Buscar

PROVA DISSERTATIVA QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nascimento (1829915)
	
	Disciplina:
	Questão Social e Serviço Social (SES50)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:515076) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18413206
	Nota da Prova:
	7,75
	
	
Top of Form
	1.
	A ideologia religiosa destaca as ações das pessoas direcionadas a Deus, sobre as mais variadas formas de participação social, baseando-se na doutrina com fundamento totalmente religioso, sendo esta determinação a base do Universo, em prol da salvação. Uma ideologia fala a um grupo, uma nação ou uma classe. Disserte sobre as formas usadas pela ética cristã para regular o comportamento humano.
	Resposta Esperada:
A ética Cristã procura regular o comportamento humano de forma suprema e sobrenatural, estipulando o mandamento e a diretriz das normas que o ser humano precisa seguir. É também normativa porque tem como parâmetro as normas estabelecidas por Deus,ou seja, só alcança a realização o homem que se eleva para Deus. O comportamento era exigido através da obediência de seus mandamentos, tendo como valores a fé, a esperança e a caridade, a fim de obter a salvação.
	2.
	A assistência social passa a ser identificada após a década de 90, como uma política pública de defesa e de garantia dos direitos sociais. Assim, verifica-se que essa questão vem tornando-se mais visível à medida em que a legislação vem se adaptando à nova realidade sócio-histórica da profissão. As origens dos serviços e ações praticadas ao longo da história especificaram um determinado caráter da profissão durante muitos anos. Nesse sentido, descreva esse processo, identificando a questão social em suas origens.
	Resposta Esperada:
Antes do desenvolvimento do capitalismo, foram desenvolvidas diversas práticas de ?ajuda? ao próximo, aos ?necessitados?, aos ?pobres?, ?desvalidos?, ?indigentes?, como eram conceituados os que estavam à margem da sociedade.
Durante longo período da história, especificamente durante a Idade Média, a assistência ficou relegada ao campo da filantropia e da caridade, assim as iniciativas de apoio e amparo aos pobres eram realizadas de forma caridosa e piedosa pela igreja, por paróquias, pelos grupos religiosos ancorados nos postulados da fé cristã.
Ações populistas de bem-estar social eram efetivadas para atrair o carisma das massas, o apoio popular em favor de votos ou apoio em prol do desenvolvimentismo.
Ações assistencialistas ou clientelistas são caracterizadas como doações, caridade ou ajuda. Também configura assistencialismo a troca de favores, é uma forma de oferta de um serviço por meio de uma doação, favor, boa vontade ou interesse de alguém e não como um direito.
Na história da profissão, observa-se que, inicialmente, o profissional era um agente da filantropia cristã; posteriormente, atuou como um apaziguador das mazelas sociais.
Bottom of Form

Continue navegando