Buscar

Empreendedorismo prova I

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Empreendedorismo (ADM63)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512496) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18491558
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Em organizações que praticam o empreendedorismo, os colaboradores produzem suas atividades e funções em conjunto. O clima entre os colaboradores é de cooperação e interdependência, com apoio da estrutura organizacional, que propõe adequar todas as equipes de trabalho no topo da organização, sendo ligadas diretamente aos negócios. Com relação às principais características da organização empreendedora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A gestão de pessoas é centralizada e procura assegurar as melhores condições para o surgimento de apenas um líder.
	 b)
	Os planos pessoais e os da organização são bem diferenciados, com espaço para o protagonismo de seus colaboradores, os quais permitem que as escolhas e os sonhos individuais sejam colocados num plano individual de construção de algo maior.
	 c)
	A comunicação é confusa e em fluxo constante para todos os níveis.
	 d)
	A problemática é identificada como parte do aprendizado, de maneira favorável à inovação e à busca constante de novas oportunidades, no campo dos negócios da organização.
	2.
	Querer inovar é uma prática constante das organizações, uma vez que as modificações vêm acontecendo cada vez mais rápidas no cenário de negócio. O modelo sequencial tradicional de desenvolvimento, que é conhecido como "modelo cascata", foi muito utilizado para proporcionar uma visão de forma de trabalho para as indústrias. Apesar de sua importância, esse modelo se encontra debilitado, dando margem à entrada de outros tipos de modelo no cenário atual, como por exemplo, o "Design Thinking". Esse modelo apresenta diversos aspectos essenciais para inovar. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A tradução literal Design Thinking é definida como:  pensar como um designer.
(    ) O Design Thinking não modifica a forma de se desenvolver produtos, serviços e processos.
(    ) A metodologia de Design Thinking aplica a sensibilidade e os métodos do design para atender às necessidades das pessoas com o que é considerado tecnologicamente viável.
(    ) A metodologia de Design Thinking não cria estratégias de negócios duradoura, para que assim possa proporcionar a conversão dessa necessidade em valor para o cliente e oportunidade de mercado. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	3.
	A combinação de conhecimentos, habilidade e atitudes é primordial em qualquer profissional e empreendedor. No entanto, isso terá uma variação, dependendo do nível organizacional que o profissional trabalha. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nível institucional.
II- Nível intermediário.
III- Nível operacional.
(    ) Habilidade Humanas - relacionamento interpessoal.
(    ) Habilidade Técnicas - manuseio de coisas físicas. 
(    ) Habilidade Conceituais - ideias e conceitos abstratos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - II - III.
	4.
	Sempre existe o questionamento se o gestor e o empreendedor têm as mesmas características. Há uma comparação entre os gerentes tradicionais, empreendedores autônomos e empreendedores corporativos, seu modo de agir e de ver os negócios se diferencia em vários aspectos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Gerentes tradicionais: valorizam a promoção e outras recompensas corporativas tradicionais, como escritório, auxiliares e poder corporativo.
II- Empreendedores autônomos: quanto a orientação ao tempo, estão entre os gerentes tradicionais e os empreendedores, dependendo da urgência em atingir o cronograma autoimposto e corporativo.
III- Empreendedores corporativos: não têm nenhuma preocupação com símbolos de status tradicionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	O conceito de empreendedorismo sofreu uma evolução histórica. Com isso surgiram várias escolas, como a bibliográfica, a clássica, entre outras. O que caracteriza a escola da liderança?
	 a)
	Estuda a vida e a história de grandes empreendedores, mostrando os traços que são inatos, pois aceita que se nasce empreendedor.
	 b)
	Estuda os empreendedores a partir de características comportamentais e de personalidade.
	 c)
	O empreendedor é quem motiva e mobiliza as pessoas em torno do objetivo.
	 d)
	Marcado pelo trabalho realizado sozinho e não em equipe.
	6.
	O intraempreendedorismo é o processo interno de empreender, ou seja, dentro da organização em que trabalhamos, devemos ter visão do mercado e da área em que atuamos sem necessidade de criar um negócio próprio. Sobre o intraempreendedor, analise as sentenças a seguir: 
I- Seus sonhos estão conectados às atribuições corporativas.
II- Procura criar valor, maximizando a aplicação de seus recursos. 
