Buscar

RESUMO DA AULA DE INTEMPERISMO - RAFAEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Romina Mara Batista 
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária 
 Disciplina: Introdução à Ciências do Solo
 Professor: Rafael Madureira
 Data de entrega: 24/06/2020
Responda:
1. Qual tipo de intemperismo costuma predominar em ambientes de clima úmido? Justifique sua resposta.
 É o intemperismo químico, que é um conjunto de reações químicas que alteram os minerais que compõem as rochas, ele causa transformação no arranjo original dos cristais, provocando o desprendimento de elementos químicos que estavam retidos anteriormente na estrutura inicial transformando-o num novo mineral. 
 2. Para cada um dos elementos abaixo, indique se é um produto do intemperismo FÍSICO ou QUÍMICO.
Mineral residual – é um produto do intemperismo químico.
Minerais fragmentados – é um produto do intemperismo físico.
Solução aquosa – é um produto do intemperismo químico. Nessa solução tem-se o potássio em sua forma cátion-iônica, bicarbonato e sílica solúvel), tudo isso dissolvido na água, e nesse ponto ocorre a disponibilização de potássio na sua forma de cátion para que as raízes das plantas consigam absorver.
Minerais neoformados – é um produto do intemperismo químico. (caulinita).
Fragmentos de rocha – é um produto do intemperismo físico.
3. Liste os principais tipos de reações químicas responsáveis pelo intemperismo químico. Em seguida, responda:
Os principais tipos de reações químicos são:
Dissolução de solução (solubilização de minerais em contato com a água, gerando uma solução salina);
 Hidrólise (é a reação mais comum que ocorre no intemperismo químico, responsável pela dissociação/solubilização da maioria dos minerais principalmente os carbonatos em geral e halitas como halogênio e liberação de cátions dos minerais em contato com H+ ou H- provenientes das moléculas de água. Assim, a hidrólise causa a liberação de cátion ( no seu retículo cristalino para que as plantas consigam absorver. Isto é, essas reações liberam elementos químicos do retículo cristalino de um mineral.
A dissolução ocorre mais nos carbonatos e em alguns Halogênios; a hidrólise ocorre na maioria dos minerais, como exemplo: no Feldespato potássio.
Ex. Feldiscapato potássio, esse entra em contato entra em contato com ácido carbônico, que foi gerado no contato da água da chuva com gás carbônico da atmosfera, e a água envolvida no sistema (reagentes do produto inicial de origem da química). Esses compostos serão transformados, ocorrendo a dissociação do potássio feldispato nessa reação química e o mesmo libera o potássio na sua forma cátion iônica e o feldespato sendo liberado potássio e sendo transformado num outro mineral, no caso a caulinita, e além disso HCO3- e H4SIO4 sendo liberados na reação.
(bicarbonato e a sílica na sua forma solúvel)
 Oxidação – a reação de oxidação predomina sobre a reação de redução nas estações secas. Nesse solo haverá um material residual nos seus horizontes. Por exemplo: a Pirita.
 Redução – Pensando na fertilidade do terreno a partir da alteração de minerais, então se pensarmos na redução e oxidação em conjunto , pode-se dizer que as reações de redução predominam sobre as reações de oxidação nas estações chuvosas, pois existe maior quantidade de água nessas estações, desta maneira propicia-se as reações de redução, que é quando um elemento químico ganha uma carga negativa, com essa reação de redução é possível ter elementos químicos insolúveis sendo transformados na sua forma solúvel). Por exemplo: se nas reações químicas há liberação de um Fe+3 que é insolúvel, o mesmo vai existir no solo como material residual, não sendo mais alterado e carregado, estando resistente, porém se nesse material residual ocorre uma reação de redução, é possível transformá-lo num material insolúvel em sua forma solúvel, deixando de ser um elemento químico residual para entrar na solução aquosa, podendo ser absorvida pelas raízes das plantas. 
a. Qual dessas reações é a mais comum em ambientes úmidos e também responsável pela dissociação da maioria dos mineiras com liberação de cátions para o solo?
As reações de redução.
b. Qual dessas reações atua fortemente na formação de depósitos minerais residuais?
As reações de redução.
2

Continue navegando