Buscar

resenha do livro chapeuzinho vermelho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Chapeuzinho Vermelho
	
 A história Chapeuzinho vermelho foi contada há séculos, surgiu na Idade Média, a partir da tradição oral dos camponeses europeus. Os Irmãos Grimm recontaram esse livro de literatura do verdadeiro autor Chamado Charles Perralt trazendo uma nova versão a ele, no ano de 1812 eles o modificou. 
 De acordo com Luana Rios (2008) a resenha é um gênero textual caracterizada por transmitir a opinião de uma pessoa sobre determinado conteúdo. A resenha ideal é composta não apenas pela crítica direta, mas também por momentos de descrição, e esses dois elementos devem estar em perfeito equilíbrio em seu texto.
 A história Chapeuzinho vermelho contada pelos Irmãos Grimm com um final feliz, tornou-se para os leitores uma das melhores ate porque a que Charles Perralt proporcionou não era uma história apropriada para ser contada para crianças da classe infantil os pais se negavam a contar uma historia sem final feliz para a criança então com essa versão ela ficou mais prazerosa e agradável.
 O livro Chapeuzinho Vermelho dos Irmãos Grimm contém uma capa flexível ou seja uma capa dura, contêm 24 páginas é um livro onde o narrador é onisciente sabe de todas as coisas ate mesmo os pensamentos dos personagens. Esse livro é composto pelos tais personagens Chapeuzinho vermelho, Lobo Mal e o Caçador.
 Charles Perralt conta a história de uma menina, que tinha esse porque, sempre usava uma capa e chapéu vermelhos. Sua mãe em uma manhã pede que ela leve uma cesta de doces a sua avó, mas a avisa sobre os riscos da floresta. Ela então adentra a floresta encontrando um lobo. Os dois conversam e Chapeuzinho fala que precisa ir a casa de sua avó. O lobo, que era muito esperto, resolveu chegar a casa da vovó primeiro. Fingiu ser a netinha, entrou no quarto e engoliu a vovó. Chapeuzinho chegou em seguida e entrou, mas logo desconfiou que aquela, não era sua avó. O lobo saltou sobre Chapeuzinho e a devorou, então o lobo deita e entra em um sono profundo a historia fica sem um final feliz. E é ai que os irmãos Grimm modificam o final, introduzindo o caçador que houve o ronco do lobo, ele entra na casa da vovó silenciosamente e vê a barriga dele se mexendo ele pega a faca abre a barriga do lobo e tira a menina e sua avó, colocando pedras no lugar então quando lobo acorda ele tenta fugir mas cai sem conseguir se levantar.
 Na teoria de Coelho (2000), a importância da literatura infantil está em sua arte de encantar, de desenvolver a sensibilidade, a imaginação, e os sonhos da criança, a literatura infantil pode levar a criança muito além do mundo imaginário, e levar a compreensão do mundo real. O aluno que trabalha seu imaginário e o exercita constantemente pode ter mais facilidade em produzir textos, desenvolver suas habilidades cognitivas e raciocínio lógico. A literatura infantil leva para um caminho de destaque, por meio de um mundo fantástico a criança pode buscar os significados das coisas.
 Jacob Ludwig Carl Grimm nascido em 4 de Janeiro de 1785, era 13 meses mais velho que seu irmão Wilhelm Carl Grimm   que nasceu em 24 de fevereiro  de 1786 eles  foram dois irmãos, ambos acadêmicos linguísticos, poetas e escritores que nasceram no então contado Hesse Darmstadt, atual Alemanha. Os dois dedicaram-se ao registro de várias fábulas infantis como por exemplo, Rapunzel, Ganso de ouro, Cinderela Entre outros, ganhando assim grande notoriedade, essa que, gradativamente, tomou proporções globais, eles morreram entre as décadas de 1850 e 1860. 
Essa resenha foi feita pela aluna Ana Paula Delazari Silva Borges, aluna do 3º período do curso de pedagogia do UNIFAGOC.
Referências Bibliográficas:
· COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: ed. Moderna, 2000.
· Grimm, Irmãos (2002). Contos de Fadas 4 ed. São Paulo: Editora Iluminuras Ltda. ISBN 85-7321-106-7 d e junho de 1833) e George Edward (Georg Eduard; 26 de julho de 1794 – 19 de abril de 1795).
· Rios, Luana/https://comunidade.rockcontent.com/o-que-e-resenha/

Continue navegando