Buscar

p2 de ciencias politicas

Prévia do material em texto

Curso: Direito Disciplina: Ciência Política
	Professor (a): Alexândria Alexim
	Acadêmico (a): Beatriz Serpa Góes Bezerra e Raphael Christiano dos Santos Guimarães 
	Data: 22/06/2020 Nota:
PROVA DE P2
1 – Explique o sentido de virtù no pensamento de Maquiavel:
R: A Virtù trata-se na capacidade do príncipe de controlar as ocasiões e acontecimentos de um governo, no que diz respeito a um principado. Tem como objetivo construir uma estratégia eficaz sobressaindo as muitas dificuldades impostas pelo dia-a-dia e formação de uma história. O príncipe que vive despreparado em função da Fortuna apenas atrairia desonra e fracasso, mas o de Virtù procura utilizá-la, controlá-la da tal forma que lhe possa ser útil.
2 – Descreva a trajetória do conceito de fortuna no pensamento de Maquiavel:
R: a Fortuna constitui-se na indeterminabilidade de parte dos resultados do governo ela foi dominada, conquistada para o benefício do príncipe. A fortuna estaria observada na Virtù sendo uma probabilidade de edificação que visa uma estratégia que alcança os objetivos determinados. A Fortuna então está ligada a sorte individualizada e às circunstâncias do tempo sendo um desafio político que deve ser conquistado.
3 – No Leviatã de Hobbes, a palavra surge três vezes, compondo uma unidade mítica. Explique o sentido da palavra o Leviatã.
R: Hobbes deu seu nome ao livro se baseando no leviatã da bíblia que fala sobre um monstro marinho, mais na visão de Hobbes, o que ele quer mostrar no livro é a grandeza do ser humano na sua natureza que ele expõe como egoísta, egocêntrico e inseguro, em seu livro porque o ser humano busca riqueza mas para que não aja guerra entre homens eles estabeleceram um soberano e cada povo tem uma cultura, que nos dias atuais é a democracia que nos faz ter que estabelecer contratos com outros países afim de um livre comercio, já no olhar de Hobbes o mais certo era monarquia só que a monarquia tem uma grande desvantagem porque o poder é delegado a uma única pessoa e esta passa para o seu herdeiro. 
4 – Analise os três tipos de governo, a república, a monarquia e o despotismo que Montesquieu distinguiu na obra o Espírito das Leis:
R: República: o Povo é o titular de todo o poder e que exerce esse poder diretamente, ou por meio de seus representantes.
Monarquia: Um só detém o poder com leis fixas e pré-estabelecidas, via de regra as monarquias são hereditárias.
Despotismo: Um único governante, sem lei nem regra, arrastando tudo sob suas vontades e caprichos, nesse modelo o Déspota personaliza e encarna os três poderes, agindo como criador, legislador e executor das leis.
5 – Segundo a Teoria da Separação dos Poderes, consagrada por Montesquieu, destacava-se a necessidade de que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário fossem exercidos por órgãos distintos, harmônicos e independentes entre si. Faça uma análise do princípio da tripartição dos poderes;
R: Na teoria de Montesquieu haveria 3 poderes que coexistem e se regulam entre si. A separação dos poderes, portanto, é uma forma de descentralizar o poder e evitar abusos, fazendo com que um poder controle o outro ou, ao menos, seja um contrapeso.
Poder Legislativo - Cabe ao Legislativo, como tarefas principais, a elaboração das leis e fiscalização dos atos do Poder Executivo.
 
Poder Executivo - Ao Executivo cabe administrar os serviços do País. Para isso, ele deve executar as leis que são elaboradas pelo Poder Legislativo.
 
Poder Judiciário - Ao Poder Judiciário cabe aplicar essas leis, nos casos concretos de desobediência ou de conflito de interesses.
Na esfera federal, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e Senado Federal. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.
 
A Constituição Federal, no artigo 92, define como órgãos do Poder Judiciário:
· Supremo Tribunal Federal
· Superior Tribunal de Justiça
· Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais
· Tribunais e Juízes do Trabalho
· Tribunais e Juízes Eleitorais
· Tribunais e Juízes Militares
· Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios

Continue navegando