III- Não conhece o empreendimento em que atua.
IV- Procura se manter apenas no limite do cargo ou da função.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	Nos Estado Unidos, em 1990, houve um rápido crescimento econômico, inflação baixa e desemprego em queda, isso foi resultado do empreendedorismo que era percebido no país como um combustível do crescimento econômico. Diversos pesquisadores assemelham essa situação ao que vem ocorrendo no Brasil. No entanto, o empreendedorismo no Brasil apresenta características próprias conforme exaltam Dornelas (2008) e GEM (2014). Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(  ) No Brasil faltam políticas públicas que sejam duradouras e direcionadas ao empreendedorismo.
(  ) No Brasil não faltam políticas públicas que sejam duradouras e direcionadas ao empreendedorismo.
(  ) No Brasil, o empreendedorismo são negócios simples que buscam complementar a renda familiar. 
(  ) No Brasil, os negócios são pouco inovadores e com um número pequeno de funcionários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
GEM. Empreendedorismo no Brasil: 2015. Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; autores: Mariano de Matos Macedo et al. Global Entrepreneurship Monitor. Curitiba: IBQP, 2014.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	É importante que o empreendedor saiba como está o mercado em que pretende atuar. Para isso, é primordial realizar uma análise de mercado, que deve incluir vários aspectos para que o empreendedor consiga mapear e realizar sua análise adequadamente. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) O empreendedor deve analisar o setor de atividade que pretende atuar, seja ele agropecuário, industrial, comércio e prestação de serviços. 
(    ) É necessário que na análise de mercado seja realizado o estudo dos clientes, ou seja, quem são os potenciais clientes que vão comprar o produto e /ou serviço e suas características. 
(    ) A análise de mercado deve conter o estudo dos concorrentes, por exemplo, o que o concorrente A oferece? O que o concorrente B oferece? Qual preço? Qual marca?
(    ) Não é necessário realizar o estudo dos concorrentes porque não interessa como os concorrentes trabalham. 
Assinale a alternativa queapresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	9.
	Analisando o modo como os empreendedores tomam as decisões, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram o princípio da efetuação. Sara Sarasvathy (apud HISRICH; PETERS; SHEPHERD, 2009) afirma que o processo de tomada de decisão baseado na efetuação resulta em cinco princípios. Sobre esses princípios, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
	 a)
	Princípio do piloto de avião: neste caso, sugere-se confirmar e assumir contingências, utilizando os imprevistos ao invés de evitá-los, a intenção deve ser superá-los ou adaptar-se a eles.
	 b)
	Princípio da perda suportável: aqui o que se mensura é quanto se está disposto a perder e não o cálculo de quanto se pode ter de retorno.
	 c)
	Princípio do pássaro na mão: aqui a ênfase é na negociação com qualquer um ou com todos os stakeholders, realmente dispostos a participar do projeto, sem preocupações com custos e tempo.
	 d)
	Princípio da colcha de retalhos: princípio de ação orientado por meios e não metas.
	10.
	Depois de fazer mais de 30 entrevistas e procurar emprego por um ano e meio, Cael Horta, formada em marketing, decidiu trabalhar por conta própria em 2016. Sem dinheiro e com um financiamento imobiliário para pagar, abriu uma agência de marketing digital em São Paulo. Hoje trabalha em casa, sozinha, e fatura entre R$ 3 mil e R$ 4 mil por mês. "Eu tinha um bom currículo e não entendia por que não era contratada. Era só o meu marido para pagar todas as contas, eu tinha urgência em voltar a trabalhar", lembra Cael. Assim como ela, muitos brasileiros que perderam o emprego na crise enxergaram no empreendedorismo a saída para voltar ao mercado de trabalho. Tendo esse texto como referência e considerando a motivação do empreendedor, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A motivação da empreendedora foi de caráter sociocultural, ou seja, por necessidade. 
PORQUE
II- Estes empreendedores decidem empreender por não possuírem melhores alternativas de emprego, abrindo um negócio com a finalidade de gerar rendimentos, visando basicamente a sua subsistência e de suas famílias.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/pme/noticia/crise-faz-empreendedorismo-por-necessidade-voltar-a-crescer-no-brasil.ghtml>. Acesso em: 5 jul. 2018 (adpatado).
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando