Buscar

av2 desenvolvovimento humano e social

Prévia do material em texto

Pergunta 1
2 / 2 pts
Leia o seguinte trecho:
A globalização encontra-se em um estágio avançado de seu próprio desenvolvimento. Apesar das visões contrastantes sobre o seu legado e do aumento significativo da produção total de bens e serviços, não é possível afirmar que esse aumento promoveu melhorias qualitativas na vida das populações envolvidas nesse processo.
Nesse contexto, leia e analise as afirmações abaixo:
I – A globalização não ocorre da mesma maneira entre nações, países e culturas distintas. Pelo contrário, o processo que temos vivenciado ultimamente pauta-se muito mais pela exportação de um modo de relacionar-se com o mundo – notadamente, o modo de vida característico das sociedades ocidentais.
II – A globalização apresenta-se como um fenômeno no qual culturas e sociedades se influenciam e deixam-se influenciar culturalmente. Ela parece ser a grande responsável por desmantelar os modos de vida tradicionais de várias partes do mundo em crescimento.
III – As nações mais ricas são as principais beneficiárias do fenômeno da globalização, pois, ao tratarem de expandir seus modos de vida, expandem também os mercados consumidores de suas principais empresas.
Assinale a alternativa que indica quais das afirmações apresentadas estão corretas:
  
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Correto!
  
As afirmações I, II e III estão corretas.
  
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
 
  
Apenas a afirmação II está correta.
 
  
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
A globalização não ocorre da mesma maneira entre nações, países e culturas distintas. Pelo contrário, o processo que temos vivenciado ultimamente pauta-se muito mais pela exportação de um modo de relacionar-se com o mundo – notadamente, o modo de vida característico das sociedades ocidentais. Longe de apresentar-se como um fenômeno de mão dupla, em que culturas e sociedades influenciam-se e deixam-se influenciar livremente, a globalização parece ser a grande responsável por desmantelar os modos de vida tradicionais de várias partes do mundo em crescimento.
Sem dúvida, as nações mais ricas são as principais beneficiárias do fenômeno da globalização, pois, ao tratarem de expandir seus modos de vida, expandem também os mercados consumidores de suas principais empresas. Consequentemente, gigantescas corporações transnacionais instalam-se em países nos quais leis trabalhistas frouxas permitem que seu lucro cresça exponencialmente através da exploração da mão de obra da população local.
 
Pergunta 2
2 / 2 pts
Analise a seguinte passagem:
“[...] a globalização do capitalismo implica sempre e necessariamente o desenvolvimento desigual, contraditório e combinado. ‘Desigual’, devido aos desníveis e às irregularidades na realização das forças produtivas e das relações de produção. ‘Contraditório’, porque leva consigo tensões e atritos entre os subsistemas econômicos nacionais e regionais, enquanto províncias do sistema econômico global. E ‘combinado’, já que, a despeito das desigualdades de todos os tipos e das contradições também múltiplas, desenvolve-se em geral alguma forma de acomodação, associação, subordinação ou integração, nas quais os polos dominantes ou mais dinâmicos subordinam, orientam ou administram os ‘emergentes’.” (IANNI, 1998, p. 28-29).
Com base nesse excerto, considere a seguinte afirmação incompleta:
As corporações transnacionais instalam-se em países nos quais leis trabalhistas frouxas permitem que seu lucro cresça exponencialmente através                         .
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação destacada:
  
De melhores salários.
  
Da convivência harmônica entre todas as pessoas.   
  
Das melhorias na condição dos trabalhadores.
Correto!
  
Da exploração da mão de obra da população local.
 
  
De ações sustentáveis.
Sem dúvida, as nações mais ricas são as principais beneficiárias do fenômeno da globalização, pois, ao tratarem de expandir seus modos de vida, expandem também os mercados consumidores de suas principais empresas. Consequentemente, gigantescas corporações transnacionais instalam-se em países nos quais leis trabalhistas frouxas permitem que seu lucro cresça exponencialmente através da exploração da mão de obra da população local.
 
Pergunta 3
2 / 2 pts
Considere o seguinte trecho:
A sociedade do consumo é consequência direta do desenvolvimento industrial e do processo de globalização do capitalismo. Ela é marcada, portanto, pela necessidade e pelo consumo excessivo de mercadorias e demais serviços. Assim, caracteriza-se pelo condicionamento da opinião pública, pela passividade do consumidor e pela uniformização dos gostos.
Com base no contexto apresentado, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas seguintes afirmações:
(   ) A massa social corresponde a um conjunto indistinto de indivíduos que são tratados como potenciais consumidores. 
(   ) A massa social corresponde a uma população heterogênea, mas que se homogeneíza aos olhos das instituições sociais.
(   ) A dominação e a opressão exercidas pelas estruturas sociais se dão a partir de uma ideologia que é potencializada pelas ações publicitárias e pelos bens culturais para consumo de massa.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta de marcações:
  
F – V – F.    
Correto!
  
