Buscar

prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Anatomia e Fisiologia Humanas (PSI23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512374) ( peso.:4,00)
	Prova:
	19288212
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Maria estava brincando no pátio quando sentiu algo pontiagudo espetar seu pé. Rapidamente retirou o pé, evitando que o prego entrasse mais fundo. Sabendo-se que os neurônios são classificados em três tipos, de acordo com sua função na condução do impulso, indique quais são esses neurônios e relacione-os com as atividades descritas anteriormente.
	Resposta Esperada:
Os neurônios são classificados em:
*Neurônios sensitivos, aferentes ou receptores: são os que captam a informação do meio externo e conduzem o impulso ao Sistema Nervoso Central (SNC). Portanto, é esse tipo de neurônio o responsável pela sensação que Maria teve de ter um objeto pontiagudo ferindo seu pé.
*Neurônios motores, eferentes ou efetuadores: são os que conduzem o impulso do SNC aos músculos e glândulas, trazendo a resposta gerada no SNC. O movimento de contração que permitiu a Maria que retirasse o pé do prego se deu graças à ação desse tipo de neurônio, ou seja, a resposta desencadeada por esse neurônio foi a contração muscular.
*Neurônios associativos ou interneurônios: são os que fazem a ligação entre os neurônios sensitivos e motores. No exemplo dado, esse neurônio foi a interface responsável por ligar os dois tipos celulares (sensitivos e motores).
	2.
	O músculo estriado esquelético apresenta células longas e finas, com vários núcleos localizados perifericamente. Podemos encontrá-lo  associado ao esqueleto. É graças a ele que conseguimos executar atividades simples e complexas do dia a dia. Explique as funções desse  músculo e como ele fica aderido aos ossos.
	Resposta Esperada:
A principal função deste músculo é produzir movimento, estabilizar a postura corporal e produzir calor a partir da contração muscular. O músculo estriado esquelético se prende através do tendão, uma estrutura fibrosa forte, que conecta o músculo ao osso.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais