Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

RADIOPROTEÇÃO
Introdução
A radiação é caracterizada por ser uma propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, que podem ser emitidas por fontes naturais ou artificiais. TODOS os dias nos expomos a ela, pois todo aparelho wireless, aparelho celular, domésticos e entre outros propagam ondas magnéticas, a questão é que esses aparelhos disponíveis ao cidadão comum, digamos assim, emite uma radiação pequena, que não fazem mal. Nesses casos, não é necessária uma medida de radioproteção da gente. As medidas de radioproteção entram em cena quando vamos nos expor a ambientes com alta radiação ou pelo menos uma radiação maior que a que temos em casa, como os profissionais que trabalham em clínicas de imagem, que trabalham em usinas e etc. Eles se expõem a uma taxa maior de radiação e por isso devem seguir as regras necessárias de radioproteção para a área de ocupação deles. 
FONTES NATURAIS E ARTIFICIAIS DE RADIAÇÃO
BACKGROUND
Quando há radiação num individuo de origem natural, há o que chamam de “background”, radiação natural ou radiação de fundo. O background é para saber a origem natural dessa radiação. As origens naturais de radiação podem ser de fontes internas e externas do corpo. Exemplos de fontes externas podem ser RADIAÇÃO CÓSMICA e FONTES TERRESTRES
FONTES EXTERNAS
Radiação cósmica: A radiação cósmica é aquela que vem do espaço, na sua maior parte vem do sol, mas acredita-se que estrelas e outras galáxias contribuem nessa radiação que vem pra cá. Os raios que chegam na atmosfera são os cósmicos primários, que apresentam uma energia elevada. Além disso a todo momento chega à terra outros elementos espaciais, mas no caminho até o solo, onde estamos, eles sofrem modificações, porque a atmosfera da terra absorve parte das radiações dele. Com isso, eles chegam aqui sendo raios cósmicos secundários, sem tanta energia. No entanto, dependendo do lugar onde a pessoa vive, ela pode estar mais exposta a essas radiações, quem mora em lugares mais altos em relação ao nível do mar, está mais exposto a elas.
Radiação de Fontes terrestres: Os de origens terrestres são basicamente todo elemento que tem o número atômico maior que o BIZUTO, com algumas exceções de elementos com número atômico menor que também tem sua parte radioativa, A variação de elementos, fazem a forma de radiação ser também variada. Por exemplo as pedras e granitos que são usadas na construção civil, são as que mais expõem nós a radiação natural.
FONTES INTERNAS: A fonte interna de radiação são basicamente os radionuclídeos, esses radionuclídeos se depositam em órgãos e tecidos do corpo e á partir daí passa a irradiar permanentemente o indivíduo. Ele vem de diversas fontes, pode vir pelo copo dágua que tu toma, dos alimentos que tu compra em supermercado e etc. Os principais radionuclídeos são o Radiocarbono, o Trítio e berílio.
FONTES ARTIFICIAIS 
As fontes artificiais de radiação são aquelas que tem a mão do homem, aqui alguns exemplos desssas fontes de radiação artificial (LER SLIDE) 
Radionucleotído: aparece nas radiações de fonte natural e aqui, porque nesse caso, é o profissional com habilitado para mexer com ele, que o manuseia.
Radiação em produtos de consumo igual eu citei no começo, tem radiação em celulares, tvs, wifi, em embalagens, nos alimentos e etc. 
Precipitação radioativa: são os acidentes, como os que ocorrem em usinas, tem o famoso caso de Chernobyl e outras. 
DE ONDE VEM A RADIAÇÃO? doses de radiação provenientes de fontes naturais, tanto individualmente quanto para a população global. As doses individuais provenientes de fontes artificiais de radiação variam muito. A maioria das pessoas recebe uma dose relativamente pequena proveniente dessas fontes, mas alguns recebem doses muito superiores à média. Que pode prejudicar a saúde do individo. 
As fontes artificiais de radiação são, geralmente, bem controladas por medidas de proteção à radiação. Mais recentemente, os humanos e outros organismos vivos têm sido também expostos a fontes artificiais desenvolvidas pelo homem desde o século passado. Mais de 80% de nossa exposição provém de fontes naturais e apenas 20% de fontes artificiais feitas pelo homem – principalmente de aplicações da radiação na medicina
Estamos continuamente expostos à radiação proveniente de diferentes fontes. Todas as espécies da Terra têm existido e evoluído em ambientes nos quais têm sido expostos à radiação natural.