V – V – V. 
 
  
V – F – F.
  
F – F – V. 
  
V – F – V. 
Do processo de formação e de influência nasce o que podemos caracterizar como a massa social contemporânea. A massa social corresponde a uma população heterogênea, mas que se homogeneíza aos olhos das instituições sociais. Ou seja, a massa social corresponde a um conjunto indistinto de indivíduos que são tratados como potenciais consumidores. A dominação e a opressão exercidas pelas estruturas sociais se dão a partir de uma ideologia que é potencializada pelas ações publicitárias e pelos bens culturais para consumo de massa. Assim, os estímulos que os seres humanos recebem lentamente vão se transformar em valores que, ao revelarem-se no corpo social, serão percebidos como verdadeiros e inabaláveis. Para Adorno e Horkheimer (1985), esses estímulos fazem parte de uma estrutura psicológica maliciosamente projetada para manter os seres humanos em estado de submissão.
 
Pergunta 4
2 / 2 pts
Explore as asserções I e II.
I. É possível afirmar que os impactos da globalização são sentidos em praticamente todos os domínios da vida
PORQUE
II. seus efeitos se estendem às dimensões ambientais, políticas, culturais e econômicas.
A respeito das asserções, assinale a opção correta.
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
 
  
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
 
  
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 
Correto!
  
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
 
  
As asserções I e II são proposições falsas.
 
A alternativa gera como verdadeiras ambas asserções e a II como justificava da I, o que confere com o estudo da unidade, porque a globalização caracteriza-se por mudanças radicais no modo de produção e no padrão de consumo estimuladas pela interdependência financeira e pela integração comercial. Nesse processo, destacam-se o contínuo crescimento dos sistemas de telecomunicações e a degradação ambiental provocada pela privatização dos recursos naturais. A questão está representada na unidade 4, no tópico “4.1 O processo de globalização”.
 
Pergunta 5
2 / 2 pts
Leia a citação a seguir:
“A minúcia de regulamentos, o olhar esmiuçante das inspeções, o controle das mínimas parcelas da vida e do corpo padrão, em breve, no quadro da escola, do quartel, do hospital ou da oficina, um conteúdo laicizado, uma racionalidade econômica ou técnica a esse calculo místico do infinito e do infinito.” (Foucault, 2008, p. 121).
Independentemente da corrente do pensamento sociológico, é possível definir a categoria do controle social enquanto um conjunto de mecanismos internos e externos de diversos grupos sociais ou daprópria sociedade que são utilizados para garantir a conformidade do comportamento dos indivíduos aos padrões socialmente condicionados. Sobre os mecanismos de controle social internos e externos, é correto afirmar que:
  
A polícia é um mecanismo de controle social interno e que age pacificamente no processo de internalização das regras sociais, não havendo quaisquer necessidades de medidas de força para que o indivíduo se conforme à sociedade.
  
A escola nada tem a ver com formas de controle social interno, pois age através de um processo coercitivo externo, adestrando o indivíduo aos padrões coletivos.
  
As formas de controle social são legitimadas única e exclusivamente pelo Estado, não havendo quaisquer outras forças coercitivas para o exercício pleno de liberdade individual.
Correto!
  
As formas de controle social externo atuam quando o sujeito não age com disposição de se desenvolver nas relações sociais em conformidade com o coletivo. O controle social interno consiste nos mecanismos em que a sociedade consegue internalizar as regras, parâmetros e limites da convivência social.
  
O indivíduo, no gozo do direito à liberdade e ao desenvolvimento do seu “eu”, não sofre quaisquer sanções punitivas ou opressoras quando do exercício de sua vontade, independente das regras sociais coletivas.
As ações de controle social podem atuar com dupla funcionalidade. Do mesmo modo que agem coercitivamente sobre o desenvolvimento individual do sujeito, também se apresentam como um facilitador e assegurador para que o indivíduo possa escolher e transitar no exercício de sua liberdade com balizas que lhe dão segurança.
 
