Buscar

prova 1 perspectivas profissionais

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512987) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20111275
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As Instituições de Ensino Superior, para cumprir suas funções, oferecem diversos tipos de cursos e graus. Algumas IES possuem restrições quanto aos tipos de cursos que podem oferecer, outras não têm restrições, podendo oferecer todos os tipos de cursos e graus superiores. Pondere sobre o caso de um indivíduo que tenha concluído um curso de bacharelado, e esteja buscando fazer uma especialização, não tendo nenhum interesse em fazer um mestrado ou doutorado posteriormente. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O indivíduo busca um curso de pós-graduação stricto sensu, que atenda a uma carga horária mínima e que tenha os requisitos necessários para lhe conferir, ao concluir, o certificado de especialista.
PORQUE
II- Cursos de especialização são programas abertos a candidatos que já tenham concluído um curso de graduação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	2.
	Atualmente, o Brasil compartilha de uma concepção de universidade que, resultou de um processo de construção com base nas IEs de outras partes do mundo. Hoje, algumas universidades apresentam interesse na realização de projetos relacionados a questões sociais. Sobre o contexto histórico das universidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A extensão é considerada o berço do ensino superior, tendo em vista seu potencial para transformar os cenários econômicos. 
(    ) A prática de extensão requer significativos investimentos na área de laboratórios, bem como na área de equipamentos de ponta. 
(    ) A extensão na universidade brasileira surge a partir de movimentos políticos e sociais realizados na Universidade Livre de São Paulo.
(    ) O movimento extensionista surge nas universidades inglesas, fruto de reivindicações das comunidades marginalizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Para Lakatos e Marconi (1991), o método científico cumpre algumas etapas na investigação. A hipótese é a explicação provisória que temos para um problema, a coleta de dados são as informações coletadas em torno do problema, a experimentação está associada à realização de experiências e, por fim, a conclusão que irá comprovar ou não a hipótese. Com relação à metodologia ou material e métodos, estes servem como uma espinha dorsal para os pesquisadores entenderem de que forma podem e devem executar a proposta. Sobre a metodologia, o material e os métodos, analise as sentenças a seguir:
I- A escolha da metodologia precisa ser fixa ao longo da carreira do pesquisador que almeje credibilidade. 
II- Os materiais e os métodos permitem definir os encaminhamento conclusivos do artigo.
III- A metodologia está relacionada diretamente com os objetivos da proposta de pesquisa.
IV- Os métodos permitem ao pesquisador decidir acerca do alcance da pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas S.A., 1991.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	O papel do docente em uma Instituição de Ensino superior possui atribuições singulares que o distinguem de um docente que trabalha na Educação Básica. A verdade é que não é somente as responsabilidades e funções do docente que se alteram no âmbito do Ensino Superior, pois o estudante neste nível de ensino também possui atribuições singulares que devem ser observadas. De qualquer modo, o docente, que, por exemplo, tem tempo parcial ou tempo integral, possui desde a sua contratação certas responsabilidades em seu serviço. Sobre a responsabilidade docente nestes dois tipos de contratações, de tempo integral e de tempo parcial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O docente contratado em tempo integral divide suas 40 horas semanais com pelo menos 20 horas semanais para pesquisa, gestão, avaliação, orientação e outras atividades a parte da ministração de aulas.
(    ) O docente contratado em tempo parcial precisa ter reservado pelo mesmo 50 por cento de suas 10 horas semanais para atividades extras, ou seja, que não sejam para ministrar aulas.
(    ) O docente de tempo integral poderá dividir suas 40 horas entre, no máximo, duas Instituições, sendo que em uma delas poderá somente ministrar aulas e na outra realizar pesquisas.
(    ) O docente de tempo parcial, também é denominado de docente horista, pois pode alterar sua carga horária desde 4 horas até 39 horas, pois ao passar deste limite já se caracteriza como integral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	5.
	Quando finalizamos uma pesquisa há a necessidade de publicar seus resultados, pois a ciência só evolui com a divulgação de trabalhos. Assim, um modo de publicar nossos resultados é através de um artigo científico. Qual parte do artigo deve ser apresentada com poucas palavras, comumente, no máximo 250 palavras e serve como um dos primeiros locais do trabalho em que o público de interesse entrará em contato?
	 a)
	Metodologia.
	 b)
	Introdução.
	 c)
	Resumo.
	 d)
	Resultados.
	6.
	De acordo com Martins (2000), o projeto de pesquisa tem a finalidade de ajudar o pesquisador a esclarecer as estratégias que ele pretende utilizar no desenvolvimento da pesquisa. O projeto define e mostra o caminho a ser seguido no momento em que se está construindo um trabalho científico. Sobre o projeto de pesquisa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O cronograma é um forte aliado no projeto de pesquisa, ele define os prazos de entrega de cada etapa.
(    ) A introdução de um projeto fornece uma visão mais ampla da área e do tema pesquisado.
(    ) Os objetivos gerais e específicos devem estar alinhados, tendo em vista seus entrelaçamentos. 
(    ) Utilizar outras fontes e autores não é importante no desenvolvimento do projeto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	Podemos classificar as Instituições de Ensino Superior (IES) de muitas maneiras, utilizando diferentes critérios, como o acadêmico, o administrativo e o de formação. Um modo de classificar as IES é identificando-as em dois grupos, se são públicas ou privadas. Sobre as IES públicas ou privadas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As Instituições de Ensino Superior mantidas pelo Poder Público podem ser ao nível Federal e Estadual, sendo que ao nível Municipal só há IES privadas, com ou sem finalidade de lucro.
	 b)
	As IES Confessionais fazem parte do grupo das distintas instituições públicas de ensino no Brasil, estando entre as mais requisitadas para a formação superior.
	 c)
	Entre as IES privadas, temos as Comunitárias e as Filantrópicas, esta última oferece seus serviços em caráter complementar às atividades do Estado conforme consta na LDB.
	 d)
	Todas as Instituições de Ensino Superior que são privadas compartilham de pelo menos uma característicaessencial, que as difere das públicas, que são os fins lucrativos.
	8.
	As pesquisas científicas envolvem métodos. Por sua vez, o método pode ser compreendido como um caminho ordenado e sistemático que se percorre na busca do conhecimento. Com relação à escolha adequada do método, durante o processo de pesquisa, é necessário tomar alguns cuidados. Sobre esses métodos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É prerrogativa do pesquisador, no exercício de sua liberdade intelectual, optar ou não por um método de pesquisa,  dependendo de seu posicionamento teórico.
	 b)
	Métodos de pesquisa possuem um caráter subjetivo nos trabalhos acadêmicos e não precisam necessariamente ser expressos no corpo do trabalho.
	 c)
	Quando escolhido adequadamente, o método apropriado deve ser capaz de responder aos objetivos propostos no projeto de pesquisa.
	 d)
	Uma vez selecionado o método de pesquisa, ele poderá ser constantemente replicado na carreira do pesquisador, considerando que se trata de uma etapa desvinculada dos objetivos.
	9.
	Publicar um artigo científico é uma tarefa que demanda atenção e esforço. Além disso, o processo de avaliação do artigo por parte da revista muitas vezes é longo. Depois de terminar de escrever um artigo, caso a intenção seja publicá-lo, é necessário encontrar uma revista que se adéque ao conteúdo de sua pesquisa. Com relação à publicação do artigo em periódico especializado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As regras para formatação de artigos científicos que serão publicados em periódicos especializados variam de acordo com as regras de cada revista.
	 b)
	As diferentes áreas do conhecimento possuem em comum o fato de publicarem os artigos nas mesmas revistas científicas, denominadas Revistas Plenas.
	 c)
	O elemento mais importante na publicação de um artigo científico é a originalidade, ficando a critério do autor definir se irá ou não seguir as normas de publicação.
	 d)
	A formatação dos artigos científicos, no que se refere ao número de páginas, obedece à regra universal das 25 páginas, com o intuito de unificar a produção científica.
	10.
	Através do resgate histórico do ensino superior no Brasil é possível afirmar que a Família Real contribuiu com a implantação do ensino superior no Brasil. Ao estudarem sobre o assunto, Santos e Cerqueira (2009) explicam que Proclamada a República, a Carta Magna permitiu a descentralização do ensino superior e, assim, o aparecimento de novas instituições, tanto as de caráter público (estaduais e municipais) como as da iniciativa privada. Esse novo momento no cenário educacional permitiu, pela primeira vez, a criação de estabelecimentos confessionais no país. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, A. P. dos; CERQUEIRA, E. A. de. Ensino Superior: trajetória histórica e políticas recentes. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 9., 2009, Florianópolis, SC. Anais. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
	 a)
	A chegada das atividades acadêmicas e universitárias ao Brasil está atrelada ao período militar.
	 b)
	A Região Centro-Oeste é reconhecida como o berço do ensino superior no Brasil.
	 c)
	A implementação do ensino superior no Brasil é considerada tardia, surgindo apenas no século XIX.
	 d)
	O ensino superior no Brasil surgiu com o interesse de formar mestres aptos para trabalhar na área rural.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas
Parte inferior do formulário

Continue navegando