Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX - O Serviço Social no Capitalismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	No Brasil, como em outros lugares do mundo, o desenvolvimento do sistema de proteção não ocorreu de forma contínua. Inicialmente, foi privado e voluntário, passou para a formação dos primeiros planos, em seguida, o Estado passou a intervir cada vez mais. Com a promulgação da Constituição Federal, algumas importantes mudanças foram estabelecidas no que se refere à proteção social aos idosos e pessoas com deficiência. Desta forma, disserte sobre o Benefício de Prestação Continuada ? BPC.
	Resposta Esperada:
O Benefício de Prestação Continuada, assegurado pela Constituição Federal de 1988, garante a transferência do BPC ao idoso, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência incapacitada para a vida independente e para o trabalho, que comprovem não possuir meios para prover sua subsistência. Para fazer jus ao benefício, o idoso ou deficiente, da área urbana ou rural, não necessita ser contribuinte.
	2.
	No decorrer do século XIX, surgiu o Estado burguês. Com ele, também um novo modelo de produção, ou seja, o modo de produção capitalista, que trouxe mudanças significativas na área socioeconômica, política e cultural. A partir da implantação do Estado burguês, ocorre o fortalecimento da classe burguesa, e consequentemente o início de um modelo de modernização. Desta forma, disserte sobre os ideários da razão moderna e sobre a matriz teórica marxista e a positivista, ambas contrárias à classe burguesa.
	Resposta Esperada:
A razão moderna tinha como objetivo a justiça social, através dos modelos de liberdade, igualdade e fraternidade, mas este não foi alcançado conforme se propunha.
Segundo a teoria social marxista, a revolução social acontece pelas sociedades, conforme o interesse de cada classe social, debate e comprometimento do homem.
A teoria positivista prega que o Estado burguês cria instrumentos para manipular a realidade dos sujeitos nas sociedades.

Continue navegando