Buscar

estudo de caso

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II
PROFESSOR: RICARDO MEDEIROS.
ESTUDO DE CASO-IATES LITORAL
DISCENTES:
Antonio Duarte Filho 
Bruna Karolina Oliveira
Celansia Gomes Barbosa Da Silva 
Raiana De Freitas Paludo	
Professor: Ricardo Medeiros						
	 
Natal, 29 de junho de 2020
1. Que vantagens os fundos de investimento oferecem comparados às ações da empresa? 
Comparados às ações da empresa, o investimento em fundos são mais simples sem precisar comprar ou vender ações diretamente da bolsa de valores, precisando apenas de uma conta em banco, tem mais vantagens tributárias com a possibilidade de acessar uma variedade de ações por um custo menor junto a uma equipe especializada e possui maior diversidade por possibilitar o investidor até maior número de ações que se fossem comprados individualmente na bolsa teria preço maior e também tem uma alta gestão profissional, ao qual analisam quais os melhores ações para se comprar ou vender a fim de atingir o objetivo da rentabilidade do fundo.
2. Suponha que você decida que deve investir pelo menos parte do seu dinheiro em ações de alta capitalização de empresas nacionais. Quais são as vantagens e as desvantagens de escolher o Fundo Bledsoe de ações de grandes empresas em comparação ao Fundo Bledsoe do índice S&P 500? 
A vantagem de escolher o fundo Bledsoe de ações de grandes empresas em relação ao Bledsoe do índice S&P 500 é por ter média de desenvolvimento acima do mercado e lucratividade maior e a desvantagem é ter a taxa de administração alta(1,5%) enquanto o Bledsoe índice S&P 500 tem taxa mais baixa, além de baixo risco(vantagem), porém como desvantagem tem o retorno baixo e limitado ao S&P.
3. Os retornos do Fundo Bledsoe de pequenas empresas são os mais voláteis de todos os oferecidos no PGBL. Por que você desejaria investir nesse fundo? Quando você examinar as despesas dos fundos, notará que ele também tem as taxas de administração mais altas. Isso afeta a sua decisão de investir nele?
Dentre os motivos para desejar investir num fundo de empresa com baixa capitalização é por ter um baixo valor e ter um alto potencial de ganho crescimento e de valorização superior ao das companhias tradicionais, além de ser comum que atuem em segmentos ainda não tão saturados de concorrentes, ou em áreas que ainda estão se consolidando que podem ser promissores, mas existem riscos.Se tiver taxas de administração mais altas, não afetaria a decisão de investir, pois tem como afirmar algo baseada apenas no fato de ter taxas de administração mais altas, Uma alíquota aparentemente alta ou baixa não pode nos dizer se o investimento é bom ou ruim. Para fazer saber disso, é necessário levar em conta as outras taxas e cobranças e, principalmente, o rendimento. E a alta taxa de administração certamente afetaria em nossa escolha, pois é a maior taxa de administração de todos os fundos apresentados e a taxa iria interferir no nosso retorno de forma proporcional.
4. Uma medida do desempenho ajustada ao risco que é frequentemente usada é o índice de Sharpe. O índice de Sharpe é calculado como o prêmio pelo risco de um ativo dividido pelo seu desvio padrão. O desvio padrão e os retornos dos fundos nos últimos dez anos estão listados aqui. Calcule o índice de Sharpe de cada um desses fundos. Suponha que o retorno esperado e o desvio padrão das ações da empresa serão de 16% e 65%, respectivamente.
 Calcule o índice de Sharpe das ações da empresa. Quão apropriado é o índice de Sharpe para esses ativos? Quando você o utilizaria? Presuma uma taxa sem risco de 3,2%.
	CARTEIRA
	Retorno anual de 10 anos (%)
	Desvio Padrão (%)
	PR
	IS
	
	
	
	
	
	Fundo Bledsoe do Índice S&P 500
	9,18
	20,43
	5,98
	0,292707
	
	
	
	
	
	Fundo Bledsoe de baixa capitalização
	14,12
	25,13
	10,92
	0,43454
	
	
	
	
	
	Fundo Bledsoe de ações de grandes empresas
	8,58
	23,82
	5,38
	0,225861
	
	
	
	
	
	Fundo Bledsoe de títulos de dívidas
	6,45
	9,85
	3,25
	0,329949
	
	
	
	
	
	Ações da empresa
	16
	65
	12,8
	0,196923
	
	
	
	
	
Taxa livre de risco de: 3,2%
	Por tanto, o índice de Sharpe tem a finalidade de responder qual é o investimento que oferece o maior retorno possível para o menor risco possível. Assim, o investidor tem uma melhor visão das opções de investimento, não ficando preso à apenas observar a rentabilidade dos ativos. Em casos como esse o índice é totalmente aplicável, mas vale lembar que o índice mostra apenas qual a melhor relação entre retorno e risco, a escolha do investimento vai depender muito do investidor.
5. Qual carteira você escolheria para a alocação de seus recursos? Por quê? Explique detalhadamente o seu raciocínio.
Se quisesse o maior retorno entre as carteiras, as ações da empresa seriam a melhor opção, apresentando um retorno de 16%. Mas, se fosse optar por um menor risco, escolheria o fundo Bledsoe de títulos de dívida, com um risco de 9,85%. No exemplo em questão, como investidor, o grupo optaria pelo Fundo Bledsoe de baixa capitalização, baseado o índice de Sharpe, pois este fundo apresenta a melhor relação entre retorno e risco, logo esta carteira pagará o maior retorno proporcional ao risco assumido.

Continue navegando