Buscar

APX2 Movimentos instituintes e educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
Santa Maria Madalena
) (
132160802599
) (
Marina Maia da Silva
)
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH Licenciatura em Pedagogia EAD – semipresencial Disciplina: Movimentos Instituintes e Educação
Coordenação: Profa. Dra. Iduina Edite Mon’ Alverne Braun Chaves AP2 – 2020.1
SEGUNDA AVALIAÇÃO – 2020.1
Leia atentamente as Instruções abaixo:
· Esta avaliação é individual e vale 10 pontos que serão a nota da APX2.
· Você vai encontrar 2 questões nesta prova. Todas devem ser respondidas em um arquivo no formato PDF (preferencialmente); Word; Writer do BR/Libre Office;
· Leia atentamente as questões antes de respondê-las;
· A resposta deve ser de autoria do estudante, no caso de utilização de citações é preciso indicar a fonte do texto de acordo com as normas da ABNT;
· Revise sua resposta e verifique se as ideias estão claras. Boa prova!!!
1ª questão (5,0): “O narrador não está de fato presente entre nós, em sua atualidade viva. Ele é algo distante, e que se distancia ainda mais(...). É a experiência de que a arte de narrar está em vias de extinção. São cada vez mais raras as pessoas que sabem narrar devidamente. Quando se pede a um grupo que alguém narre alguma coisa, o Embaraço se generaliza. É como se estivéssemos privados de uma faculdade que nos parecia segura e inalienável: a faculdade de intercambiar experiências” (Walter Benjamin)
Discuta a citação.
A citação acima tem a função de causar a reflexão sobre a fala, a contação e a intertextualidade dos indivíduos, vista que está se perdendo diante de uma sociedade que encontra facilidade no julgamento das atitudes alheias, o que torna a contagem algo mais vergonhoso.
Essa citação deixa clara a insatisfação do autor com o fato ocorrido, já que a narração é algo essencialmente intrinseco para a evolução da humanidade quanto ao contexto educacional, cultural e histórico.
A fala, o direito de falar, a expressão e o poder de entender tornam-se instrumentos de uso contínuo na vivência dos indivíduos, isso causa a dependência de uma narrativa clara e histórica, para que haja a propagação de atos que foram vividos por outrem no passado, ainda fazendo parte do presente.
2ªquestão (5,0): “O uso das narrativas autobiográficas em Educação
implica uma ruptura histórica e um posicionamento político.”
Fale sobre esta afirmação revelando a sua experiência
As narrativas autobibliográficas permitem que o indivíduo expresse sua visão e posicionamento pessoal em qualquer aspécto, podendo sim, causar uma mudança de conceito em quem lê. Ou não.
As narrativas pessoais permitem que o indivíduo expresse suas experiências e vivências com fatos, o que pode impactar, modificar ou alterar a visão de mundo do outro. Mas isso não deve ser visto como uma regra. Afinal, a contação histórica de outrem pode não interferir diretamente no mundo, na cultura ou na própria hierarquia dos indivíduos à sua volta.
No meu caso, de forma pessoal, tive uma professora que tinha um lado político altamente ativo em sua vida. Cresci a ouvindo pregar sobre o mesmo. Mas devido aos meus critérios familiares, hierárquicos e culturais, nunca tive a tendância de ceder à uma repetição de pensamento pronto, pois fui incentivada a sempre ser crítica e ativa em decisões que se baseiam no futuro do mundo.
Portanto, a citação referida não deve ser levada como uma regra.

Outros materiais