Pergunta 6
0 / 2 pts
A título de exemplo dessa relação conflituosa no interior das organizações sociais, na contemporaneidade, temos o papel socialmente construído do que é ser mulher e do que é ser homem. É de convenção histórica que a mulher era concebida, na organização social, com um papel de gestora do espaço doméstico, ficando sob sua responsabilidade o cuidado dos filhos, a limpeza da casa, a alimentação e todas as responsabilidades necessárias no espaço da casa. Em outros momentos, a mulher não tinha direito ao voto ou quaisquer participações ativas no processo de construção política dos Estados. O homem, por outro lado, era condicionado à responsabilidade do trabalho, desenvolvendo carreiras em espaços sociais externos à esfera doméstica, bem como o trato com a política e todas as questões que envolvessem debates sobre o curso da vida coletiva. Ele pouco se envolvia com as questões da casa, se limitando a construir recursos para o desenvolvimento de sua vida familiar.
Analise as asserções que podem representar relação dessa organização e seu processo histórico.
I. As mulheres, ou ao menos parte delas, têm empreendido na luta pela quebra desses papéis socialmente construídos, conseguindo diversas modificações no seio da organização social que levam todo o contexto da coletividade a refletir criticamente sobre o que de fato é ser mulher e qual seu papel social.
II. Na esteira desse processo histórico, houve, por exemplo, a conquista do sufrágio universal (direito de votos a todos, incluindo a mulher), conquista na possibilidade de se eleger (o resultado disso, no mundo, foram diversas lideranças governamentais femininas) e um movimento em massa de mulheres que se lançaram à vida profissional.
III. Os homens, de sua parte, hoje continuam ocupando os mesmos papéis sociais que sempre foram destinados ao seu universo ao longo da história.
IV. A organização social possibilita o rearranjo comportamental dos indivíduos, ancorados em vontades muito mais restritas do que as do coletivo.
Estão corretas as asserções:
Você respondeu
  
I, III e IV.
 
Resposta correta
  
I, II e IV.
 
  
Somente a II.
 
  
Somente II e III.
 
  
I, II e III.
 
 
Pergunta 7
2 / 2 pts
Leia o texto abaixo:
“Não é possível pensar em um povo capaz de exercer a sua cidadania de modo integral (no sentido politico-jurídico) sem que ela esteja plenamente alcançada e realizada em suas instâncias mais elementares de formação e implementação de estruturas garantidoras de bens e serviços, direitos, instituições e instrumentos de garantia de existência da vida e da dignidade” (BITAR, 2014, p. 18).
O alargamento conceitual do que significa, na prática, o exercício da cidadania no seio da vida cotidiana, faz emergir uma nova tríade em contraposição à tríade da Revolução Francesa. Assim, é correto afirmar que a tríade proposta por esse alargamento é:
Correto!
  
Liberdade, diferença e solidariedade.
  
Liberdade, diversidade e inclusão.
 
  
Liberdade, individualidade e diferença.
  
Inclusão, solidariedade e diferença.   
  
Liberdade, igualdade e inclusão.
O primeiro termo refere-se à liberdade de opções, que somente é possível em uma sociedade complexa e plural que respeita a diferença, vista não como característica a ser eliminada por processo massificadores, mas como direito a ser respeitado e mantido em nome de uma democracia de fato. “A solidariedade, como defende Bauman (1998, p. 256), é a condição para a existência tanto da liberdade quanto da diferença e implica a existência de respeito mutuo e a possibilidade de ver-se no e com o outro”. (BITAR, 2014, p. 157).
 
Pergunta 8
2 / 2 pts
Para Giddens, há dois tipos de pobreza: a pobreza absoluta e a pobreza relativa. Sobre elas, interprete e aponte as asserções abaixo que estão corretas.
I. A pobreza absoluta repousa na ideia de subsistência, ou seja, compreende a escassez de recursos que faz com que o indivíduo não possa ter uma existência biológica saudável.
II. As pessoas com dificuldades ou limitações para conseguir alimentação, vestimentas ou uma moradia vivem em situação de pobreza absoluta.
III. Os países em desenvolvimento já eliminaram as dificuldades na superação da pobreza absoluta.
IV. A noção de pobreza relativa é distinta culturalmente e, por isso, não pode ser fixada a partir de um padrão válido universalmente para refletir a condição de privação das necessidades básicas.
  
Somente II e III estão corretas.
 
  
Somente I e II estão corretas.
 
Correto!
  
I, II e IV.
 
  
I, III e IV.
 
  
II, III e IV.
 
