Buscar

Globalização e suas consequencias

Prévia do material em texto

GLOBALIZAÇÃO
O objetivo deste conteúdo e compreender sob diversos ângulos o fenômeno da globalização e refletir sobre seus impactos na economia e nas novas formas de sociabilidade. 
1. A globalização econômica e financeira 
2. A globalização tecnológica
3. A globalização cultural
 
A bibliografia básica para este conteúdo é:
 BARBOSA, Alexandre. O mundo globalizado: política, sociedade e economia. São Paulo: Contexto, 2003 (p. 07 a 80) e ( p. 81 a 127).
O QUE É GLOBALIZAÇÃO?
- processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Ocorre a intensificação do comércio entre os países, facilitando os processos de importação e exportação. 
- A globalização é um fato presente nos planos econômico, político e cultural, através do intercâmbio de mercadorias, capitais, informações e idéias entre vários países reduzindo as fronteiras geográficas.
- Exige troca de idéias, transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
- A globalização não é um acontecimento recente - iniciou já nos séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial européia.
- O que diferencia aquela globalização ou mundialização da atual é a velocidade e abrangência de seu processo, muito maior hoje. 
- conseqüência do próprio capitalismo.
- O processo de globalização caracteriza-se por profundas mudanças que ocorreram nas últimas décadas na economia internacional, ou seja, a rápida expansão mundial da produção e do consumo:
- A atividade econômica passou a ser dirigida pelo planejamento estratégico das grandes corporações, que substituíram a planificação estatal.
Processo de liberalização comercial, compreendendo uma maior abertura das economias nacionais
- No processo de globalização as corporações multinacionais, organizações multilaterais como a Organização Mundial do Comércio (OMC), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial passam a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento econômico.
- O neoliberalismo é uma expressão amplamente utilizada nos meios de comunicação para denominar a ideologia política  que predomina no processo de globalização. O neoliberalismo postula o predomínio do mercado, a privatização e o corte de gastos públicos.
- Os avanços tecnológicos nas áreas de transportes, comunicação e informação, e a correspondente difusão de idéias e conhecimentos pelo mundo, contribuem para a expansão da globalização. 
- Os argumentos dos críticos do processo de globalização são: O excessivo poder das multinacionais, o conteúdo das políticas neoliberais e o excessivo controle das políticas econômicas dos países pobres pelos países mais ricos. 
MUDANÇA NO PAPEL DO ESTADO
- questão da globalização não está apenas ligada à economia
- está ligada a influência no Estado, que deve ser modificado para que as exigências globais sejam cumpridas.
- tanto a opinião pública internacional quanto o comportamento dos mercados passaram a desempenhar funções que antes não tinham na redefinição dos limites possíveis de ação do Estado.
 - Os países e seus líderes, estão sob vigilância constante da opinião pública internacional - poderá resultar em penalidades para estes países.
- ações governamentais deverão ser dirigidas agora para fazer com que as economias nacionais sustentem e desenvolvam condições para competir em escala global. 
- requer investimentos nos setores vitais do Estado. Ex. educação, saúde. 
- Enxugar ações do estado - empresas privadas são mais eficientes - regulamentar as atividades recentemente privatizadas.
- contribuindo para uma promoção de maior igualdade de oportunidades, aumentando o grau de mobilidade social.
CONSIDERAÇÕES POLÍTICAS SOBRE A GLOBALIZAÇÃO.
- É importante saber que o contorno dentre os quais o mercado atua, são definidos politicamente e que o mercado é o que define a inserção na globalização. 
- cuidado para atuar politicamente na defesa dos interesses nacionais.
- perspectiva totalmente nova sobre as formas de agir na cena internacional. A globalização econômica é uma nova ordem mundial – é uma realidade 
- a participação na economia mundial pode ser positiva se for manejada com cuidado. 
- o sucesso dessa integração depende de vários pontos como a articulação diplomática e as parcerias comerciais adequadas e, da realização de reformas internas democraticamente conduzidas.
Globalização e a questão da inclusão e exclusão.
A globalização esta gerando uma nova divisão internacional:
1- países que fazem parte do processo de globalização - associados a idéias de progresso, riqueza e melhores condições de vida
2 - países que não fazem - destinados a um mundo de exclusão, marginalização e miséria.
- globalização produziu oportunidades para que mais países pudessem ingressar na economia mundial.
- requer uma força de trabalho qualificada, aumento substancial da taxa de poupança doméstica, esforço de ajuste interno, etc.
- época de competição internacional mais acirrada.
- Mas, os países menores serão capazes de superar os desafios impostos pela globalização? Este é um ponto que deve ser ainda muito discutido em âmbito internacional.
REVOLUÇÃO TECNOCIENTÍFICA E A INTEGRAÇÃO DO MUNDO
- evolução e a popularização das tecnologias da informação (computadores, telefones e televisão) - integração mundial sem precedentes.
- fundamentais para agilizar o comércio e as transações financeiras entre os países. 
- Em 1960, um cabo de telefone intercontinental conseguia transmitir 138 conversas ao mesmo tempo. Atualmente, com a invenção dos cabos de fibra óptica, esse número sobe para l,5 milhão.
- Uma ligação telefônica internacional de 3 minutos, que custava cerca de US$ 200 em 1930, hoje em dia é feita por US$ 2. 
- O estudo, realizado pela empresa de pesquisas de mercado com Score Networks, calculou que 747 milhões de pessoas com mais de 15 anos usaram na internet no mundo em janeiro de 2007, o que significou um aumento de 10% com relação a janeiro de 2006 e tende a duplicar a cada ano, o que faz dela o meio de comunicação que mais cresce no mundo. Em 2008, atingimos 1 bilhão de usuários no mundo.
- Vários satélites de comunicação - notícias CNN, BBC e MTV transmitidas instantaneamente para diversos países.
- Internet instrumento de integração entre as nações - novo ramo de mercado, o mercado virtual - caracterizado por ser de alto risco e de certa forma é abstrato, sendo valorizado por seu valor virtual.
- excelente fonte de divulgação de cultura e informações diversas - grande revolução tecnocientífica.
MULTINACIONAIS
- O crescente processo de globalização tem conduzido a um aumento da competição entre as empresas. Assim, as empresas passam a ter como referência não mais o mercado interno ou externo, mas o mercado mundial.
- expansão mundial das grandes corporações internacionais. 
- Essas corporações exercem um papel decisivo na economia mundial. As empresas multinacionas são os principais agentes do processo de globalização.
- As empresas multinacionais não atuam somente nos limites de um país, seu campo de atuação passa a ser o planeta.
- as transnacionais instalam suas fábricas em qualquer lugar do mundo onde existam as melhores vantagens fiscais, mão-de-obra e matérias-primas baratas. As decisões nas empresas multinacionais são tomadas levando-se em conta a realidade mundial e não a realidade local.
- O poder que as grandes empresas adquirem com a globalização, coloca o Estado numa posição de fragilidade, pois este não consegue mais exercer controle sobre todas suas atividades
- transferência de empregos dos países ricos que possuem altos salários e inúmeros benefícios - para as nações industriais emergentes, como os Tigres Asiáticos. 
- Os produtos não têm mais uma nacionalidade definida.
Empresas Rede - Integralização da economia
- aproveitamento das melhores vantagens que se podia ter em cada região
- os centros econômicos investiram e tecnologia (centros hegemônicos)
1) Definir Prioridades 
a) essências 
 
