Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA
	Instituição: Erem Sizenando Silveira 
	Série/Ciclo: III ciclo 
	Turma: 3º ano 
(Médio)
	Professores: Alana Ferreira, Isabela Reis, Kalynny Samara, Karolyne Ingrid, Luan Kevin e Lucas Cabral
	Horário da aula: 10:20 as 12:00
	Data/Dia: 11\11\2019(segunda-feira)
	Nº Aula: 2
	Temática: Dança
	Objetivo
	Conteúdo(s)
	Procedimentos Didático-Metodológicos
	Recursos
	Avaliação
	Compreender as possibilidades de elementos de batidas de percussão no maculelê, a partir dos elementos sonoros no seu formato artesanal, e sistematizar movimentos básicos do maculelê.
	Possibilidades de elementos de batidas de percussão no maculelê, e movimentos básicos do maculelê 
	Em uma roda inicial começaremos retomando o conteúdo da última aula – Musicalidade e implementos de percussão do maculelê, questionando: “Vocês lembram de como é composta a música no maculelê?”, “Como é chamado o elemento de percussão no maculelê?”, ‘Vocês acreditam na possibilidade de utilizar outros elementos para as batidas de percussão no maculelê?”.
A partir disso daremos início ao conteúdo : Possibilidades de elementos de batidas de percussão no maculelê. Onde demonstraremos em formato de vídeos os tipos de batida do atabaque, o Agogô e o Xequerê. Entretanto daremos mais ênfase na aula o instrumento atabaque, explicando a execução de suas batidas, o Open tom e o Slap.
A execução do Open Tom: A palma da mão junto aos dedos batem ao mesmo tempo no atabaque.
A execução do Slap: Primeiro a palma da mão bate no atabaque e em seguida os dedos.
Após este momento com a ajuda de um implemento artesanal (uma lata de leite), mostraremos na pratica como realizar os movimentos das batidas de percussões, por conseguinte os alunos também iram experimentar o uso do atabaque de material reciclado; Assim demonstrando para os estudantes as possibilidades de elementos no seu formato artesanal. Para firmar este elemento apresentaremos outro vídeo, para deixar evidente o quanto a reciclagem desses elementos são utilizadas na rotina daqueles que praticam o maculelê.
Em seguida realizaremos uma atividade onde dividiremos a classe em grupos mistos, pedindo para que eles demonstrem possibilidades de implementos de batidas de percussão utilizando o som do seu corpo, construindo uma sequencia lógica, que remetam as batidas do atabaque explicadas anteriormente, Open tom e o Slap. 
Para finalizarmos, realizaremos a pratica social final, retornando o diálogo sobre o Maculelê, problematizando: “O que vocês acharam mais interessante na aula de hoje?”, “Quais características da dança maculelê vocês conseguem identificar a partir da aula de hoje?”, “Vocês sentiram alguma dificuldade na execução das atividades?”. “Que outras possibilidades de elementos de batidas de percussão no maculelê, vocês dariam na aula?” Tentando identificar uma progressão na fala dos estudantes, e em relação às atividades experimentadas. No segundo momento da aula, será perguntado aos estudantes, quais movimentos eles conhecem do maculele e como são executados a partir de vivencias anteriores deles. Em seguida será demostrado um vídeo que guiará os momentos da aula (https://m.youtube.com/watch?v=gewbalmnNBE) após a demonstração do vídeo, alguns movimentos que estavam no video serão ensinados pelos professores, e os alunos terão que reproduzir. Em seguida os estudantes serão divididos em pequenos grupos e deverão sistematizar a partir dos movimentos e da possibilidade de batidas na percussão uma coreografia de maculelê e deverão apresentar para toda a turma.
	Auditório;
Datashow;
4 Latas de leite;
	Observação no diálogo sobre a temática feito com os estudantes de forma contínua durante toda a aula, através dos questionamentos: “O que vocês acharam mais interessante na aula de hoje?”, “Quais características da dança maculelê vocês conseguem identificar a partir da aula de hoje?”, “Vocês sentiram alguma dificuldade na execução das atividades?”. “Que outras possibilidades de elementos de batidas de percussão no maculelê, vocês dariam na aula?” Levando em consideração o desempenho dos alunos, a partir das vivências durante as atividades. No segundo momento da aula, será avaliada a sistematização do conteúdo, através de uma coreografia feita pelos estudantes unindo os movimentos ensinados com as possibilidades de percussão.

Mais conteúdos dessa disciplina