Não é segredo para ninguém que, diariamente, somos bombardeados por radiação. Algumas são inofensivas, mas com outras, precisamos ficar atentos!
Ela é a energia que viaja sob a forma de partículas de alta velocidade (radiação de partículas) ou ondas (radiação eletromagnética). 
Fontes artificiais 
A radioatividade artificial é produzida quando se bombardeiam certos núcleos com partículas apropriadas. Se a energia dessas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleo modificando-o, este, por ser instável, se desintegra posteriormente. 
Então, como ocorreu a descoberta da radioatividade artificial? Esse fato foi possível graças ao bombardeamento de núcleos de boro e alumínio com partículas alfa, após cessar o ataque com partículas, os núcleos continuaram emitindo radiação. O primeiro isótopo radioativo artificial foi produzido pelo casal de pesquisadores franceses Jean Frédéric Joliot-Curie (1900-1958) e Irène-Curie (1897-1956) – filha de Marie Curie. 
Desde que a radiação foi descoberta, as pessoas se beneficiaram com seu uso na medicina e na indústria. Atualmente, as fontes artificiais de radiação global representam cerca de 21% de nossa exposição total Nos países industrializados pode atingir 50% devido a um melhor acesso à imagiologia médica
As fontes artificiais, são constituídas de aparelhos elétricos e os nãoelétricos
Aparelhos elétricos: obviamente, utilizam eletricidade como fonte de energia para acelerar partículas e gerar radiação ionizante e, só emitem radiação, no momento em que são energizados. Dentre os equipamentos elétricos mais utilizados, encontram-se os tubos de raios X que produzem radiação quando eletrons energéticos emitidos por um filamento aquecido chocam-se com o alvo. 
Aparelhos não-elétricos: por serem fontes vivas, devem ter cuidados adicionais no seu manuseio, pelo fato de emitirem radiação continuamente. Dentre suas principais aplicações encontram-se a preservação de alimentos, o 6 retardamento do amadurecimento de frutas, e o controle de insetos através da esterilização de machos. Fontes artificiais, também encontram aplicação em geologia, por exemplo, no estudo da dinâmica de lagos e reservas.
O uso da radiação tem aumentado significantemente durante as últimas décadas devido aos cientistas terem aprendido a usar a energia do átomo para diversas finalidades, de aplicações médicas (p.ex. tratamento do câncer), na produção de eletricidade e em aplicações domésticas (p.ex. Celular).
 Pode-se observar que a maior contribuição deve-se às irradiações médicas e, dentro desta categoria, o radiodiagnóstico é o que detém a maior porcentagem.
A radiação usada na medicina é a maior fonte de radiação artificial que as pessoas nos países industrializados estão expostas. A maior parte dessa exposição é de diagnósticos radiológicos, os quais são usados pelos médicos para determinar a extensão da doença ou dano físico. No campo da medicina nuclear, compostos radioativos chamados radiofármacos também são usados para apoiar o diagnóstico, enquanto outra fonte de exposição à radiação é a radioterapia. 
Outras fontes de radiação artificial incluem produtos como
· materiais de construção rodoviária e de edifícios
· combustíveis
· raios-X
· televisões
· lâmpadas fluorescentes
· detectores de fumaça
· relógios luminosos
· tabaco
· e algumas cerâmicas
Também estamos expostos à radiação, embora em menor grau, a partir do ciclo da energia nuclear. Isso inclui atividades como a mineração do urânio, alguma exposição mínima do transporte de materiais radioativos, precipitação radioativa a partir de testes de armas nucleares e acidentes nucleares (comoChernobyl e Fukushima).
Em média, a nossa exposição à radiação devido a todas as fontes naturais equivale a cerca de 2,4 mSv por ano – embora este valor possa variar significativamente, dependendo da localização geográfica.
Radioproteção é um conjunto de ações que visam proteger as pessoas e o meio ambiente de possíveis efeitos causados pela radiação ionizante. Esta inserido no contexto da Segurança do Trabalho, porém com características próprias. garantindo a proteção e a segurança nas diferentes aplicações da radiação ionizante na indústria, medicina e agricultura e no controle do material radioativo, do gerenciamento de rejeitos radioativos, do transporte de materiais radioativos e de minérios e minerais nucleares.