b) não essenciais
2) Seleção/Adaptação
3)Terceirização/diversificação/especialização
OBS. - Os centros periféricos perdem ao trocar produtos.
1º nível Empresarial – Holdings – local onde se faz todo o planejamento da produção, distribuição e produção ou serviços; Criação, designer, - profissionais capacitados (poucas pessoas)
Distribuição da produção
2º nível empresarial – Empresas de montagem – coordena junção/combinação de partes de um determinado bem que já tinha sido produzido em algum lugar de acordo com a melhor conveniência (tributos mais baratos, leis trabalhistas e ambientais...)
3º Nível – Várias micro e pequenas empresas – Produção propriamente dita – São estes que violam leis trabalhistas, meio ambiente e isto não reflete no 2º e 1º níveis. Ex. Franca – calçados – cadarço.
- Atividade meio não caracteriza terceirização fraudulenta - Com isto, as transportadoras, seguradoras, que são quase todas estrangeiras tb lucram.
- Autoridades governantes só tem poder em seu território por isso não conseguem enxergar a concorrência desleal que ocorre no mundo.
- “hoites” – patentes – montem-se sob o poder do nível 1 e 2 – evitando que se caia em domínio público. 
- Anos 60 – fordismo – todas as atividades da produção no mesmo local
PAGE 
5

Continue navegando