pode se candidatar a CIPA? Pode votar?
	Os autárquicos não podem se candidatar e nem votar, uma vez que a Norma Regulamentadora é apenas para os servidores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
O candidato precisa ter conhecimento sobre segurança do trabalho para se candidatar a membro da CIPA?
	Não necessariamente, pois depois de eleitos todos os membros receberão treinamento obrigatório de 20 horas, onde serão abordados os temas relacionados à saúde e segurança do trabalhador.
Obrigada!

Continue navegando