A alternativa contempla I, II e IV como corretas de acordo com o que fio estudado na unidade. O conceito de pobreza absoluta tem validade universal, ou seja, pode refletir a realidade social em várias partes do mundo. A pobreza relativa também está devidamente representada. Entretanto, a alternativa só não comporta a III como correta, pois, ao contrário, os países em desenvolvimento ainda encontram grandes dificuldades, principalmente externas, para eliminar a pobreza absoluta. A questão está representada na unidade 6, no tópico
“6.3 Pobreza e exclusão social”.
 
Pergunta 9
0 / 2 pts
Leia o seguinte fragmento:
“A exclusão social refere-se às maneiras que os indivíduos podem ser separados do envolvimento pleno da sociedade mais ampla. Por exemplo, pessoas que vivem em conjuntos residenciais degradados, com escolas pobres e poucas oportunidades de emprego na área, podem ter negadas as oportunidades de melhorar, que são oferecidas à maioria das pessoas. ” (GIDDENS, 2012, p. 357).
Considere as seguintes afirmações:
I – O conceito de exclusão social deve ser entendido como mais amplo que o conceito de pobreza, pois está vinculado aos modos distintos com os quais pode configurar-se, variando conforme o contexto.
II – Muitas regiões de uma mesma cidade podem possuir características bastante distintas em relação a alguns aspectos como disponibilidade de serviços, unidades públicas de atendimento, questões de segurança e questões socioambientais.
III – O conceito de exclusão social está relacionado a situações em que as pessoas participam plenamente das atividades necessárias para a maioria das outras pessoas sob o mesmo contexto cultural.
IV – Nas ruas das grandes cidades, principalmente, é possível notar que alguns grupos possuem uma invisibilidade social – são os grupos excluídos. Os desempregados, as crianças e os moradores de rua são exemplos desse mundo invisívelsocialmente.
Assinale a alternativa que indica quais das afirmações estão corretas:
  
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Resposta correta
  
Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
Você respondeu
  
Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
  
Apenas as afirmações I e II estão corretas.  
  
As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
 
O conceito de exclusão social deve ser entendido como mais amplo que o conceito de pobreza, pois está vinculado aos modos distintos com os quais pode configurar-se, variando conforme o contexto. Segundo Giddens (2012), a dimensão socioespacial também aparece como um acessório para pensar exclusão social. Por exemplo, muitas regiões de uma mesma cidade podem possuir características bastante distintas em relação a alguns aspectos como disponibilidade de serviços, unidades públicas de atendimento, questões de segurança e questões socioambientais.
Nas ruas das grandes cidades, principalmente, é possível notar que alguns grupos possuem uma invisibilidade social – são os grupos excluídos. Os desempregados, as crianças e os moradores de rua são exemplos desse mundo invisível socialmente. Por isso, o conceito de exclusão social está relacionado a situações em que as pessoas deixam de participar plenamente das atividades necessárias para a maioria das outras pessoas sob o mesmo contexto cultural.
O discurso estigmatizante sobre os grupos excluídos de manterem-se nessa condição por não se esforçarem é apenas uma das formas de manter e de justificar o fenômeno da pobreza e a grande maioria dos tipos de exclusão social. Esses discursos, obviamente, são operados por grupos sociais dominantes que temem que as classes dominadas tomem consciência da sua condição de explorada.
 
Pergunta 10
2 / 2 pts
Leia o seguinte trecho:
“A natureza do emprego desses trabalhadores é muito vulnerável. Muitas vezes eles nem mesmo são remunerados ou estão em profissões de baixa qualificação. Hoje, aproximadamente 30% da população mundial é pobre, mas eles detêm apenas 2% da renda”. (Raymond Torres, Conselheiro Especial de Assuntos Sociais e Econômicos da Organização Internacional do Trabalho.)
Analise a seguinte afirmação com lacunas:
Apesar da relação ____________ entre pobreza e desemprego, ter ____________ não equivale a dizer que você não é ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da afirmação destacada:
  
Distante, um emprego e burguês.
Correto!
  
Íntima, um emprego e pobre.
 
  
Distante, renda e pobre.
  
Inexistente, diploma e burguês.
  
Íntima, renda e proletário.
É importante considerar que, apesar da relação íntima entre pobreza e desemprego, ter um emprego não equivale a dizer que você não é pobre. Segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), um terço da população que está abaixo da linha da pobreza tem emprego.
Pontuação do teste: 16 de 20
Anterior
Detalhes da última tentativa:
	Tempo:
	62 minutos
	Pontuação atual:
	16 de 20
	Pontuação mantida:
	16 de 20
2 tentativas até o momento
Visualizar tentativas anteriores
Nenhuma tentativa restante

Continue navegando