Buscar

Princípios do Direito e Função da Jurisdição

Prévia do material em texto

1 Questão - E 
De acordo com o Art. 370 do CPC – “Caberá ao juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinar as provas necessárias à instrução do processo, indeferindo as diligências inúteis ou meramente protelatórias”. 
2 Questão - A
O princípio do dispositivo também é denominado de inércia, trazendo a idéia de que a parte é quem provoca o Poder Judiciário, levando ao mesmo os fatos e fundamentos jurídicos, bem como formulando os pedidos. O juiz não pode julgar aquilo que não foi levado pelo autor, sob pena de ferir o princípio dispositivo.
Se a lei impõe a iniciativa da parte, como sendo o princípio o dispositivo, caso o juiz conheça de questões não suscitadas, não alegadas pelas partes.
3 Questão - E
 Uma vez que a jurisdição, de fato, é una e indivisível, posto que manifestação do poder estatal. Entretanto, é inviável o seu exercício por apenas um órgão jurisdicional, razão pela qual é indispensável à distribuição de competência. Não sem razão, afirma-se que a competência é a medida da jurisdição, na medida em que por meio dela se distribui entre os vários órgãos as atribuições relativas ao desempenho da jurisdição.
4 Questão - C
 A Jurisdição é um poder e não um instrumento. Decorrente de uma de suas características: a investidura, este não é o direito da ação e sim o instrumento da jurisdição este é público, subjetivo e abstrato, mas o processo que é a relação jurídica processual. 
5 Questão – Jurisdição é uma função do Estado, soluciona os litígios e aplica a lei aos casos concretos, já a competência se baseia no artigo 43 do Novo CPC que gera continuidade no caso, assim estabelecendo a definição do caso. A competência tem que ser apresentada no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo identificada por regra de perpetuação da jurisdição. O artigo 46 do Novo CPC trata da competência territorial que estabelece que o foro geral para julgamento fosse a Niterói local onde constava seu primeiro domicílio e também referente ao tempo do ajuizamento da ação.. 
6 Questão -
I - Questão – A justiça vem sendo utilizada ao longo dos anos como uma pretençaõ de que as pessoas culpadas paguem pelo que fizeram, mas em alguns casos foram usado o desejo de “pagar o mal com mal”, “sede de vingança” e “Olho por olho, dente por dente” 
Pois bem, uma das vítimas é um economista que foi acusado de corrupção, ele foi preso em uma propriedade bem afastada da cidade à beira de um banhado por Q, ele define que o elemento principal da criminalidade é a corrupção entre a polícia. Mas certo dia Q decide assassinar o político corrupto, mas ele tinha um envolvimento com grandes traficantes e o seu desaparecimento fez com que La Puri e Falconetti procurassem e matasse Q. Eles resolveram fazer justiça com as próprias mãos assim pagando propinas para a moça tardar por uma semana o andamento do processo. Neste modo conseguimos ver o quanto o direito pode ser usado para o mal. 
Já para o bem, teria que tudo ocorrer como manda a lei. Por exemplo, se você cometesse um crime sendo ele de qualquer natureza você seria julgado e se preciso condenado por ele, sem haver corrupção “Comprando a decisão do juiz” desta forma seria um direito do bem. 
II- Sim, em Valência na Espanha identificamos que a corrupção faz com que os ricos tenha ainda mais poderes assim eles fazerão com que ninguém descubra as suas sujeiras, Carreteiro é um professor de economia e também uma figura política, ele ajudava os corruptos da cidade a lavarem seus dinheiro, quando ele desapareceu todos se desesperaram pois ele tinha documentos importantes que ligava as pessoas poderosas (Os traficantes) com o assistente da polícia Vicent. 
III- Política, uma palavra com varias interpretações. Cada cidadão vê e compreende a democracia de uma forma. Os cidadões já não sabem mais o que é certo e o que está errado, essas interpretações geram conflitos, desentendimentos e até mesmo a revolta da população. Quando vamos votar, apoiamos o candidato que pensamos que ele vestir a camisa e fazer o melhor pela população, mas quando ele se elege tudo mudo. Parece que o dinheiro e o poder acabam sendo trocado pela honestidade e a dignidade. Muitas das vezes vemos essas mudanças até mesmo dentro da família, pois batalhamos pra ajudar um dos nossos a entrar quando se elege se transforma em uma pessoa ruim. Mas segundo Aristóteles “O homem é um animal político” ele se referiu da dependência de um com o outro em meio à sociedade.
Os movimentos sociais ganharam importância no Brasil em 1960, criando o movimento de luta contra a política vigente, estando à população insatisfeita com todas as transformações ocorrida no campo “econômico e social”. Mas foi na década de 50 que a visibilidade do espaço rural e urbano aconteceu assim gerando o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, dos negros e das mulheres. 
Pois bem, o movimento econômico é gerenciado pela agropecuária, indústria, comércio e de serviços dos municípios associados. Em meio a essa pandemia do Covid-19 que mexeu com a economia do mundo principalmente com a brasileira, assim afetando os grandes e pequenos investidores. Principalmente os autônomos e os microempresários individuais (MEI) que tiveram que se isolar socialmente deixando seus trabalhos pra trás, assim não tendo previsão de que seria 15, 30, 45 ou até mesmo 60 dias de decreto para o isolamento social.

Continue navegando