As radiações ionizantes são fundamentais para as práticas médicas, porém pode profocar danos à saúde, e efeitos biológicos. 
Slide 2
Sendo assim, é necessário que haja um controle ocupacional dos trabalhadores desta área durante os meses de janeiro e julho. 
 Plano de Proteção Radiológica é o nome dado ao documento redigido com todas as orientações a serem seguidas tanto pela equipe de radioproteção como todos que estiverem ligados direta ou indiretamente à atividade exposta à radiação.
· Todo bom plano de radioproteção deve compreender
· A identificação da Instalação e de seu Titular(Direção);
· A função, classificação e descrição das áreas da instalação;
· A descrição da equipe, das instalações e equipamentos do Serviço de Radioproteção; 
· A estimativa de taxas de dose para condições de rotina;
· A descrição das fontes de radiação, dos sistemas de controle e de segurança e de sua aplicação;
· A descrição dos programas e procedimentos de monitoração individual, das áreas e do meio ambiente;
· A descrição do serviço e controle médico, incluindo planejamento médico em caso de acidentes;
· 
Slide 3
Para garantir uma boa proteção radiológica, profissionais que trabalham somente com raios-X devem…
· Evitar a exposição indevida à radiação
· Minimizar as exposições
· Além dessas práticas, profissionais que trabalham com material radioativo também devem… Tomar todas as medidas preventivas necessárias para evitar acidentes que levem à sua contaminação bem como à contaminação do ambiente de trabalho com o material radioativo.
Qual tipo de exposição à radiação é considerado perigoso à saúde?
· As radiações ionizantes tais como os Raios-X, que e utilizados. Algumas aplicações terapêuticas utilizam feixes de partículas como exemplo o tratamento de câncer de tireoide feito com partículas beta. Quando as radiações são utilizadas em baixas doses de radiação, não apresentam riscos para a saúde dos pacientes e dos operadores. Porem com uso inadeguado desse radiação pode ocorrre grave risco a saúde.
· 
· Que tipo de radiação oferece mais perigo à saúde humana?
· Em termos de riscos a saúde, não se recomenda realizar procedimentos com radiação em mulheres em período gestacional. O risco é maior para o feto no primeiro trimestre. Caso haja urgência na realização de procedimentos em mulheres grávidas, existem formas de alternativas de proteção, porém o médico radiologista deverá ser consultado antes da realização do exame. de acordo com a norma NR 32, não é permitido a estas trabalhadoras grávidas atuarem com radiação.
· Onde os trabalhadores podem ficar mais expostos? Quanto tempo de exposição para ter algum tipo de doença relacionada?
No que concerne ao tempo de exposição, a norma limita-se a valores de dose equivalente a 100 mSv em 5 anos. A atual legislação limita em 24 horas semanais de trabalho para os técnicos de radiologia. Esta limitação, que visa proteger os trabalhadores da exposição excessiva à radiação, Recomenda-se para estes trabalhadores ter um registro próprio de dose, com a somatória da radiação recebida nas diversas jornadas de trabalho
· Como se proteger da radiação? 
A forma mais eficaz de proteção ainda é a distância da fonte emissora de radiação. Por exemplo, um equipamento de raios-X portátil, considerando-se uma distância de 2,5 m do aparelho ou do paciente, Outra forma importante é a blindagem, seja através de aventais de chumbo ou de biombos
· Quais os principais malefícios à saúde do trabalhador em curto, médio e longo prazo?
· Efeitos determinísticos decorrentes da radiação (catarata, eritema, perda de fertilidade, etc.), Efeitos estocásticos (acumulativos), tais como o câncer, são muito pouco prováveis. Estudos indicam que a incidência de câncer em trabalhadores com radiação, é a mesma de que trabalhadores que não são expostos à radiação ionizante.
· Que tipo de cuidado é necessário para diminuir os riscos?
· O maior cuidado para diminuir os riscos aos trabalhadores é o treinamento periódico das equipes, com relação à proteção radiológica, e nos protocolos de aquisição de imagens.:
· Quais os principais EPIs necessários? Como eles contribuem para segurança?
· Os principais EPIs são os aventais de chumbo, protetores de tireoide e óculos com equivalência em chumbo, e fornecem uma proteção de 90% com relação à radiação espalhada.