Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

4
 TURISMO: A RELAÇÃO ENTRE LAZER E QUALIDADE DE VIDA 
Debora Camila da Cunha¹
Diego Zatelli²
RESUMO
O turismo e lazer estão relacionados, e quando falamos em lazer falamos em qualidade de vida.  
O termo qualidade de vida pode parecer meio vago, pois pode mudar de acordo com cada pessoa e seus objetivos, mas no geral quando falamos em qualidade de vida falamos em estar bem, fisicamente, mentalmente e psicologicamente.  
A qualidade de vida está relacionada em cada indivíduo alcançar seus objetivos que acha necessário para o seu bem-estar, não necessariamente em viver por mais tempo, mas, sim também em viver bem dentro de seus padrões que são estabelecidos por ele mesmo. Vemos também que o lazer está intimamente interligado com a qualidade de vida, o seu tempo livre em atividades e hobbies. 
Palavras-chave: Qualidade de vida. Lazer. Turismo. 
1. INTRODUÇÃO
O objetivo aqui e esclarecer como o turismo se relaciona com o lazer e a qualidade de vida, os tipos e consentidos do lazer, levando assim a entender a importância de uma boa qualidade de vida. Entender que lazer e turismo estão intimamente interligados e que todo o indivíduo necessita ter um momento de lazer, fora do trabalho, na sua vida. Também que cada indivíduo tem seus objetivos a serem almejados, e que se alcançados podem melhorar a sua qualidade de vida e trazendo um bem-estar tanto físico como emocional. 
O lazer e o turismo estão interligados e hoje em dia está cada vez mais ficando acessível para todos os indivíduos. Hoje na vida moderna é muito mais comum escutarmos falar sobre turismo e suas atividades de lazer, como os esportes e suas atividades físsicas, passeios, hobbies e até mesmo viagens. 
 Entendemos também que independente da classe social de cada indivíduo, todos necessitam de tempo livre, fora de seu trabalho, para poder se dedicar as atividades de lazer. Trazendo assim muito mais qualidade de vida, melhorando o seu bem-estar físico psicológico e também metal. 
2. O CONCEITO DE LAZER
O lazer pode ser considerado uma pausa nas atividades cotidianas, como no estudo e no trabalho. Atividades que geram diversão e um estado psicológico de alivio ou mesmo de dever cumprido podem ser classificadas como lazer.
Esse conceito não é tão antigo, então não podemos pensar em lazer em uma forma da história da civilização. Conforme Dumazedier (1999, p26) “[...] O tempo fora do trabalho é, evidentemente, tão antigo quanto o próprio trabalho, porem o lazer possui traços específicos, característicos da civilização nascida da Revolução Industrial. ’’
Sendo assim podemos considerar o lazer um conceito da sociedade moderna e que se enquadra em todas as atividades, fora o trabalho, e que possa gerar prazer e satisfação, fisicamente, psicologicamente ou mentalmente. Lembrando também que esse conceito só é estabelecido pela relação que se tem da modernidade com o trabalho, empresas e horas de trabalho. 
Há também um conceito de lazer muito conhecido como, Passivo e Ativo. Quando falamos em lazer como conceito passivo, falamos na questão de consumo de mercado e mídia, mas assim gerando um âmbito onde não é acessível para todos e sim apenas para os que tem um capital mais elevado.
Já o lazer ativo é o mais focado para a vivência e experiência do indivíduo, sendo assim mais acessível para todos e também gerando muito mais qualidade de vida.
2.1 TIPOS DE LAZER
Dentro disso podemos classificar o lazer em tipos diferentes. Para facilitar o entendimento desses tipos podemos classificar as atividades efetuadas, de acordo com Dumazedier (1999), as classificações são: 
a) Físico: envolve as atividades nas quais se enfatiza o movimento ou exercício físico. Incluem-se as diversas modalidades esportivas, os passeios e a pesca. 
b) Manual: diz respeito à capacidade de manipulação, seja na transformação de objetos e matérias, ou na lida com a natureza, como a elaboração, de artesanato, habilidade com jardinagem ou cuidado com animais.
c) Intelectual: almeja o contato com o real, as informações objetivas e explicações racionais, destacando-se o conhecimento vivido, experimentado, como exemplo, cita-se a participação em cursos de leitura. 
d) Artístico: envolve o conteúdo estético associado a imagem, sentimentos e emoções. A dança, as artes plásticas, o teatro e o cinema são algumas dessas manifestações. 
e) Social: refere-se ao relacionamento, o convívio com outras pessoas. Pode-se mencionar o encontro em bailes, bares e cafés como exemplos dessa categoria. 
FIGURA 1- LAZER FÍSICO
 FONTE: <folhapopular.info> Créditos da foto: Paulo Ricardo Schneider
O lazer do tipo físico é muito comum hoje em dia, pois é onde o indivíduo se movimenta de alguma forma, então uma caminhada, uma trila ou até mesmo um passeio de bicicleta pode ser considerado um tipo de lazer. 
Conforme, Negrini, Bradacz e Carvalho (2001, p. 49):
Quando as pessoas se sentem bem num determinado local, tornamse mais disponíveis e ampliam consideravelmente suas relações interpessoais. Quando isso ocorre, elas dão um significado todo especial àqueles momentos, procurando revivê-los sempre que possível, já que há uma tendência no comportamento humano de reviver tudo o que causa prazer. (MATOS, BARTKIW, 2013, p.36)
Vimos assim que tudo aquilo que causa prazer gera o indivíduo a repetir essa ação, e isso também faz com que o turismo cresça ainda mais nesse segmento. 
3 MATERIAIS E MÉTODOS
Este trabalho teve como formulação para a escolha do tema: Turismo: A relação entre lazer e qualidade de vida. Buscando com esse trabalho esclarecer a relação que o turismo faz com o lazer. Foram usados materias de pesquisa para esclarecer o tema, usando fontes da internet e também o livro disponibilizado pela disciplina cursada.
Escolho esse tema pois abrange todo o conceito do lazer dentro do turismo, seus benefícios e onde todo esse conceito surgiu, e sua relação com o indivíduo. E também com o intuito de explicar os benefícios que isso vem trazendo para a sociedade.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
As pesquisas feitas para esse artigo cientifico mostraram como a relação do turismo com o lazer resultam na qualidade de vida de todos. Podemos também observar todos os tipos de lazer que se encontram dentro desse tema. Onde pode-se observar que até mesmo uma caminhada no final de semana pode ser considerada uma forma de lazer e assim turismo, sendo que eles estão interligados.
Podemos também observar que tudo que se é feito fora do âmbito do trabalho nas horas por dizer vaga, pode ser considerado um tipo de lazer. E também que tudo isso se resulta em qualidade de vida para todo tipo de indivíduo.
5. CONCLUSÃO
Por conclusão podemos afirmar e pontuar então a grande importância da qualidade de vida nos dias de hoje. Como todo esse conceito vem crescendo na sociedade moderna, e também a sua importância e relevância. Como o seu benefício é importante para todos nós.
Vimos também que dentro dos tipos de turismo também é possível observar que todo tem um lugar onde podem se enquadrar, se beneficiar e gerar algum tipo de benefício para si mesmo, entrando então assim na qualidade de vida. 
REFERÊNCIAS
INFOESCOLA – SANTANA, Ana Lucia. https://www.infoescola.com/sociologia/lazer/
LENZ, Talita Cristina Zechner. Turismo e Lazer. Indaial: Uniasselvi, 2012
1 Debora Camila da Cunha
2 Diego Zatelli 
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Planejamento Turístico GTU101 (FLX 1576) (– Prática do Módulo III – 24/06/2020.

Mais conteúdos dessa disciplina